28.7.11

Final do Soletrando

Maratona de Soletração encerrou o 10º Concurso Pátria Amada


Nervosismo, lágrimas, tensão, expectativa, torcida, vibração e alegria se misturavam na tarde da última terça-feira, dia 26, durante a Maratona de Soletração que encerrou a 10ª edição do Concurso do Programa Pátria Amada, realizado pela Secretaria da Educação de Itabuna (SEC), integrando a programação dos 101 anos da cidade. Ao final das três etapas da Maratona, Thainara Santos de Oliveira, 12 anos, do Centro de Atenção Integral à Criança Caic Jorge Amado sagrou-se campeã.

Para tanto, o auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) foi o espaço exato para receber, além dos 32 estudantes do Ciclo da Adolescência – CAD I e II, o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo; o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa; o chefe de cerimonial da Prefeitura, Ramiro Aquino; o chefe de Gabinete, Ivann Montenegro; o diretor da FTC Itabuna, Cristiano Lôbo; e dezenas de outros alunos da Rede Municipal de Ensino, professores e pais de estudantes que não escondiam a ansiedade quando cada um dos finalistas subia ao púlpito para soletrar as palavras, que eram sorteadas na hora e foram dividias em três categorias – fáceis, médias e difíceis.



Antecedendo o momento de soletração, o prefeito Azevedo saudou os estudantes e professores e ressaltou a importância da leitura para a construção do conhecimento. Lembrando da época de sua infância, quando era cobrado pela mãe para ler as cartilhas da escola, o prefeito também falou da importância desta edição do Pátria Amada, na qual a Secretaria da Educação buscou despertar nas crianças e adolescentes o gosto pela leitura.

“Mesmo com toda a tecnologia, cujo acesso está mais fácil a todos, o hábito de ler é indispensável para quem quer adquirir conhecimento, pois através dos livros compreendemos melhor o mundo e as pessoas”, frisou Azevedo. O prefeito também parabenizou os professores pela dedicação aos projetos implementados pela SEC.

A fala do prefeito foi pertinente, já que o tema do 10º Concurso do Pátria Amada foi Ler é 10 e, os alunos participantes do soletrando de cada escola, leu o romance Por que tanta pressa de crescer? de Brian Keaney, de onde foram selecionadas as palavras da disputa.

O secretário Gustavo Lisboa agradeceu aos educadores que têm contribuído para a consolidação do Programa Pátria Amada na Rede Municipal de Ensino e lembrou que a iniciativa já distribuiu mais de R$ 200 mil em prêmios, inclusive em equipamentos tecnológicos para escolas, professores e estudantes. Ele destacou a participação da FTC nas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da Educação de Itabuna, a exemplo do Pátria Amada.




Ao final da Maratona, dos 32 finalistas, Thainara Oliveira e Ingrid da Cruz Estévão, do CAIC e Franciele Souza Torres. do Flávio Simões, disputavam a melhor de três. Enganada pela pronúncia e pelo nervosismo, Franciele, do Flávio, deixou a competição em 3º lugar ao soletrar espontânio e não espontâneo.

As candidatas do CAIC, então, protagonizaram mais um momento emocionante do concurso quando decidiram o titulo de campeã. Sendo a primeira a responder e demonstrando muito nervosismo, Ingrid foi eliminada por conta da palavra esquisitice. Por outro lado, a segurança de Thainara foi imprescindível no momento em que foi convidada a soletrar a palavra retransmitindo. As duas finalistas, que são colegas de escola e de sala, comemoraram abraçadas aos professores o resultado. Como prêmio, a campeã ganhou um computador novinho doado pela Rede de Ensino FTC.

Aos alunos participantes a nossa homenagem e os nossos parabéns!

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.