20.11.09

Por um Senado menos sujofora sarney, por um senado mais limpo
Fora Sarney

Dia da Consciência Negra

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

18.11.09

Semeia um pensamento e colherás um desejo; semeia um desejo e colherás a ação; semeia a ação e colherás um hábito; semeia o hábito e colherás o caráter. (Tihamer Toth)

OAB na escola





Em mais uma parceria SEC e escola Flávio Simões, aconteceu para as turmas da EJA e do PROJOVEM Urbano,dentro do projeto Educação para a Paz de uma Sociedade Organizada, um momento de troca e informação com o seminário sobre Direitos do Trabalhador e Direitos do Consumidor, contando com a fala dos advogados Andirley Nascimento Silva e Jurema Cintra Barreto.
O Dr. Andirley é especialista em Direito Material e Processual do Trabalho, e militante nas áreas civil e comercial, enquanto sua colega de profissão, a Dra. Jurema é especialista em Direito Previdenciário e do Consumidor e atua como assessora jurídica de ONGs e defensora dos direitos humanos.
As fotos registram alguns momentos desse encontro.

Momento de deleite e encantamento




Coroando a participação da SEC e da promotoria na escola, tivemos a apresentação de um grupo de flautistas, formado por crianças carentes.
Esse momento foi de muita beleza e levou-nos a desejar criar um grupo na escola.
Vamos "amadurecer" a idéia e adquirirmos as flautas, pois o professor já disponibilizou-se a ensinar a um grupo de alunos do Flávio.

Parceria Flávio Simões X SEC






A escola, em parceria com a Secretaria de Educação do Município, trouxe aos alunos e familiares momentos de informação e conhecimento.
Com o projeto Educação para a Paz de uma Sociedade Organizada, a SEC intermediou a participação do Dr. Clodoaldo da Anunciação, promotor de justiça da cidade, em uma palestra dirigida aos pais e responsáveis pelos alunos. O tema da palestra foi a responsabilidade civil dos responsáveis pelos jovens por sua evasão e faltas às aulas.
O encontro terminou com um suculento lanche coletivo.

Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei.
(Autor desconhecido)

Oficina de Alimentação Alternativa com as Mães





Mais fotos das oficinas e apresentações






As oficinas aconteceram de forma brilhante, com a participação efetiva do alunado. Sua participação e envolvimento tornaram o momento ímpar na história das ações da escola.
Os professores, por sua vez, foram maravilhosos como mentores e realizadores das atividades desenvolvidas.

Fotos das oficinas "Magia dos Sonhos"






Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.