18.12.10

Realizações de Natal









E então mais uma vez é Natal. Momentos de Reflexões, Promessas, Intenções que se repetem, a magia do Renascimento. Os Três Reis Magos caminham guiados pela colorida estrela renovado sonho da trajetória em busca de sonhos. Estrelas cintilantes marcam imagens sem presenças. Sinos em som primordial sinalizam os mistérios desta Data, em música melodiosa. É Natal! Ele chegou! Soem todos os sinos. Cantem todos os campanários, brilhem todas as estrelas no coração de todos os seres, com anseios de esperança e paz.


É momento de identificar, em nós mesmos, todos os nossos sons, para que o concerto que devemos compor produza a mais perfeita harmonia em todo o universo. Este é o nosso supremo momento – de RENASCER. Diante da Manjedoura, ajoelhados, de mãos postas, agradeçamos a Deus pela vida e façamos um único pedido: Que esse amor inunde os nossos corações e de toda a nossa família.
Esse é momento de descobrir em nós os nossos sentimentos, perspectivas, possibilidades, limitações e potencialidades. É momento de romper as cadeias que nos separam do único e universal princípio da divindade. É momento de buscar a mão benfazeja que nos conduzirá à vereda luminosa, aquecida pelo fogo do Espírito do Cristo, que habita em nós. É momento de entrega, celebração, compaixão, perdão, e, sobretudo, amor.


Desde a origem do homem as pessoas sentem a necessidade de se agruparem por instinto de defesa ou para compartilhar de momentos de confraternização com os mesmos objetivos, criar laços de amizade.

As famílias costumam reunir-se para comemorar casamentos, nascimento dos filhos, batizados ou mesmo para um momento de lazer entre amigos. Trocam presentes, oferecem quitutes os mais variados, cantam, dançam, se abraçam, ganham aplausos. É uma necessidade que temos deste contato afetivo e efetivo, do aconchego, do calor humano.

Por que então, não comemorarmos também o nascimento do “Jesus Menino”.

Não com o pensamento voltado e único propósito para a divulgação comercial: desperdício de comidas, onde tantos morrem desnutridos; presentes valiosos, quando vemos o olhar de outra criança implorando por uma boneca de plástico usada; bebidas que desnorteiam a mente, desaba os lares, enquanto outros necessitam de um simples telhado e anseiam por uma vida mais digna, etc.

Mas, uma festa de confraternização cristã, lembrado que os ensinamentos de Jesus foram revelados para o amor ao próximo, o perdão, a reconciliação e reflexão diária e não apenas no final de cada ano.

Confraternização vem do latim, frater, que quer dizer irmão. Aproveitamos o clima do espírito natalino para nos irmanarmos com todos os que convivemos durante o ano. Alguns aproveitam para os pedidos de desculpas por momentos ásperos que fatalmente ocorrem entre colegas que necessitam competir entre si, em algum dia do ano que se finda. Tudo conforme o bom ensinamento cristão.





Uma boa festa revela bons atletas, bons cantores, bons bailarinos, tudo tirado de dentro das fileiras da empresa. Isto é, mostra o lado humano dos colegas de trabalho. Suas outras habilidades e, quem sabe, sonhos recolhidos.





                                    






















Sonhe, busque, espere... ame e reame! Deixe sua alma voar alto...pegar carona com os fogos coloridos. Mentalize seus desejos mais íntimos e acredite: eles também chegarão ao céu. Irão se misturar às estrelas, irão penetrar no Universo e voltarão cheios de energia para tornarem-se reais. Basta você querer de verdade, ter fé e nunca, NUNCA desistir deles!


Alegria e descontração marcaram de forma especial a confraternização de toda a equipe de funcionários da Escola Flávio Simões. 








A festa foi marcada com mensagens natalinas e uma homengem em PowerPoint a cada integrante da escola. Logo após foi servido um saboroso churrasco.

