14.7.10

Definida programação de festejos para o centenário de Itabuna

A Prefeitura de Itabuna já definiu a programação oficial do centenário da cidade. Na agenda, inaugurações de obras como a reurbanização da Avenida Cinqüentenário, pavimentação da avenida Pedro Jorge e ampliação da ponte 8 de Dezembro, na rua Felícia de Novaes, bairro de Fátima. Também estão previstos eventos culturais e até um desfile monumental programado para 28 de julho, data do aniversário do município.


A programação começa às 8 horas do dia 16, com reabertura do Centro de Prevenção Oncológica (Cepron), na Avenida Inácio Tosta Filho. Às 20 horas, na sede da Usemi, será realizada a Festa da Miss Centenário e no período de 16 a 18 de julho, serão realizadas na Avenida Aziz Maron, apresentações do Circo Vox, sempre a partir das 20 horas.

Para o dia 17 de julho, às 19 horas, no bairro São Caetano, a programação inclui apresentação de artistas evangélicos. Dia 19, às 18 horas, será a vez da inauguração da ponte 8 de Dezembro, na rua Felícia Novais, que teve a pista duplicada e ganha um moderno sistema de iluminação. Já no dia 20, às 09 horas, no loteamento Monte Cristo, será realizada a inauguração do Espaço Educativo Padre Paulo Tonucci.

História da maçonaria

No dia 21 a programação continua às 19 horas, no auditório da Loja Maçônica Areópago Itabunense, com palestra sobre “História da Maçonaria em Itabuna”, proferida pelo historiador Adelindo Kfoury.

Na mesma data, às 20 horas, serão exibidos no auditório do Centro Cultural Adonias Filho, os documentários: “Itabuna: 100 anos” e “Do Cinqüenta ao Centenário” e no salão de festas da AABB, será realizado um jantar de confraternização das “Empresas do Centenário”.

As atividades prosseguem dia 22, às 08 horas, na sede do Itabuna Esporte Clube, com a abertura do evento Terreirada, coordenado pela Associação de Cultura Afro de Itabuna (Acai). Às 19 horas, no auditório do Rotary Sul, será realizada a palestra “Itabuna, Nossa Terra Centenária”.

No período de 22 a 27 de julho, sempre às 19 horas, no auditório do Centro de Cultura Adonias Filho, será realizado o Festival Multiarte Firmino Rocha, promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidania, reunindo artistas da região com apresentações de música, teatro e dança.

Dia 23, às 08 horas, na Vila Olímpica, será inaugurada a sede da Guarda Municipal, que está sendo reequipada e reestruturada. Às 18 horas, na praça Rio Cachoeira, será realizado o encerramento da I Terreirada, promovida pela Acai. No período de 23 de julho a 02 agosto, entre as 9 e 17 horas, nas praças Adami, Camacan, Olinto Leoni e José Bastos será realizada, A Praça na Praça, com uma série de atividades coordenadas pela Universidade Estadual de Santa Cruz.

Obras

No elenco de obras será inaugurada dia 24, às 8 horas, a creche do bairro Jorge Amado, com capacidade para 250 crianças. Às 15 horas serão inauguradas obras de urbanização da praça, pavimentação de rua e esgotamento sanitário convencional, no bairro Maria Pinheiro, e às 20 horas, no salão de festas da AABB, serão realizados os festejos dos 82 anos da Polícia Rodoviária Federal. No período de 24 e 25 de julho, das 10 às 17 horas, será realizada no Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho uma competição de aeromodelismo, a Revoada do Centenário.

Na área esportiva, dia 25 de julho, será realizada a Corrida Rústica do Centenário , com saída e chegada na avenida Manoel Chaves, a partir das 8 horas. Às 10 horas, no bairro Fernando Gomes serão inauguradas obras de urbanização, infaestrutura e entrega de casas populares.

Dia 26, às 17 horas, será inaugurado um monumento dedicado ao poeta José Bastos, que deu o seu nome a uma praça na área central da cidade, com uma exibição dos músicos infantis do PETI. Na mesma data, no auditório da FTC, será realizada uma sessão solene da Câmara Municipal, com entrega de títulos de cidadania itabunense e uma palestra sobre a História do Legislativo.

Selo

Um dos marcos da programação do centenário será o lançamento dia 27, do Selo Comemorativo do Centenário de Itabuna pelos Correios, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Capitão Azevedo.

Às 18 horas, no Bunker Eventos, na avenida José Soares Pinheiro, um coquetel da Philips marcando a inauguração de leds da iluminação da avenida Cinqüentenário e às 20 horas, na avenida Princesa Isabel, será realizado o show do Centenário com a participação da banda Vera Cruz, de Fábio Júnior, do Chiclete com Banana e Lordão.

Uma alvorada com show pirotécnico em 40 bairros, marca às 5 horas da manhã a abertura dos festejos do 28 de julho, data do centenário de Itabuna. Às 6 horas todas as igrejas católicas vão realizar uma alvorada de sinos e às 8 horas na Catedral de São José, após a solenidade de hasteamento bandeiras e execução de hinos, será realizada uma missa solene do Centenário, celebrada pelo bispo dom Ceslau Stanula.

