16.4.13

Momento Comunidade na Escola


Um dia é pouco, o mês é da mulher!

É indispensável dizer que as mulheres não precisam de uma data específica para serem elogiadas, homenageadas ou lembradas… Ainda mais nos dias atuais em que muitas de nós mulheres nos tornamos chefe de família, exercemos cargos de chefias em repartições públicas, nos elegemos como Prefeitas, chegamos a Presidir Países e estamos em evidência o tempo todo.

Em meio a uma sociedade machista, sexista onde as mulheres eram subordinadas ao sexo oposto, é óbvio que não foi fácil chegar onde chegamos. Houve muita garra, luta de muitas mulheres, mulheres que jamais deverão ser esquecidas. Seja por sua coragem ou determinação, seja por sua alegria ou agressividade na batalha pelos nossos mais diversos direitos.

As mulheres tiveram conquistas importantes, mas não suficiente para a garantia de relações igualitárias. O direito ao voto, a licença maternidade, lei Maria da Penha, entre tantos outros. Mesmo que tenhamos saído da posição limitante de sexo frágil ao longo dessa jornada, para nos posicionarmos como donas de nossos próprios destinos a busca pela igualdade continua, principalmente igualdade de salários. Precisamos que mais propostas das mulheres sejam aprovadas na política.

                        
Também podemos refletir o quanto a mulher é ainda colocada numa posição de objeto sexual. Percebemos isso mais claramente quando vemos seu corpo sendo massivamente explorado em propagandas nas diversas mídias, assim como em músicas, incitando o prazer e o desejo. A mulher é escancaradamente colocada como objeto de prazer associada a diferentes produtos.
                       
Buscando evidenciar a problemática que envolve a mulher , focando especialmente suas relações familiares, realizamos um encontro para uma troca de ideias. Para esse momento contamos com a participação da professora Saskya Lopes, vice-coordenadora do Serviço de Referência dos Direitos da Mulher – projeto do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Santa Cruz, que apresentou dados estatísticos da cidade de Itabuna e da região sobre  a violência contra a mulher.

Discutiu a aplicabilidade da Lei Maria da Penha – numa caminhada pelos motivos que deram origem à sua criação e apresentou breves informes sobre a violência doméstica.

Esse momento da comunidade na escola, com dinâmicas de integração entre todos e todas que se fizeram presentes, culminou com um delicioso café nordestino e o sorteio de vários brindes doados pelos integrantes da Unidade Escolar – inclusive o sorteio de duas cestas básicas.



E foi colocando a Mulher em evidência durante todo o mês que prestamos nossa homenagem a essa figura tão presente e necessária em nossas vidas!



Parabéns MULHER!

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.