 



Onde há amor, sempre há luz para iluminar os corações. Aonde há amor, haverá sempre a promessa de que a paz estará presente, portanto, desejo que nestas festas em especial, o amor invada o coração e a vida de cada um.

FELIZ NATAL E QUE O ANO NOVO SEJA PLENO DE BÊNÇÃOS E REALIZAÇÕES.


17.12.10

Formatura



A conclusão do curso certamente é a celebração do estudante de uma grande conquista . A cerimônia de Formatura é um dos mais belos momentos da jornada. Com ela se compartilha a alegria com os entes mais queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória.

Além disso, a Solenidade de Formatura é um momento de magnitude da Instituição de Ensino, quando dirigentes, professores, funcionários, pais e alunos externam seus sentimentos para provar que a missão de ensinar foi cumprida e o esforço valeu a pena.

Esse momento aconteceu nessa quinta-feira, dia 15 de dezembro, com a formatura de três turmas do PROEJA II do curso noturno.


Parabéns a vocês, queridos formandos e formandas  sem os quais o sonho de transformar o mundo jamais se tornará real.



15.12.10

FELIZ NATAL

14.12.10

FINAL DE ANO LETIVO

Mais um ano se finaliza e com ele muitas lembranças, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados, outros que ficaram por realizar. Esta é a dinâmica da vida, e nesta imensa luz vamos vivendo e aprendendo a cada dia uns com os outros, nos engrandecendo como ser humano.

E é por este aprender diário que venho por meio desta mensagem agradecer a toda Equipe da Escola Flávio Simões pela contribuição e importância de cada um em sua função durante todo esse ano letivo.

Os nossos porteiros Gideon e Claudinei que estiveram atentos à chegada e saída de todos, sempre atenciosos com os alunos. E também no bem estar da escola, nos ajudando a manter sua boa conservação, com eficiência, dedicação e muito carinho.

As ajudantes Cil, Érica,Neide e Nice, que com rapidez e cuidado zelaram pela limpeza da escola deixando-a limpa e aconchegante, pronta para receber a todos.

E as coordenadoras Célia, Girlene, Rosigleide, Cristina e Andréa,  que comigo, sempre estiveram atentas às atividades, buscando melhores formas de desenvolver os trabalhos pedagógicos. Inquietas, alegres e dispostas a ajudar em tudo e a todos. Valeu amigas!

Nossas professoras e professores: Ailson, Alana, Célia de Jesus, Cleane, Cristovam, Da Juda, Deise, Eline, Elane, Elisangela, Gilvan, Graziela, Gutemberg, Heyder, Hévila, Jercely, Joana, Josiane, Karina, Karine, Karla, Landoaldo (in memorium), Leila, Mira, Marcus, Marley, Nayana, Renato, Rita, Riva, Rose-Meire, Rogério, Rosana, Samuel, Sérgio, Sirlei, Sueli, Sumaia,  Tâmara, Tatiana, Vera, que com grande mérito, orientaram e transmitiram carinho e sabedoria a todas as crianças, jovens e adultos de forma prazerosa, dia-a-dia. Além de professoras e professores, foram também um pouco de mães, pais, amigas (os), irmãs (aos)
e companheiras (os) de todas as horas. Obrigada!!

Cátia, Lela, Lila e Rosângela,  nossas cozinheiras, que no preparo rotineiro das alimentações souberam fazer deste momento, um prazer para todos em saborear sua comida.

Tatyana e Anayara , respectivamente nossa psicopedagoga e pedagoga do LA, pessoas doces e cheias de generosidade para com todos.

Os vice-diretores Isauri, Heyder e Girlene, que contando com o apoio de Léa e Joana, souberam manter o controle e a disciplina no espaço escolar.

 Cileudy, nossa diretora geral e financeira, que com paciência e bom senso, soube solucionar os tramites administrativos e financeiros da escola, com sucesso. Pessoa inteligente e sensível que conta com o apoio e auxílio de Nadja em suas atribuições.

