21.5.11

Reflexão


A vida de todos nós está agitada demais, uma loucura, tolhendo a convivência humana, os bons papos, um cafezinho com os amigos permeado de risadas gostosas. E o que é pior: fez nascer uma espécie de cultura absolutamente maluca! O estar junto, ouvir o outro, e ser ouvido são valores extraordinários e imprescindíveis. Há amigos mais chegados que um irmão. Lembre-se que isso é uma bênção, não um ônus! Portanto, saia agora mesmo de seu casulo e experimente o valor de uma grande amizade! Há força e vida nos relacionamentos significativos que nos permitimos construir.

Deus não fez o homem para que estivesse só, mas nos deu pessoas para serem nossos amigos, verdadeiros presentes, capazes de amizades sinceras, despretensiosas, dádivas do Alto!

Que Deus nos dê pelo menos um amigo! E se você for escolhido dentre tantos, aceite isso como um grande privilégio! Jesus tinha amigos, procurou-os, teve um Pedro, um Tiago, um João, com quem andava junto! E é Ele quem quer que tenhamos amigos. Que grande verdade é esta: “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18.24). Que tal, vamos provar desta bênção?  (Fonte: Boletim IBA)

Recebi de uma querida amiga a mensagem abaixo e repasso por acreditar na necessidade de cultivarmos e alimentarmos nossas amizades. São o sustentáculo em todos os momentos de nossas vidas. Difícil é aceitar a inimizade, a grosseria, o desdém, a ironia nas relações interpessoais. Isso magoa, fere fundo e afasta as pessoas.


Um beijo no coração, amiga.




Que a distância, a correria, os problemas do cotidiano não nos impeça de pensar e estar com nossos amigos. Porque "a gente não faz amigos, reconhece-os".

"Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades...


Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!"(Vinicius de Moraes)





imagens da internet

20.5.11


"Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora,que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho." (James Greene)


Um bom dia! Que seu dia seja realmente lindo!

19.5.11

Líder imaturo ou incompetente ?


Se o seu líder, aqui leia-se Coordenador, Diretor, Gestor, Supervisor, etc, for uma pessoa equilibrada, justa, competente, controlada, educada e aberto a ouvir opiniões, não teme em realizar inovações, está sempre atento a novas ferramentas e estratégias para melhorar a qualidade do trabalho dos Professores e o rendimento dos alunos, então você não precisa continuar lendo este artigo. Parabéns você tem o Líder dos sonhos de qualquer empresa.


Agora, se você estiver pensando “ ah que bom seria se o meu líder fosse assim”, então este artigo é para você.


Se o seu líder não é do tipo descrito acima, então provavelmente ele se encaixará em um dos dois tipos restantes: incompetente ou imaturo.



O líder é incompetente quando não tem o preparo técnico para desempenhar suas funções adequadamente. É o tipo da pessoa que acha que o que já sabe já está bom, não se preocupa em atualizar-se ou participar de treinamentos para a sua educação continuada. Não é adepto de mudanças e inovações. Sempre coloca defeito no trabalho dos outros e nunca está aberto a novas idéias e muito menos a ouvir opiniões que possam melhorar o trabalho.

Faço um alerta que incompetência é diferente de ignorância. Podemos ignorar vários assuntos de várias áreas, até porque não é possível conhecer tudo, assim sendo podemos dizer que uma pessoa pode ignorar o que seja física quântica, porém se esta pessoa receber as informações pertinentes a esta área, bem como realizar cursos e estudos com certeza ela estará apta a responder em um determinado nível de aprofundamento, o que seja a física quântica.

A pessoa incompetente sabe determinado assunto, porém não se esforça para atingir a excelência no que faz, assim o seu desempenho é sempre medíocre.

Já o líder imaturo não apresenta as competências e/ou habilidades no relacionamento interpessoal, sendo assim não sabe gerir as pessoas pois não as vê como tal, e sim como meros instrumentos que devem apenas cumprir ordens e realizar tarefas. Geralmente é o tipo de líder que ou é autoritário com a equipe ou então é negligente, beirando a indiferença com todos.

Este tipo de líder não sabe conversar e nem mediar conflitos que ocorrem no ambiente de trabalho, pois está sempre alheio e indiferente às necessidades das pessoas que lidera.

