27.8.11

Projeto Social " O Sonho Acontece"

Vindo somar aos projeto que estamos desenvolvendo com os alunos da EJA,"Brincando com o Computador" temos o Projeto "Sonho Acontece", numa parceria da SEC com a AFI.


O Colégio Ação Fraternal de Itabuna em parceria com a Secretária de Educação da cidade realizam um trabalho de inclusão digital a jovens oriundos de escolas públicas e municípais, o projeto denomina-se “O Sonho Acontece”.
 
 
O projeto ofereceu algumas bolsas de estudo com duração de três meses, para um curso de Informática em Windows, Word, Excel, Power Point e Internet. tforam sorteadas entre nossos alunos e num total de seis alunos contemplados.

Percebe-se que os cursos: Brincando com o computador e O sonho acontece  estão sendo bastante significativos para a formação e motivação de todos. Os conhecimentos adquiridos ou ampliados, por certo, facilitarão a inserção dos alunos no mundo do trabalho, possibilitando melhorias de vida.


RELAÇÃO DOS ALUNOS DO PROJETO “SONHO ACONTECE”

DURAÇÃO DO CURSO: 3 MESES

DIAS: TERÇAS-FEIRAS E QUINTAS-FEIRAS

LOCAL: AFI TURNO – VESPERTINO


01. Vera Lúcia Inácio de Souza – Flávio Simões

02. Cássia Maria Sátiro Silva de Souza – Flávio Simões

03. Edson de Jesus Lemos - – Flávio Simões

04. Maize Batista do Santos – Flávio Simões


05. José Vitor Santos – Flávio Simões


06. Mirian Costa Dias – Flávio Simões

Fórum de discussão do CAD

Dando continuidade às discussões de Revisão PPP/CAD (Ciclo da Adolescência) uma das etapas do Ciclo de Formação Humana, método de organização adotado na rede municipal de Itabuna, estão acontecendo durante toda esta semana reuniões com os representantes da SEC nas escolas do município.

O grupo está trazendo para apreciação e discussão, os itens abordados e discutidos nos GTs pela comissão de  reformulação do CAD, que aconteceram desde o mês de agosto de 2010. O grupo é formado por profissionais de vários setores da escola, a saber: professores, coordenadores e diretores, bem como por representantes da Secretaria de Educação.

A proposta busca rever e solucionar impasses, pendências e também corroborar o que tem se mostrado viável e correto dentro da organização do ensino em ciclos. A educação dentro das escolas precisa de uma reforma, precisa mudar e, atualmente, são levantadas questões que angustiam o professor. E é buscando respostas que o professor discute a proposta do ciclo de formação na cidade de Itabuna.
Educação por ciclos de formação é uma organização do tempo escolar de forma a se adequar melhor às características biológicas e culturais do desenvolvimento de todos os alunos., não significa portanto, dar mais tempo para os mais fracos, mas antes disso, é dar o tempo adequado para todos.
Portanto, a idéia de ciclos confere ao processo de aprender o que é: um trabalho com conteúdos do assim chamado conhecimento formal, simultaneamente ao desenvolvimento de sistemas expressivos e simbólicos a formação.


A concretização dos ciclos de formação exige uma outra compreensão do que seja o processo de ensino-aprendizagem e de como ele se articula com a formação humana. No sistema seriado, a organização do trabalho educativo se dá em torno dos conteúdos disciplinares, dentro de uma lógica linear, seqüencial. É a partir deles que são definidos os graus, as séries, a organização da grade curricular, a avaliação, os critérios para a aprovação e reprovação dos alunos. A organização escolar em ciclos de formação orienta-se pela lógica da formação dos alunos, tendo em vista as várias dimensões que compõem esse processo: dimensões de natureza afetiva, emocional, cultural, simbólica, intelectual, ética, estética entre outras. Ela altera radicalmente a relação que a escola mantém com os conhecimentos construídos historicamente, sem, no entanto, reduzir a sua relevância. Essa perspectiva apóia-se nos avanços teóricos sobre a formação humana e os processos de construção do conhecimento, e questiona de forma radical a concepção transmissivo-linear da escola seriada, da qual resulta uma relação passiva e acrítica do aluno frente ao conhecimento que, por sua vez, acaba perdendo sua vinculação com a realidade social, com o contexto em que se produziu, com sua historicidade. Essa concepção, por exemplo, justifica a organização seriada, com a noção de aprovação-reprovação e de pré-requisitos.


Princípios da proposta de Langevin-Wallon

Segundo Wallon, a educação por ciclo se justifica, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, da política, nacional ou internacional, das ideologias, nacionalidades ou culturas, como na verdade a educação atual ocorre.


Wallon surge então com uma proposta que é a divisão em ciclos, mas ele deixa claro que tal proposta não tem uma argumentação em favor de aumento da aprendizagem, mas sim de uma re-significação do processo de aprender.

25.8.11

Flávio Simões se destaca nos Jogos Interescolares

Depois de um mês de competições está chegando ao fim a 5ª edição dos Jogos Interescolares Grapiúna, que envolveu 2.500 alunos, provenientes de 26 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.



O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal da Itabuna, através da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação teve início no dia 21 de julho e começou a ser finalizado na Vila Olímpica de Itabuna. Para o secretário Gustavo Lisboa, a quinta edição dos Jogos Interescolares foi um sucesso, pois vem envolvendo a participação cada vez maior dos alunos, gestores e professores das unidades escolares do município.

“É uma grande vitória e um grande desafio para a Rede Municipal que lidou com mais de 2 mil alunos no programa. Já é visível o resultado de pertencimento em relação as escolas que os alunos estão tendo, e isso acaba fazendo com que ele tenha mais amor pela sua escola, que passe a se dedicar mais aos estudos, pois é importante disseminar essa cultura de que a educação, por si só não vai atingir os objetivos”.

Ao superar a marca de 2 mil crianças participantes do ano passado, o assessor técnico pedagógico de desporto e lazer escolar, Ewerton Bomfim de Souza revela que o projeto vem ganhando notoriedade, com a perspectiva de envolver os estudantes a um futuro melhor. “A quantidade de participantes alcançado em 2011, só era possível há 15 anos. Então, nós estamos resgatando o esporte de base, pois precisamos dessas crianças para ser o atleta do futuro”.


Profº Paulo e equipe futsal mirim

.Nesta terça-feira (23) foram realizadas as finais por equipe, nas modalidades de futsal, cabo de guerra, baleado, pula corda e bandeirinha. Nos sagramos campeões no baleado feminino mirim e vice-campeãs no baleado feminino infanto e futsal feminino. Para esta quinta-feira (25) está prevista a decisão da modalidade de natação, e na sexta-feira (26) serão definidos os campeões de dama e xadrez.




Aos nossos alunos, parabenizamos pela participação e às meninas, em especial, pela garra demonstrada durante as competições, um abraço especial, visto termos montado a equipe praticamente às vésperas dos jogos. Ao Professor Paulo, nossa alegria pelo esforço e interesse.
Valeu meninas! Valeu Flávio!

Preocupados em desenvolver entre nossos alunos o interesse pelo esporte, estão sendo montados também, os times de handebol e futsal infantil e infanto para virem a participar dos próximos Jogos Estudantis. Os resultados alcançados por nossas equipes nos Jogos Interescolares é um grande incentivador pela participação de todos.

Projeto de Leitura

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