Com reconhecimento e gratidão, Karla, Alexsandra, Vinícius e Virgínia, nossa secretária e assistentes, que  souberam transmitir as informações  e atender nossos pais de forma coerente, justa e com grande simpatia.



Cada ano parece que passa mais rápido. E quando a gente se dá conta, chegou o Natal outra vez, com toda aquela correria e alegria. E no meio de tantas coisas, não posso esquecer de agradecer por tudo que recebi de vocês e lembrar o verdadeiro significado desta época: Renovação, Alegria e Esperança de um Ano Novo ainda melhor!
A cada ano mudamos um pouco, evoluímos, tendo a certeza de que a vida e o mundo serão melhores. E por isso, não podia ser diferente!

Feliz Natal e todos juntos em 2011! Que a luz interior de vocês continue brilhando sempre.

Com carinho

Bete Almeida

Meu filho repetiu de ano!

Meu filho repetiu de ano!
Esta é uma declaração feita com freqüência por pais no final do ano. Pais que trazem estampados no semblante os sentimentos mais contraditórios de um coração que experimenta a decepção, a impotência, a frustração, o fracasso, a raiva, o furor e outras tantas emoções que se misturam e que se expressam muitas vezes de forma inadequada e que vão desde a tristeza e desolação até a resignação e ao pieguismo.

“Meu filho não consegue aprender porque está cheio de problemas. Ele é inteligente, coitadinho, mas é desajustado na escola e vive conflitos emocionais mais complicados …” Ou então: “Ele é tão distraído, não consegue se concentrar, nem decorar nada. Entende tudo errado porque tem dificuldade de prestar atenção no que a professora diz. Pobrezinho …” soluça aos prantos a mão de Bruno (9 anos, 2ª série). Há pais que se expressam através da raiva e da indignação: “Meu filho é vagabundo. Não estudou o ano inteiro, não cumpriu os deveres escolares, escondeu todas as provas e bilhetes da escola. É um grande preguiçoso que só pensa em brincar. É desinteressado, rebelde … Joguei meu dinheiro fora …” reclama o pai de Felipe (12 anos, 5ª série). Assim os pais passam a desfiar uma lista de promessas, de castigos e punições que acabam com todos os privilégios e regalias da criança e também com a alegria de toda a família no fim de ano.

A situação é desagradável? É porém, antes de tomar qualquer atitude, é bom lembrar que já devem ter passado várias vezes pela cabeça de seu filho pensamentos do tipo “eu não falho nada, portanto não mereço ser amado”, não sou capaz de aprender; sou realmente um fracasso!” Estes sentimentos podem desencadear uma auto-estima baixa e uma sensação de inadequação que poderá levá-lo a uma vida apagada, triste e retraída, ou a desenvolver mecanismo de defesa, como a mentira, a agressividade e a alienação.



Ceccon e Oliveira afirmam que a maioria dos pais acredita que a criança não tira boas notas porque é preguiçosa, pouco estudiosa ou dispersiva, mas na verdade a problemática é muito mais ampla e outros fatores como o desempenho do professor, a estrutura e o funcionamento do ensino, o material didático e a própria atuação dos pais deverão ser considerados no processo do desenvolvimento escolar.

A falha pode estar na escola. Nem sempre esta está bem equipada e possui uma equipe pedagógica especializada para entender as diferenças individuais da clientela. Pelo contrário, as condições de trabalho às vezes são bastante precárias. A isso se alia a formação de classes heterogêneas e superlotadas, a falta de material didático de boa qualidade e professores inexperientes que não retratam a realidade da aprendizagem. As normas e regulamentos escolares às vezes apresentam critérios tão rígidos que acabam criando situações que afetam ainda mais os resultados. “No terceiro atraso, já mandaram Lucinha de volta para casa, justo no dia de entregar o trabalho para nota …” ou “Na terceira advertência por comportamento inadequado, suspenderam Alex das aulas por três dias bem na semana dos provões”. “Ou aceitamos os regulamentos rigorosos e ultra-passados ou somos convidados a procurar outra escola”, reclamam muitos pais no portão da escola.