Uma pessoa que age desta forma só traz malefícios para as pessoas que lidera, bem como para a instituição que trabalha, pois ninguém segue quem não admira, ninguém procura dar o seu melhor quando não recebe reconhecimento. Todos perdem ! Mas pior mesmo é quando o líder além de imaturo TAMBÉM é incompetente.

Por que então as instituições ainda mantém esse tipo de “pseudo-líder” ? Digo a você que este tipo de “líder” está com os dias contados, pois a Escola está descobrindo o que quaisquer outras Organizações que prezam qualidade e competência já sabem: Funcionário incompetente compromete os resultados, pois oferece serviços de má qualidade. O setor privado já está consciente disso e o setor público está começando a incorporar uma nova visão de gestão.

Diz o ditado popular: “quem tem competência se estabelece, quem não tem fenece” , sendo assim os “pseudo-líderes” serão destituídos do cargo e terão que dar passagem para um novo tipo de Líder, que terá como uma das características do seu perfil a proatividade e a competência

Se no seu local de trabalho você convive com um “pseudo-líder” avalie o seguinte: se a pessoa mostra-se disposta a aprender então é possível que haja mudanças a médio prazo, porém se é uma pessoa intransigente, está mais interessada no cargo que nas responsabilidades então é muito improvável que esta pessoa não vá mudar e sendo assim é melhor que você mude de local de trabalho.

Lembre-se de uma coisa: ninguém obriga o outro a crescer ou aprimorar-se, isso é algo intrínseco de cada um conforme sua visão de mundo, de pessoa, de projeto de vida, de competência e excelência. Pessoas medíocres criam instituições medíocres e instituições medíocres morrem.

Você está sofrendo tendo que conviver com o “pseudo-líder”? Compartilhe sua estória no nosso blog postando em comentários.



texto de Roseli Brito no site S.O.S. Professor

Cibercultura: o que muda na Educação


A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades.
Compreendemos tais esferas como campos legítimos de pesquisa e formação, atribuindo-lhes o status de redes educativas.
Atualmente, a cibercultura vem se caracterizando pela emergência da Web 2.0 com seus softwares e redes sociais mediadas pelas interfaces digitais em rede, pela mobilidade e convergência de mídias, dos computadores e dispositivos portáteis e da telefonia móvel.

Nesse sentido, essa tendência em pesquisa pauta-se na relação complexa e interativa entre as aprendizagens tecidas não apenas ao longo da formação acadêmica e do exercício da profissão, mas também nas vivências
nos diversos ‘espaçostempos’ das cidades, considerando que o docente interage e aprende com seus estudantes, seus pares, gestores, comunidade escolar, com as mídias, com e em redes educativas multirreferenciais e com a sociedade mais ampla.


A noção de Educação Online trazida por nós não separa mais as práticas da modalidade de educação presencial das práticas de educação a distância, uma vez que, de acordo com o que acreditamos, estar geograficamente dispersos não é estar distantes, especialmente quando tecnologias digitais em rede vêm proporcionando encontros e diálogos síncronos e assíncronos e instituindo novas possibilidades de presencialidade em redes educativas variadas.

Nesse contexto, é preciso compreender como se dá a formação de professores para a docência online e alargar essas possibilidades, pois praticamente não contamos, ou contamos muito pouco, com processos de
formação inicial específicos em cursos de graduação. Os processos de formação continuada vêm se instituindo em práticas e projetos pontuais e contextualizados, de acordo com os modelos curriculares específicos de instituições – públicas ou privadas – e de alguns docentes que vêm construindo e atuando
na e pela internet com seus desenhos curriculares autorais.

 Um ambiente virtual de aprendizagem é um conjunto de interfaces digitais, que hospeda conteúdos e permite a comunicação, propiciando a expressão e a autoria dos participantes que habitam tais interfaces. Forma-se um híbrido entre objetos técnicos e seres humanos em processo de construção do conhecimento. Cada vez que um novo participante habita, com sua autoria criadora, uma das interfaces de um ambiente virtual de aprendizagem, o mesmo se auto-organiza, modificando não só o ambiente fisicamente, como também, em potência, a aprendizagem de todos os praticantes da comunidade.



Não é o ambiente online que define e educação online. Ele condiciona, mas não a determina. Tudo dependerá do movimento comunicacional e pedagógico dos sujeitos envolvidos (SANTOS, 2005). Além de acreditarmos que só aprendemos porque o outro colabora com sua experiência, sua inteligência e sua provocação, sabemos que temos interfaces que favorecem a nossa comunicação de forma livre e plural. Neste contexto, precisamos repensar o trabalho docente. É deste lugar que conceituamos educação online
como um fenômeno da cibercultura.