Monumento

Às 10 horas, haverá inauguração do monumento “Saga Grapiúna”, com figuras em tamanho natural, numa homenagem aos pioneiros de Itabuna, os sergipanos, sírio-libaneses, negros e índios, na avenida Aziz Maron.

Às 11 horas e 30 minutos, está programada uma visita do prefeito Capitão Azevedo e comitiva às obras da Escola Sest/Senai, na Avenida José Soares Pinheiro.

Ainda no dia 28, a partir das 14 horas, será realizado o desfile Histórico do Centenário, na avenida Aziz Maron e às 17 horas e 30 minutos, haverá a inauguração das obras de reurbanização da Avenida do Cinqüentenário, que ganha um moderno sistema de iluminação e um novo piso.

Às 20 horas está programada a apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com execução do Hino de Itabuna, na praça Rio Cachoeira e às 21 horas, na avenida Princesa Isabel, ocorrerá a apresentação de um evento Gospel, com atrações conhecidas nacionalmente.

A programação será encerrada no período de 30 de julho a 1º de agosto, às 10 horas, na praça Rio Cachoeira com o Motocentenário, um encontro nacional de motociclistas, que vai reunir representantes de todo o país numa grande festa de confraternização.

site da PMI

Ficc patrocina documentário que conta a História de Itabuna

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), vai apresentar o documentário “Itabuna 100 Anos, A História Contada”, de Raquel Rocha. A solenidade está programada para o próximo dia 21, às 20 horas, no Centro de Cultura Adonias Filho, e faz parte da programação oficial do centenário da cidade. A entrada é franca.


O presidente da Ficc, Cyro de Mattos, disse que o documentário conta a história da cidade por meio de pessoas das mais diversas camadas sociais, que vivenciaram o processo de desenvolvimento de Itabuna desde as origens aos dias atuais.

“É um trabalho de excelente qualidade, com um conteúdo rico sob vários aspectos com depoimentos das pessoas que nele participam e que por isso mesmo toca o coração de quem assiste, principalmente se for itabunense.”

Com a direção da cineasta Raquel Rocha, que é graduada em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz, o documentário “Itabuna 100 Anos, A História Contada” tem a duração de 40 minutos e nele participam com depoimentos valiosos, entre outros, o músico Sabará, a professora Elza Cordier, o pecuarista Weldon Setenta, o projetor de filmes José Nunes, o historiador João Cordeiro, além da atriz e compositora popular Valderez.

Educação premia vencedores do Pátria Amada e do Hino de Itabuna

Apresentações de música, teatro e dança marcaram no auditório do Ciso, na tarde da última terça-feira, (13), a premiação dos alunos e professores vencedores da oitava edição do programa Pátria Amada, bem como o vencedor do concurso do hino de Itabuna, Antônio Correia de Oliveira, que recebeu um prêmio de R$ 5 mil.


O prefeito Capitão Azevedo, foi representado na solenidade pelo vice, Antônio Vieira, que destacou a importância do programa para a valorização da cultura e da cidadania. O Pátria Amada tem o apoio da Prefeitura de Itabuna em parceria com a Trifil, FTC e o MM Stúdios.

O secretário da Educação, Gustavo Lisboa, destacou que o programa, em sua versão de 2010, teve como tema a história de Itabuna e mobilizou 28 mil alunos e professores da rede municipal de ensino, inclusive os que participam do Brasil Alfabetizado através do BB Educar – Eu Cidadão, Proeja e Projovem.

O Pátria Amada é resultado de um trabalho de seis meses com alunos da rede municipal sobre o tema Itabuna Amada – 100 anos de história. Os participantes produziram poemas, textos, fotos e integraram um projeto de interação que incluiu a feitura de um bolo e de uma festa de aniversário.

Os alunos das escolas Zacarias Dantas, do Campo e Antônio Menezes realizaram a exibição de uma peça sobre a história de Itabuna e fizeram uma apresentação de dança, com alunos da educação infantil.


Uma das premiadas, Maria das Graças Barreto Souza, diretora da escola do CSU, elogiou o programa como um trabalho de resgate de valores e da própria história grapiúna, “sendo por isso mesmo essencial à participação de todos”, finalizou.

do site da PMI

Programa Mais Educação

Acontece nessa semana, encontros de discussão e formação com professores, coordenadores e gestores do programa Mais Educação.

Abaixo, a agenda de encontros:

14/07/2010 (Quarta-Feira)

Reunião entre os gestores das escolas participantes do ‘Mais Educação’ e coordenadores do projeto.
Local: Casa do Educador (Manhã e Tarde).

15/07/2010 (Quinta-Feira)
Planejamento com os monitores.
Local: CAIC Jorge Amado (Manhã).