As escolas de formação de professores nem sempre preparam adequadamente o professor. Assim, eles não sabem ensinar, não se interessam pelas dificuldades de cada criança, faltam muito. Alguns não ajudam como deveriam, porque se sentem cansados, desanimados, frustrados, sobrecarregados e desvalorizados no trabalho. Muitas vezes até os pais se sentem desconfortáveis e humilhados diante do professor por acreditarem que ele tem poder de decidir o destino escolar de seu filho sem levar em conta todas as dificuldades que eles enfrentam.

O fracasso escolar começa bem antes do fim do ano. A criança, por sua vez, com medo de ser criticada e corrigida, vai ficando cada vez mais quieta no seu canto, com vergonha de falar, de perguntar para esclarecer suas dúvidas ou mesmo responder quando solicitadas. Não entende bem o que o professor diz, tem medo de dizer que não entende e isto dificulta ainda mais o acompanhamento das aulas. O pior é que a dificuldade não pára aí. Não conseguindo se expressar e raciocinar adequadamente, vai perdendo a motivação para continuar se esforçando e aos poucos se convencendo de que é fraca nos estudos. Daí, para a resignação de que o ano escolar está perdido, é um pulo. A criança fecha-se em sua apatia e desânimo e sua passividade a leva ou a alienar-se ou a tornar-se agressiva, barulhenta e indisciplinada.


As expectativas com relação à criança são muitos grandes. O desempenho escolar satisfatório é muito importante para a integração da personalidade infantil e o desenvolvimento da auto-estima. Por isso, é bom lembrar alguns fatores que provocam na maioria um estado de inquietação e tensão emocional muito grande.

•A ênfase exagerada nas provas e avaliações;

•O despotismo de alguns professores que detém o sistema de punições e recompensas;

•A ameaça de pais muito exigentes e repressores, que privam de afeto e atenção o filho mal-sucedido;

•A falta de exercício físicos ao ar livre, alimentação balanceada, etc.

Estes e outros fatores podem acabar criando na criança uma ansiedade crônica que atinge e desequilibra o funcionamento de seu organismo, desencadeando distúrbios psicossomáticos, como dores de cabeça, perturbações digestivas, cólicas, perda de apetite ou obesidade, disfunções cardíacas, problemas respiratórios e de pele, sono agitado, fobias e outras manifestações psicológicas que se agravam no final do período letivo com a reprovação.

Apoiar, o grande segredo. Sem se sentir apoiada e ajudada pelos professores e pais, a criança, mesmo tendo o potencial da inteligência, aos poucos vai se convencendo de que é realmente incapaz de aprender. Termina o ano escolar levando consigo a marca da humilhação e do fracasso, a certeza de que não conseguiu êxito porque é menos dotada, menos inteligente, considerando a si mesma inferior aos outros. Ela sente que não adianta continuar se esforçando e acaba por desistir porque não consegue compreender o que a escola espera dela. Este é o momento em que a criança mais precisa de compreensão, do apoio dos pais, e da segurança que lhe dá coragem e a energia para enfrentar as dificuldades do ano seguinte, a vergonha de ser o aluno repetente e a esperança de vencer, desta vez.

Seu filho precisa contar com você para ajudá-lo a superar esta fase difícil de sua vida. Ele precisa saber que é importante pelo que é, e não por que corresponde à sua expectativa. Ele necessita saber que é especial não pelo resultados no boletim escolar, mas pelo que ele é. Você, pai, e você, mãe, precisam ver que seu pequenino é uma criança que tem seu próprio ritmo de crescimento, e que o seu desenvolvimento se faz em etapas, o que significa, às vezes, regressões e paralisações.


