28.11.09

FIM DE SEMANA

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

starsMensagens para Orkut - Fim de Semana para Orkut

Mutirão vai atender os moradores da Califórnia, anuncia site da Prefeitura de Itabuna

Como parte do Projeto de Intervenção na Comunidade, a Escola Municipal Flávio Simões promove nesta sexta-feira (27) o Mutirão Escola de Paz, oferecendo aos moradores do bairro Califórnia e áreas adjacentes uma série de serviços em saúde, educação, estética, orientação previdenciária e emissão de documentos (Carteira de Trabalho e CPF).

A iniciativa faz parte do Programa Pátria Amada, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria da Educação, em sua sétima edição, com a participação de estudantes, professores e gestores escolares da rede municipal de ensino. As atividades do Mutirão acontecem das 8 às 17 horas, no espaço da própria Escola.

Neste período, estarão atuando profissionais do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, da agência local do INSS, do SAC, Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran), Secretaria da Saúde, Biboca Cabeleireiros, além de estudantes da Uesc e FTC, e voluntários do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) e Grupo Se Toque, com prevenção ao câncer de mama.

Na área de saúde, a comunidade contará com atendimento nas áreas de oftalmologia, odontologia preventiva, aferição de pressão arterial, vacinação e teste de glicemia, bem como coleta de sangue e educação para promoção da saúde. Estão programadas ainda oficinas de reciclagem, alimentação alternativa e serviços de corte de cabelo, escova, maquiagem e pintura de unhas.

Essa é a íntegra da reportagem no site da Prefeitura de Itabuna.

E O MUTIRÃO ACONTECEU!

Algumas fotos do evento que movimentou toda a comunidade do Flávio Simões, com a presença dos familiares dos alunos,dos próprios alunos e dos vizinhos da escola.
Os atendimentos aconteceram até as 17:00 horas, horário em que o último colaborador encerrou seus trabalhos.
O Biboca Cabeleireiros foi o mais procurado, tanto por homens como mulheres, todos em busca de se embelezar. O atendimento do Posto de Saúde da Califórnia, com vacinação para adultos, aferição de pressão e controle de glicemia para diabéticos e do Banco de Sangue, onde aconteceu doação, foram os mais procurados na área da saúde.
As mulheres, por sua vez, tiveram a "mama amiga" para ajudá-las a conhecerem sua anatomia e detectar qualquer anormalidade.
A todos os parceiros e colaboradores, que tornaram esse momento possível, o nosso carinho e agradecimento especial.

25.11.09

MUTIRÃO DA PAZ

Na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro,das 8:00 às 17:00 horas, estaremos realizando nosso Mutirão da cidadania, o Mutirão da Paz.Foi um trabalho de equipe e contaremos com:

1 BANCO SANGUE – COLETA DE SANGUE

2 POSTO SAÚDE - AFERIÇÃO PRESSÃO, VACINAÇÃO, GLICEMIA, EDUCAÇÃO

3 FISIOTERAPIA – EDUCAÇÃO/INFORMAÇÃO

4 EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA – INSS

5 RECICLAGEM - OFICINA

6 ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA - OFICINA

7 GAPA – EDUCAÇÃO/INFORMAÇÃO

8 OFTALMOLOGISTA

9 ODONTOLOGIA PREVENTIVA – FLUORAÇÃO E ESCOVAÇÃO INFANTIL

10 SAC – CARTEIRA DE TRABALHO/CPF

11 BIBOCA CABELEIREIROS – ESCOVA, MAQUIAGEM, PINTURA UNHAS

12 CURSO PROFISSIONALIZANTE - ATENDIMENTO AO PÚBLICO

13 AGENTE DE SAÚDE – DENGUE

14 FOTÓGRAFO E REVELAÇÃO FOTOS

15 CAMINHÃO DO SETRAN – EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

16 GRUPO SE TOQUE – PREVENÇÃO CÂNCER DE MAMA

Vencendo as Dificuldades

Meu maior defeito, nos tranqüilos dias da infância, consistia em desanimar com demasiada facilidade quando uma tarefa qualquer me parecia difícil. Eu podia ser tudo, menos um menino persistente.

Foi quando, numa noite, meu pai entregou-me uma tabuazinha de pequena espessura e um canivete, e me pediu que, com este, riscasse uma linha a toda largura da tábua. Obedecí a suas instruções, e, em seguida, tábua e canivete foram trancados na escrivaninha de papai.

A mesma coisa foi repetida todas as noites seguintes; ao fim de uma semana eu não agüentava mais de curiosidade.

A história continuava. Toda noite eu tinha que riscar com o canivete, uma vez, pelo sulco que se aprofundava.