Assim, entendemos as práticas de Educação Online como um processo complexo (de desterritorialização e reterritorialização de saberes e conhecimentos) que se institui a partir de uma série de ações e situações de
ensino-aprendizagem, ou atos de currículo (MACEDO, 2000), mediadas por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais e pedagógicas.
 
texto de Edméa Santos
imagens da internet

Mobilização Social em Prol da Escola



Estreitar as relações entre a comunidade escolar, sociedade e o Conselho Escolar. É este o principal objetivo do Dia “D” do Conselho Escolar – Mobilização Social em Prol da Escola que a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna está programando para o próximo dia 20 de maio na Rede Pública Municipal de Ensino, quando serão oferecidos diversos serviços e desenvolvidas ações de cunho social.

Organizado pelo Departamento de Acompanhamento da Gestão da SEC, através da Assessoria aos Conselhos Escolares, o Dia “D” visa trabalhar as funções pertinentes ao colegiado escolar, principalmente no seu aspecto mobilizador e deliberativo, aproximando ainda mais o Conselho da própria comunidade escolar e da comunidade local.

De acordo com a diretora do Departamento de Acompanhamento da Gestão, Sandra Damasceno, será um dia de extrema importância para os conselhos que, juntamente com as escolas, estarão desenvolvendo ações com foco na geração de benefícios para a comunidade.

“O Dia ‘D’ do Conselho Escolar visa, sobretudo, o desenvolvimento social e participativo da escola, abrindo suas portas para atender de forma ampla a comunidade na qual esta inserida e, acima de tudo, promovendo o fortalecimento de suas atividades”, justifica Sandra. Na Rede Municipal de Ensino de Itabuna estão instalados e em funcionamento 112 conselhos escolares, que são responsáveis pelo acompanhamento e execução das políticas públicas na escola.

Na escola Flávio Simões a programação incluirá a realização de mutirões de atendimento fisioterápico, oficinas de artesanato, pintura, estética, palestras educativas e informativas, visitação dos agentes de Saúde e Combate a Dengue, entre outros, durante todo o dia,  promovendo assim um dia de atividades que contemplem necessidades vivenciadas pela comunidade local.



site PMI/

17.5.11

Porto Seguro sedia Congresso Internacional de Educação

Entre os dias 8 e 11 de junho, Porto Seguro irá sediar o Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia (CIDEB).
Com o tema “A Educação para um Estado sem fronteiras: da teoria à prática”, o evento terá na programação palestras, mini-cursos, workshop e mesa redonda.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
O congresso será realizado no Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento e deve atrair cerca de 5 mil profissionais ligados à educação e outras áreas.

Valorização do professor passa pelas questões salariais

Ao avaliar o reajuste salarial de 15,85% concedido ao magistério público municipal de Itabuna, o maior já registrado nas últimas décadas, o prefeito José Nilton Azevedo Leal reafirmou o seu compromisso com a melhoria da qualidade social da Educação e enfatizou que a valorização do professor passa, também, pelas questões salariais.
“Não podemos pensar na melhoria da qualidade social da Educação sem considerarmos que ela é fruto de um contexto que envolve melhoria salarial, da infraestrutura da escola, investimentos em tecnologia e em alimentação escolar e, principalmente, a promoção da saúde e da qualidade de vida do professor”, elucidou Azevedo. O chefe do executivo itabunense lembrou que pela primeira vez na história o governo municipal concede um reajuste superior ao que havia sido reivindicado pela categoria do magistério, que era de 15%.
“Isso é fruto da vontade política da nossa administração e parte do entendimento de que a Educação é o princípio do desenvolvimento da sociedade. Por isso, não mediremos esforços para tornar a Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna em referência e modelo para as demais redes públicas do Norte/Nordeste do país”, frisou o prefeito.
Neste sentido, acrescentou Azevedo, o governo municipal, através da Secretaria da Educação (SEC), vem implementando diversos programas e ações focados na formação continuada do professor, na saúde do educador – a exemplo do Projeto Salutar -, na informatização das escolas municipais, inclusive do campo, na implantação da Escola em Tempo Integral, na suplementação da merenda escolar e na Educação Inclusiva, com a ampliação das ações do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei) e das Salas Multifuncionais.  
“Como podemos perceber, a Educação não se limita apenas num determinado aspecto. Entretanto, temos consciência de que todos esses investimentos e programas só surtirão o efeito esperado, que é a melhoria da qualidade social da Educação, se o professor for valorizado e respeitado não só como profissional mais como um ser humano imprescindível para o desenvolvimento da sociedade”, contextualizou o prefeito de Itabuna.

