7.8.10

Homenagem

Naquela Mesa
Sérgio Bittencourt
 
Naquela mesa ele sentava sempre
E me dizia sempre o que é viver melhor
Naquela mesa ele contava histórias
Que hoje na memória eu guardo e sei de cor
Naquela mesa ele juntava gente
E contava contente o que fez de manhã
E nos seus olhos era tanto brilho
Que mais que seu filho
Eu fiquei seu fã
Eu não sabia que doía tanto
Uma mesa num canto, uma casa e um jardim
Se eu soubesse o quanto dói a vida
Essa dor tão doída, não doía assim
Agora resta uma mesa na sala
E hoje ninguém mais fala do seu bandolim
Naquela mesa ta faltando ele
E a saudade dele ta doendo em mim
Naquela
mesa ta faltando ele
E a saudade dele ta doendo em mim


A postagem de hoje vai para todos meus amigos que são pais e principalmente para o meu pai que se estivesse vivo iria completar 82 anos no dia 28 de outubro.
Aprendi muitas coisas com meu pai e uma delas foi gostar da boa música que se faz no Brasil e no mundo.


4.8.10

Qual a importância das novas tecnologias na educação contemporânea?

É indispensável na era da revolução técnico-científica que novas tecnologias como computadores ligados à internet, softwares de criação de sites, televisão, entre outras coisas, não possam ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado; já que estas são algumas das possibilidades existentes.


A introdução das novas tecnologias digitais gerou mudanças para dinâmica social, cultural e tecnológica. Introdução esta que possibilitou o acesso à informação e a superação das fronteiras dos espaços e tempos também nas questões educacionais. Buscando nessa gama de possibilidades a construção do conhecimento e da interdisciplinaridade rompendo assim soluções prontas ou práticas padronizadas para o processo de apredizagem atual.


Muitas vezes a união da educação com a tecnologia ainda é encarada como uma união delicada. E uns dos problemas que podemos citar é a dificuldade dos professores em utilizar a tecnologia em benefício das aulas, pois requer desses profissionais novas competências e habilidades. Uma outra questão são as escolas que possuem a tecnologia mas não as utilizam como deveriam por não dominarem a ferramenta; contribuindo assim para a predominância de conteúdos específicos em vez de privilegiar a pesquisa, o desenvolvimento de projetos ou a busca de informação significativa.

Escola da Ponte

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino localizada em Portugal, no distrito do Porto, e dirigida pelo educador, especialista em música e em leitura e escrita, José Pacheco. Lá, os alunos não são divididos em classes nem em anos de escolaridade. Portadores de necessidades especiais dividem o espaço com os outros alunos, sendo a biblioteca o local central da escola. Cada aluno e a maioria dos orientadores educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola e estes últimos acompanham todos os educandos e trabalham para que conquistem sua autonomia, compreendendo o porquê e o para quê estudar.


O estudo é feito em grupos heterogêneos e dinâmicos, mas ocorrem, também, individualmente e em duplas, cujo critério para formação é o interesse em comum. As crianças podem escolher o que estudar e com quem, e podem solicitar a ajuda de um professor, desde que façam por escrito um pedido de auxílio, deixando claro o que querem saber, o que já sabem e o que já fizeram para aprender. O educador se responsabiliza por orientar a pesquisa, que é feita, predominantemente, em livros e na internet.


Há, também, a caixinha de segredos, onde os alunos deixam recados, pedidos de ajuda, desabafos, dentre outros, sendo esta uma forma, inclusive, de resolver questões relacionadas à tão discutida indisciplina.


Para avaliação, feita de forma continuada, há vários instrumentos, inclusive a auto-avaliação. Planos de aula (o que pretende saber e como proceder); relatório constando suas descobertas e jornal, com a publicação dessas; ata de assembléia – que ocorre semanalmente e é composta por alunos, pais, profissionais de educação e demais agentes educativos para resolver os problemas da escola em conjunto; quadro de solicitações de orientação; disponibilidade para ajudar os colegas; comparação entre o plano de atividades e impressões do trabalho realizado no dia.


