9.9.10

Festa da Independência leva milhares à Avenida

Bonita manhã de sol, calçadas literalmente ocupadas por milhares de itabunenses e visitantes, bandeirinhas tremulando nas mãos dos espectadores, aroma de cacau espalhado pela avenida e quase 10 mil protagonistas deram tom, cor e brilho à festa do Dia da Independência em Itabuna. Coordenada pela Secretaria Municipal da Educação (SEC), a festa do 7 de Setembro foi considerada pela comissão organizadora como uma expressiva manifestação de patriotismo e cidadania.


Desfile

Presidindo a solenidade cívica, o prefeito Capitão Azevedo, após passar em revista à tropa concentrada na Avenida Fernando Cordier, ao lado do secretário da Educação, Gustavo Lisboa, e de autoridades militares, autorizou o início do desfile. Este ano, o tema central da Festa da Independência focou um dos trechos do hino oficial do município: “Itabuna: esse aroma de cacau no coração”.

Quando o primeiro grupamento, formado por mais de mil integrantes do Tiro de Guerra 06.007, do Colégio da Polícia Militar, do 15º Batalhão da Polícia Militar, Grupamento de Bombeiros, Policia Rodoviária Federal e Estadual e Cavalaria do 15º BPM, entrou na Avenida do Cinquentenário, arrancou incansáveis aplausos do público. Também fizeram parte do grupo Escoteiros, Desbravadores e Cavalheiros da Esperança do Brasil.

A empolgação do público também foi manifestada durante a passagem dos grupos 2 e 3 formados pela Escola Adventista, Escola Geórgia e por sete escolas da rede pública municipal, além da Trupe da Biblioteca Itinerante, de pelotões do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e da Fundação Marimbeta que emocionaram os espectadores.

Um outro momento marcante do desfile foi quando a Trupe da Biblioteca Itinerante e um grupo de estudantes da Fundação Marimbeta espalharam pela Avenida do Cinquentenário uma fragrância inconfundível de cacau.

Os alunos do Peti também arrancaram aplausos ao desfilar com uma fanfarra do próprio programa. Já as escolas municipais enfatizaram no desfile diversos aspectos da cultura, da fauna e da flora de Itabuna, desde a época dos desbravadores até os dias atuais. O Grupo 4, formado por 9 escolas da rede estadual homenagearam a Bahia e Itabuna. O desfile foi encerrado com os integrantes do Movimento dos Bandeirantes, Capítulo da Ordem Demolay e da Ordem Internacional da Filhas de Jô.

Ao avaliar o desfile, o prefeito Capitão Azevedo parabenizou as instituições participantes e disse que o Dia da Independência em Itabuna foi uma manifestação de cidadania, tanto por parte das entidades quanto pelo povo que compareceu maciçamente à Avenida. “A população itabunense está de parabéns por fazer desse momento uma festa de valorização do patriotismo”, destacou o prefeito.

Para o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, as escolas e as instituições militares souberam transformar a Festa da Independência numa oportunidade de enfatizar os fatos que marcaram a história de Itabuna, que está entre as 142 cidades mais importantes do País. Segundo o secretário, foram quase 10 mil participantes em três horas de desfile. “Foi um verdadeiro show de cidadania e conhecimento sobre a nossa história”, finalizou Lisboa.

site PMI

5.9.10

A seca e o inverno


Na seca inclemente no nosso Nordeste


O sol é mais quente e o céu, mais azul

E o povo se achando sem chão e sem veste

Viaja à procura das terras do Sul



Porém quando chove tudo é riso e festa

O campo e a floresta prometem fartura

Escutam-se as notas alegres e graves

Dos cantos das aves louvando a natura



Alegre esvoaça e gargalha o jacu

Apita a nambu e geme a juriti

E a brisa farfalha por entre os verdores

Beijando os primores do meu Cariri



De noite notamos as graças eternas

Nas lindas lanternas de mil vaga-lumes

Na copa da mata os ramos embalam

E as flores exalam suaves perfumes



Se o dia desponta vem nova alegria

A gente aprecia o mais lindo compasso

Além do balido das lindas ovelhas

Enxames de abelhas zumbindo no espaço



E o forte caboclo da sua palhoça

No rumo da roça de marcha apressada

Vai cheio de vida sorrindo e contente

Lançar a semente na terra molhada



Das mãos deste bravo caboclo roceiro

Fiel prazenteiro modesto e feliz

É que o ouro branco sai para o processo

Fazer o progresso do nosso país


Cordel de Patativa do Assaré

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.