        Aumento salarial

O secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, ressaltou que o aumento salarial de 15,85% concedido aos professores foi linear. Com isso, o menor salário pago a um professor em atividade de classe da Rede Pública Municipal de Ensino, com nível médio e carga horária de 40 horas, será de R$ 1.424,49 (um mil, quatrocentos e vinte quatro reais e quarenta nove centavos). “Diferente do que ocorreu no ano passado, esse incremento salarial foi extensivo a todos os níveis de professores”.
“Isso representará um grande impacto na folha de pagamento em razão de a Rede já possuir maior parte dos professores em nível III, cujos salários são mais elevados. Somente com o pagamento dos salários dos professores o município gastará exatos R$ 6,6 milhões a mais em 2011 do que em 2010”, revela Lisboa. Ele acrescenta que com os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (Fundeb) o município não consegue nem mesmo cobrir a folha, uma vez que ela ultrapassa R$ 4,5 milhões mensalmente.
Gustavo esclarece que os recursos do Fundeb para Itabuna, definidos por meio da Portaria Interministerial do Governo Federal, que estima a receita anual e os coeficientes de distribuição de recursos por entes governamentais, é de R$ 3.492,291,85 (três milhões, quatrocentos e noventa dois mil, duzentos e noventa um reais e oitenta cinco centavos). “Para pagar a folha, os recursos serão complementados pelo tesouro municipal, conforme fora autorizado pelo prefeito Capitão Azevedo durante a Campanha Salarial do Magistério deste ano”, pontua o secretário da Educação.

Ganho real

Lisboa destaca ainda que, sem sombra de dúvidas, trata-se do maior aumento linear já concedido à Rede Pública Municipal de Ensino. “Mais ainda, foi um reajuste no vencimento básico, o que implica em dizer que todas as outras gratificações e adicionais sofreram o impacto deste aumento salarial, que o que será superior aos 15,85% no valor bruto final do vencimento dos professores”, assegura o secretário.
O titular da Educação acrescenta que, além disto, a Prefeitura de Itabuna também atende à legislação federal que foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que implantou em nível nacional o piso salarial do professor. “Considerando os aumentos concedidos desde 2005, os professores já acumulam o ganho nominal de 68,56% e ganho real de 33,9% para além dos índices inflacionários, calculados pelo IBGE, através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA”, finalizou Lisboa.

do site da PMI

16.5.11

Interação Mediada por Computador




Este vídeo faz uma referência à tese de Alex Primo.

Coordenando as Tecnologias Educacionais

É preciso deslocar a ênfase do objeto (o computador, o programa, este ou aquele módulo técnico) para o projeto (o ambiente cognitivo, a rede de relações humanas que se quer instituir).


Pierre Lévy



Segundo dados inseridos na Wikipédia, as Tecnologias Educacionais são utilizadas desde o prncípio da educação sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do giz e da lousa, que antigamente eram feitas de pedra-ardósia, usa-se a tecnologia dos livros didáticos, atualmente os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais seriam os currículos escolares mais adequados para o tipo de sociedade pretendida.


No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas tecnologias - TICs tais como os meios de comunicação atuais como a internet, o rádio, os softwares que funcionam como meios educativos formais ou informais.


A Tecnologia Educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.


Com base nas necessidades operacionais e de utilização das TICs no ambiente escolar, foi que o NTM de Itabuna formatou e está aplicando o curso semipresencial "Coordenando as Tecnologias Educacionais".


Toda a metodologia do curso estará voltada para a interação de aprendizagem nos ambientes on-line, onde os professores-cursistas poderão desenvolver e construir propostas de interação com as NTIC no ambiente MOODLE, visando a elaboração e execução de um projeto em sua(s) própria(s) escola(s), de maneira individual ou coletiva.


O curso terá uma carga horária de 80 horas e será realizado através de Módulos Temáticos.

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.