O aluno do Núcleo da Iniciação, primeira dos três ciclos da escola, é trabalhado a fim de aprender a: ser pontual, assíduo e zeloso por seus materiais e colegas; a cumprir suas tarefas, pedindo auxílio ao professor só quando realmente precisar; desenvolver sua criatividade e participação, com intervenções pertinentes; elaborar e atualizar seu plano de estudo; reconhecer suas falhas e acertos, nas auto-avaliações; pesquisar, resolver conflitos e se comunicar – oralmente e por escrito – de forma clara e coerente.


Desenvolvendo bem as atividades de grupo, pesquisa e auto-avaliação, a criança passa para o Núcleo da Consolidação, procurando cumprir o currículo nacional destinado ao primeiro ciclo do ensino básico de forma autônoma, consolidando suas competências desenvolvidas na primeira fase.


No terceiro e último núcleo, o do Aprofundamento, os alunos trabalham os conteúdos do segundo ciclo do ensino básico. Eles possuem total autonomia de seu tempo na escola, mas devem participar das aulas de educação física e de laboratório e podem fazer parte de projetos de extensão e de pré-profissionalização.


A maioria dos pais de alunos da Escola da Ponte já pertenceu ao quadro de educandos da escola. Muitos deles, hoje, são pessoas autônomas e de destaque em suas profissões.

http://www.educador.brasilescola.com/gestao-educacional/escola-ponte.htm

Apoio aos Professores













O PAPEL DO EDUCADOR PERANTE A SUSPEITA E O DIAGNÓSTICO DO TOC

O educador ao observar os seguintes sintomas no aluno, deve pedir encaminhamento aos profissionais especializados como: neurologistas / psicólogos.


Os sintomas observados são:


Obsessões :
- Agressão: preocupação em ferir os outros ou a si mesmo; insultar; impulsos de agredir; - Contaminação: sujeira, germes, contaminação, pó, doenças; - Conteúdo sexual: fazer sexo com pessoas ou em situações impróprias; pensamentos obscenos; - Armazenagem e poupança: colecionar, guardar objetos inúteis; - Religião: escrupulosidade, blasfêmias, pecado, certo/errado; - Simetria: exatidão ou alinhamento; - Somáticas: preocupação excessiva com doenças; - Diversas(s): sons, palavras, números.


Compulsões:
- Limpeza/lavagem:(mãos, corpo, banho, toalhas, limpeza da casa, não tocar); - Verificação ou controle: fechaduras, portas, janelas, gás, torneiras, chuveiros, etc. - Repetições: (sair/entrar; palavras, números, parágrafos, páginas, gestos, leitura, escrita)- Contagens: objetos, janelas, portas, carros, etc. - Ordem/arranjos/seqüências, simetria ou alinhamento - Acumular/colecionar: empilhar jornais velhos, colecionar objetos inúteis)- Compulsões diversas: outros rituais mentais, fazer listas, tocar, bater de leve ou tocar em objetos, olhar.


Além das obsessões e compulsões o paciente portador de TOC apresenta inúmeras evitações como não tocar em objetos, móveis, roupas, dinheiro, bolsas. carteiras; não usar banheiros públicos, não sentar em bancos de praça, não tocar no corrimão de escadarias, trincos de porta, considerados sujos ou contaminados, que podem causar profundas interferências em suas rotinas de vida e de sua família.



PERANTE O DIAGNÓSTICO:

Após o diagnostico, o tratamento a ser feito, além de medicamentos ( se necessário), é a terapia cognitiva comportamental, a qual é realizada por psicólogos especializados.


A terapia comportamental utiliza a exposição e a prevenção da resposta para provocar o fenômeno da habituação, que consiste na diminuição gradual e espontânea dos sintomas quando se permanece repetidamente em contato com situações ou objetos que provocam medo e que de fato não são perigosos.