16/07/2010 (Sexta-Feira)
Formação com os monitores.
Local: UNIME Itabuna (Tarde).

Congresso de Educação do Sul da Bahia aconteceu em Ilhéus

Nos dias 9 e 10 (sexta-feira e sábado) deste mês Ilhéus sediou o Congresso de Educação do Sul da Bahia. O evento teve como público-alvo pais, professores e estudantes e foi considerado um dos mais importantes do interior da Bahia. Na programação, diversas atividades sobre prática educativa, além da reflexão, especialmente nas questões inerentes à parceria entre os pais e a escola. Entre os palestrantes, o destaque ficou por conta da participação do escritor Dr. Augusto Cury, um dos autores mais lidos na atualidade.

O congresso aconteceu no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e foi realizado pela empresa Ana Nery Empreendimentos Culturais. O evento contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo e da secretaria da Educação de Ilhéus. O primeiro dia foi dedicado a realização de mini-cursos, enquanto que as palestras se concentraram no sábado. Pela parte da manhã de sexta-feira aconteceu o credenciamento dos participantes no local do evento e as primeiras atividades do evento.

O primeiro mini-curso começou a ser ministrado entre às 8h30min e 10h20min, e assim como os demais, aconteceu no auditório Nacib. O foco foi “Música na alfabetização: alegria de canto a canto na sala de aula”, com os pedagogos Patrícia Lira e Mário César. “Dinâmicas e jogos em sala de aula: um desafio à criatividade” foi o tema do mini-curso ministrado pela pedagoga e especialista em Gestão Educacional e Recursos Humanos, Edigleide Rabelo.

O terceiro mini-curso do dia tratou de “Distúrbios da atenção e memorização na infância e adolescência: (TDAH) como lidar com essas questões?”, com a psicopedagoga Sônia Monção e foi  realizado das 12h30h às 14h20min.
Na sequência, o mini-curso Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender com Carla Alencar;
Autoestima e relações humanas no trabalho: sentindo prazer em viver e trabalhar, ministrado pela psicóloga Elzenita Falcão e encerrando o primeiro dia, o mini-curso Avaliação e planejamento escolar: uma articulação necessária  com a psicopedagoga Maéve Melo.
Os trabalhos do sábado, 10/07, iniciaram às 7:30 horas com a conferência Cartas ao professor: um espetáculo para motivar e emocionar com Silvionê Chaves, Professor de Artes, Filósofo e Ator.
A segunda conferência foi Limites, afetividade e adolescência: como conciliar? ministrada por Edileide Castro,  graduada em Pedagogia, formada em Psicanálise Clínica; Especialista em Docência Superior. Atua em Atendimento Clínico; Escritora; Consultora.
Seguiram Educação, valores e família na sociedade pós-moderna com Hamilton Werneck, Pedagogo, pós-graduado em educação e Criatividade e originalidade: valorizando a família que motiva e a escola que inova

com fala de Max Haetinger, Mestre em Educação a Distância.

No turno vespertino aconteceu a última parte do congresso, com apresentação das palestras, iniciando às 14:00 horas com Edileide Castro explanando sobre Como incentivar a parceria família e escola?
Continuando, tivemos Controlar a indisciplina com inteligência: um desafio a pais e professores, com Hamilton Werneck.
Às 18:00 horas teve início Pais brilhantes, professores fascinantes com Augusto Cury, Médico e Escritor. Encerrando os trabalhos desenvolvidos no Congresso, Max Haetinger retornou com A Escola que encanta e transforma vidas.
Um final de semana de encantamento e aprendizagem. Valeu cada momento e cada palavra.


 

Oficina sobre Blogs

 Sexta-feira, dia 08/07/2010,  aconteceu uma oficina promovida pelo NTM – Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação e Cultura do município de Itabuna sobre como criar blog.


A iniciativa, promovida pelo Coordenador Geral do NTM Itabuna, professor Edson Schaun, visou a troca de saberes e experiências entre educadores interessados em compartilhar conhecimentos a respeitos de blogs educativos.

Durante o encontro, o professor Edson Schaun fez uma breve análise de diversas experiências midiáticas de escolas da rede municipal, tais como os blogs da Escola Iolanda Pires, da Escola Flávio Simões, da Escola Ubaldo Dantas e do CAIC Jorge Amado.

Fomos convidados a colaborar com a oficina, mas em virtude de nossa participação no Congresso de Educação, não pudemos participar.

No caso do Blog do CAIC, o blogueiro oficial da escola Eric Thadeu Nascimento Souza falou de sua satisfação em ter sido um dos pioneiros em Itabuna nessa experiência.
O  NTM realizará, em Outubro, o seu Seminário de Novas Tecnologias da Educação. Dentro do seminário, serão premiadas todas as experiências educacionais positivas que envolvem as tecnologias educacionais. Por isso, quanto mais informações forem compartilhadas entre os profissionais da educação, mais construtivistas serão as experiências a serem analisadas pelo seminário.

Parte do texto  do CAIC

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.