Chegou afinal um dia em que não havia mais mais sulco. Meu último e leve esforço cortara a tábua em duas.

Papai olhou longamente para mim, e depois disse:

- Você nunca acreditaria que isto fosse possível, com tão pouco esforço, não é verdade? Pois o êxito ou fracasso de sua vida não depende tanto de quanta força você põe numa tentativa, mas da persistência no que faz.

Foi essa uma lição-de-coisas impossivel de esquecer, e que mesmo um garoto de dez anos podia aproveitar.

Relato de: N. Semonoff

22.11.09

Documentário: Para lá e para cá?"

Uma Reflexão Sobre as Questões de Gênero na Escola
Sugestão Para Hora de Estudos


O vídeo-documentário “Para lá e para cá?”, da jornalista Luiza Almeida Rosa,discute as questões de gênero em uma conversa com crianças, adolescentes e especialistas de várias áreas. O vídeo aborda importantes conceitos, dúvidas e opiniões, esclarecendo que as diferenças de gênero não são apenas nos aspectos que envolvem a anatomia feminina e masculina, mas estão ligadas ao comportamento esperado socialmente de cada sexo.
O documentário questiona: E se você fosse menino (a) por um dia? O que você faria? No trabalho com os conceitos relacionados ao tema, os especialistas mostram o “trânsito permanente” que existe na vivência dos dois sexos, discutindo também as relações de poder entre eles.
O espaço escolar possibilita uma importante reflexão sobre o gênero no contexto da educação, principalmente no Curso Normal. O curso é formado quase que na sua totalidade por mulheres, tanto no quadro de alunos quanto no de professores. Os poucos alunos do sexo masculino, muitas vezes, são questionados em sua orientação sexual.
De acordo com Flúvia Rosemberg (1992), a instalação do discurso amoroso no campo pedagógico pode estar ligada à ideologia que acabou por atribuir à mulher as características necessárias à profissão de educador, como a sensibilidade, compreensão e afetividade.
Acredito que o espaço escolar, principalmente os cursos de formação de professores, precisam avançar na visão dessa questão, pois, do contrário, estaremos fortalecendo a idéia de que a escola é uma extensão do lar, que a professora é a segunda mãe ou tia. A escola é o espaço ideal para reflexão sobre esses aspectos culturais fortemente enraizados em nossa sociedade.
É necessário que a escola sirva para ampliar o universo cultural de seus alunos e que nela se pratique democracia e cidadania, tomando contato, além de conhecimentos de todas as áreas, com a construção de valores. A efetiva inclusão da criança e do adolescente significa respeitar as diferenças também de gênero e de orientação sexual, dentre outras.
É fundamental que a escola e os educadores tenham conhecimento no sentido de construir dinâmicas que garantam o acesso e a permanência dos alunos, em especial, daqueles que apresentam modos de ser e viver o gênero e a sexualidade que não constituem a expectativa geral da sociedade e da própria escola. Assim, não podemos como educadores contribuir para aumentar o preconceito e conseqüentemente a exclusão. Dessa forma, a escola deve ser um lugar de acolhida, respeito, compreensão e, também, um lugar de aprendizado.
O trabalho com esse documentário é rico em reflexões e, entre as conclusões, fica a convicção do dever de acolher e respeitar as diferenças em sala de aula, e que, independente da orientação sexual de cada pessoa, o que realmente importa é que cada um seja feliz e tenha uma vida plena.

Angela Becker

Pensamento de Rubem Alves

"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."

Festival Minuteen

Festival Minuteen



Fica a dica aos professores para incentivarem seus alunos à cultura! Começou mais um Festival Minuteen para estudantes de até 14 anos colocarem em prática seu lado cineasta!
O evento vai oferecer 6 mil reais em prêmios! Se seus alunos têm um vídeo muito legal de até um minuto vale participar. Senão, confira as duas categorias e sugira que criem seu filminho já! Vale convidar amigos e fazer aquela bagunça em casa - e depois arrumar tudinho, claro!

A idéia do cineminha de apenas 60 segundos pode partir da pergunta 'POR QUE?' explicando você ou algo ainda tem a categoria TEMA LIVRE na qual o diretorzinho pode soltar sua criatividade e fazer um vídeo sobre o tema que quiser!

O que eles podem ganhar com isso?
Vão rolar 4 prêmios de R$ 1 mil para os 4 melhores vídeos do tema e 1 da Tilibra no valor de R$ 2 mil.

Além dos prêmios para os melhores vídeos, haverá troféu Minuto para as 3 escolas que tiverem mais alunos participando no concurso.



Aí vai o site pra mais informações: http://www.tilibra.com.br/minuteen/






Divulgadora: Luísa Alves.

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.