11.11.10

Programa IRIS

IRIS – Gerenciamento de Senha


A partir do dia 16 de novembro algumas alterações de senhas serão executadas dentro do sistema IRIS, estas alterações não afetará o acesso do professor ao seu diário.

Caso seu perfil não permita acesso a algumas telas de gerenciamento entre em contato com o Ivan do DPPIG pelo telefone 3214-6349.

Saúde para o professor

Projeto da SEC proporcionará mais saúde para o professor




Promover a saúde dos professores em formação continuada é o foco do Projeto Salutar que a Secretaria da Educação (SEC), através da Assessoria Técnica-Pedagógica de Desporto e Lazer Escolar, está implementando na rede municipal de ensino de Itabuna. Para discutir os objetivos, a operacionalização e outros detalhes do Projeto o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, reuniu na última terça-feira (9) profissionais de Educação Física que atuam no segmento de academias de ginástica.


Ao lado de técnicos e assessores da SEC, Gustavo explicou que a iniciativa trata-se de uma formação continuada voltada à saúde docente por meio da prática e acompanhamento de exercícios em academias de ginástica do município, incluindo ginástica laboral, palestras com profissionais de saúde, a exemplo do educador físico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista e médico, visando à redução e, principalmente, a prevenção de patologias ligadas à profissão.

“No cotidiano, o professor é submetido a pressões profissionais e pessoais que favorecem o acúmulo do estresse. Isto leva à redução da imunidade do organismo e, por consequência, o surgimento de doenças, impossibilitando o docente de exercer suas funções profissionais. Por orientação médica, ele se ausenta da sala de aula, prejudicando o andamento das atividades letivas da escola”.

“Porém, o mais grave nessa situação é quando o afastamento é decorrente de transtornos mentais e comportamentais que culminam em quadros depressivos que, por sua vez, podem resultar em aposentadoria por invalidez”, frisou Lisboa. O secretário da Educação ressaltou que, por meio do Projeto Salutar, a SEC espera sensibilizar e incentivar o professor para a prática de atividade física em academias de ginástica, visando à melhoria da qualidade de vida, o bem-estar físico, social e emocional dos educadores.



Academias - Para implantar o Projeto, a Secretaria da Educação lançará edital de chamamento público para que as academias de ginástica credenciadas junto ao Conselho Federal de Educação Física apresentem propostas de atividades. As propostas devem levar em conta a diminuição do estresse e do sedentarismo, a integração dos professores, a prevenção e redução de problemas de saúde referentes à profissão.

Presente na reunião, o educador físico Miguel Lima, ressaltou a iniciativa da SEC como bastante salutar para a promoção da saúde de uma das categorias mais imprescindíveis no contexto social. “O professor tem um papel fundamental na formação da sociedade. Portanto, é necessário que o cuidado com a saúde deste profissional seja um ato constante”, argumentou.

Lima disse ainda que, na execução do projeto, deve ser levado em conta todo um trabalho de sensibilização, no sentido de que os professores possam criar consciências de que o cuidado com a saúde não deve ser algo pontual, mas constante. Na opinião de André Ramos de Oliveira, da Academia Fitt Center, a decisão da SEC de implementar o Projeto Salutar é algo inovador e pioneiro no contexto da educação.

“Hoje, quando se fala em promoção da saúde, a prevenção deve ser o princípio para evitar o agravo e o surgimento das doenças. Neste sentido, acredito que a Secretaria da Educação está dando um passo muito significativo para a melhoria da qualidade de vida do professor”, afirmou André. Parte dos custos para o acesso dos professores às atividades desenvolvidas nas academias será subsidiada pela SEC. A rede municipal de ensino conta com 1.548 professores que atendem a aproximadamente 23 mil alunos distribuídos no ensino fundamental e infantil.

____________________________________________________________________

direto do site da PMI
Foto: Waldir Gomes

10.11.10

Circuito Artístico


Circuito Artístico movimenta escolas municipais de Itabuna



Dança, música, ginástica rítmica, poesia, teatro, entre outras manifestações artística estão mobilizando centenas de estudantes e professores da rede municipal de ensino de Itabuna em seis unidades escolares durante o Circuito Artístico. O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação (SEC), foi iniciado na última terça-feira, dia 9, na Escola Lourival Oliveira, de Ferradas, e se estenderá até a próxima quinta-feira (18).

Nesta quarta-feira, dia 10, as atividades do Circuito agitou a quadra de esportes do Instituo Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), quando os alunos literalmente pararam para acompanhar e aplaudir os colegas e professores artistas, que deram show nas apresentações de dança, ginástica rítmica, voz e violão, flauta doce, teatro, capoeira e poesia. Além da Escola Lourival Oliveira e Imeam, participam do projeto as escolas Brasília Baraúna, Ciso, Flávio Simões e Caic.

“Está tudo muito bonito. Poder participar de um momento como esse é interessante porque temos a oportunidade de conhecer o talento de nossos colegas e saber o quanto a arte, a música e a dança são importantes na escola”, observou a estudante Alcione Santos. Através do Circuito Artístico, adolescentes, jovens, professores e funcionários das escolas que atuam no Ciclo da Adolescência (CAD) e no Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) diurno estão tendo a oportunidade de interagir trocando experiências artístico-culturais.

“Socializando estas atividades, queremos propor a valorização das múltiplas inteligências de educadores e educandos, bem como a integração dos alunos e profissionais dos diferentes segmentos, possibilitando a melhoria das relações interpessoais e intrapessoais”, argumenta a professora Lilian Lima, assessora técnico-pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.


Para a professora de artes do Imeam, Iolanda Costa, o Circuito Artístico serviu como um preâmbulo da mostra cultural que a escola está preparando como encerramento das 13 oficinas oferecidas aos alunos, durante as atividades extracurriculares da Escola em Tempo Integral. A programação prosseguirá nesta quinta-feira, dia 11, na Escola Brasília Baraúna, no bairro São Roque, a partir das 9 horas.

_____________________________________________________________________



do site da PMI
Foto: Waldir Gomes

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.