Quanto mais segura seu filho se sentir para recuar, ressalta Briggs, mais livre estará para crescer. Na verdade, o que o seu filho mais espera de você é uma postura respeitosa e amiga diante de seu sofrimento. Essa é a sua mais poderosa prova de amor!

Maria Helena Uliane - Revista Casal Feliz

14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes


Dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes – 150 países, inclusive o Brasil, estão realizando ações para conscientizar as pessoas sobre a importância desta doença que tem atingido cada vez mais jovens. Eles são, inclusive, o tema da campanha desse ano de 2010, uma vez que mais de 200 crianças desenvolvem diabetes a cada dia. Os números são mesmo alarmantes: segundo estimativa recente da International Diabetes Federation (IDF) há cerca de 250 milhões de diabéticos (adultos, jovens e crianças) no mundo. Em 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, são contabilizados 11 milhões de portadores da doença, considerada uma das principais causas de mortalidade no mundo – quase quatro milhões morrem, a cada ano, devido às complicações do diabetes não controlado. Por isso, a detecção precoce da doença é vital.




O diabetes se caracteriza pela ausência (diabetes tipo I) ou pela irregularidade (diabetes tipo II) da produção de insulina pelo pâncreas, um hormônio que permite o aproveitamento, pelas células, da glicose (açúcar) contida nos alimentos, transformada então em energia para o organismo desempenhar suas funções. Se a glicose não é absorvida, começa a ser acumulada na corrente sanguínea, gerando a hiperglicemia – taxa alta de açúcar no sangue – que pode causar muitos problemas de saúde, como nefropatia (doença renal), cegueira e doenças do aparelho cardiovascular (infarto e acidente vascular cerebral, por exemplo).

O diabetes tipo I está relacionado à genética, à história familiar, e acomete muitos jovens. Já o tipo II é o mais comum, respondendo por mais de 90% dos casos da doença, e atinge pessoas geralmente acima dos 40 anos. “A genética também é uma causa importante, mas o diabetes tipo II está intimamente associado ao estilo de vida moderno. O sedentarismo, os maus hábitos alimentares e a obesidade são fatores fortíssimos que predispõem o aparecimento deste tipo de diabetes. É por isso que estamos vendo cada vez mais jovens vítimas dessa forma da doença”, alerta João Régis Carneiro, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Estima-se que para cada paciente diagnosticado como diabético existe outro que não sabe ser portador da doença, o que configura um perigo muito grande, pois muitos estão hoje convivendo com o diabetes sem receber qualquer tipo de tratamento. Entre os diversos sintomas resultantes do excesso de glicose na circulação sangüínea podemos citar: urinar em excesso várias vezes ao dia e também à noite, sentir sede excessiva, aumento do apetite, ter perda de peso, sentir cansaço extremo, câimbras, dormência nas extremidades, boca seca e visão turva. “Pacientes com diabetes tipo II podem apresentar sintomas menos evidentes. Daí a possibilidade de ficarem anos sem diagnóstico”, destaca João Régis Carneiro.

Mas a detecção da doença é simples. Além de avaliar os sintomas externos, é necessário fazer um exame de sangue, em jejum, para checar a dosagem de açúcar na corrente sangüínea. “Uma pessoa normal terá taxa inferior a 100mg de glicose por decilitro (dl). Entre 100 mg/dl e 126 mg/dl, o indivíduo é diagnosticado como intolerante à glicose, ou seja, não é diabético mas também não pode ser considerado normal. A partir de 126 mg/dl o diagnóstico de diabetes pode ser estabelecido desde que repetido ou confirmado pelos sintomas externos”, explica o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes.

O tratamento da doença é igualmente simples. Os diabéticos do tipo I, aqueles cujo organismo parou de produzir insulina, são tratados através da administração subcutânea deste hormônio. “Existem vários tipos de insulina. Hoje, as formas de aplicação são muito facilitadas por modernos aplicadores: canetas especiais ou até mesmo bombas de infusão portáteis. No caso do tipo II, existem muitas medicações que podem agir tanto estimulando a produção de insulina pelas células beta do pâncreas, como também facilitando a ação da insulina nos tecidos”, explica o médico João Régis Carneiro.

Outro cuidado essencial é o com a alimentação, mas não pense que isso significa uma restrição especial, porque na verdade a dieta do diabético se aproxima cada vez mais da dieta de uma pessoal normal. Não existe mais essa história de cortar carboidratos, não há mais impedimentos radicais. “Nosso organismo precisa de todos os nutrientes, sendo que os carboidratos – cenoura, pão, arroz, batata, etc – devem representar 40% das calorias que ingerimos. Mas fast food, bolos, biscoitos e demais guloseimas, nem pensar! Eles não podem substituir refeições ou serem ingeridos freqüentemente pelos diabéticos e nem pelas pessoas saudáveis. De vez em quando até vai, mas é preciso dosar as quantidades”, esclarece a nutróloga Ellen Simone Paiva, do Centro Integrado de Nutrição (Citen), em São Paulo.

Segundo ela, o importante é que o diabético siga, também, uma alimentação balanceada que mantenha seu peso ideal (80% dos portadores da doença estão acima do peso). A nutróloga enfatiza, além disso, a importância dos horários das refeições. “É essencial ter horários para comer e não pular refeições, ajudando a regular e manter o nível de açúcar no sangue sempre estabilizado”, aconselha Ellen Simone Paiva.

Se o diabetes for controlado, o portador da doença pode levar uma vida absolutamente normal. Pode viajar, namorar, trabalhar, ser atleta ou o que for. Basta apenas ter disciplina, cuidar da alimentação, não fumar, ingerir álcool de forma moderada e praticar uma atividade física adequada regularmente e com acompanhamento profissional – recomendações que se estendem, afinal, a todas as pessoas, diabéticas ou não.

O Dia Mundial conta com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), que assinou, em 2006, uma Resolução que reconheceu o diabetes como uma doença crônica, debilitante e de alto custo, principalmente quando associada a complicações severas. A SBD apóia a campanha mundial e colabora divulgando as várias ações e atividades que acontecem pelo Brasil.



O Símbolo:

Por que um círculo azul?



A campanha para a Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes foi liderada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Ela é representada por um ícone simples, que pode ser facilmente adaptado e usado em todos os lugares. O ícone clama a união pelo diabetes e simboliza o apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes.

O Conceito

Desde o início, a IDF buscou um símbolo simples, de modo a facilitar a reprodução em larga escala e facilitar o uso para qualquer pessoa que quisesse dar apoio à campanha. A ideia era ser algo tão simples, que uma criança pudesse desenhar com um giz de cera. O ícone pode ser facilmente reproduzido a um baixo custo e é facilmente integrado a qualquer campanha pelo diabetes.


A Escolha da Forma

Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.


A Escolha da Cor

O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento.


Uso do Símbolo

A IDF preocupada com o uso correto da logomarca do Dia Mundial do Diabetes, disponibilizou um Manual de Uso e também opção em 60 idiomas (inclusive em português) para facilitar os interessados no uso do material. O uso é livre.


Fontes:

http://www.diamundialdodiabetes.org.br/folheto-dia-mundial/
http://bemleve.com.br/saude/dia-mundial-do-diabetes/1488
do site http://espacoeducar-liza.blogspot.com/#

13.12.10

Noite Italiana

Noite Italiana no Flávio Simões

Nesta quinta-feira, 09 de dezembro, como premiação à Equipe Branca, vencedora da Gincana Estudantil do turno noturno, foi realizada uma noite italiana nos espaços da escola.
Com a participação dos professores, a direção e a coordenação pedagógica realizou uma noite de degustação de pizzas de sabores variados.


Os alunos premiados puderam saborear as pizzas oferecidas ao som de músicas típicas italianas.
Foi uma noite agradável e de confraternização. Mais um evento de sucesso!


Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.