O educador deve centrar no modelo de aprendizagem do aluno, portanto alem das orientações recomendadas pelos profissionais que acompanham o paciente, deve proporcionar meios para as habilidades requeridas ajudando-o a realizar suas tarefas.

DICAS DE LIVROS

LIVROS DE CONTOS INFANTIS PARA DOWNLOAD

http://virtualbooks.terra.com.br/freebook/freebook_crianca1.htm



LIVROS PARA PAIS


http://www.portaldafamilia.org/scpais/livros_pais.shtml

Dicas de Filmes

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

A COR DO PARAISO

CASTELOS DE GELO (deficiência sensorial)

DANÇANDO NO ESCURO

ETERNO AMOR

FORREST GUMP O contador de Histórias - (Deficiência Mental)

JANELA DA ALMA

LEÓN E OLVIDO

MR. HOLLAND, ADORAVEL PROFESSOR

NASCIDO EM 4 DE JULHO(deficiência física)

O HOMEM ELEFANTE (portador de neurofibromatose múltipla)

O OITAVO DIA (sindrome de down)

O ÓLEO DE LORENZO

PROCURANDO NEMO

A era do gelo I eII

Sherek

PERFUME DE MULHER (deficiencia visual)

RAIN MAN ( autismo)

SONATA DE OUTONO

UMA LIÇÃO DE AMOR

UMA MENTE BRILHANTE (esquizofrenia)

O PIANO

AMARGO REGRESSO (deficiencia fisica)

Além dos meus olhos (deficiência visual)

Filhos do silêncio (deficiência auditiva)

À Primeira Vista - (Deficiência Visual)

Simples Como Amar - (Deficiência Mental)

O Óleo de Lorenzo - (Deficiência Física)

Meu Pé Esquerdo - (Paralisia Cerebral)

Perfume de Mulher - (Deficiência Visual)

O Despertar para a vida - (Deficiência Física)

O Domador de Cavalos - (Deficiência Física)

George o oitavo dia (Deficiência Mental)

Castelos de Gelo ( Deficiência Sensorial)

Adorável Professor ( Deficiência Sensorial)

O selvagem do Aveiron (Deficiência Mental)

Uma Lição de Amor (deficiência mental)

Amargo Regresso (deficiência física)

Murderball-Paixão e Glória-Sobre cadeirantes.

Uma mente brilhante - esquizofrenia

Melhor é impossível – obsessivo-compulsivo

Um estranho no ninho -

Garota interrompida -

Rain Man - autismo

Código para o inferno - autismo

Um dia de fúria

Spellbound – Quando fala o coração

Marnie – Confissões de uma ladra

Tempo de despertar

No limite do silêncio

Don Juan de Marco

Asas da liberdade

Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador

Mr.Jones – maníaco depressivo

Uma lição de amor

O diferente

A bela e a besta

Betty Love

A casa dos espíritos

Coisas que você pode dizer só de olhar para ela

Edward mãos de tesoura

O fabuloso mundo de Amélie Poulain

Maurice

Nell - fala

Tudo sobre minha mãe

Uma segunda chance

Bicho de sete cabeças - drogadição

Gênio indomável – superdotação intelectual

À primeira vista - visual

O homem elefante - física

Fantasma da ópera – física

O piano - auditiva

Meu pé esquerdo

Casas para servidores começam a ser construídas em dezembro

A construtora Runa inicia em dezembro deste ano, no bairro Califórnia, a construção de 496 apartamentos em regime de condomínio fechado, destinados a servidores públicos municipais. A obra será executada numa parceria da Prefeitura de Itabuna com a Caixa Econômica Federal e a previsão de entrega é de 18 meses, segundo informou o diretor comercial da construtora, Nérope Martinelli.


A obra faz parte do programa Minha Casa Minha Vida e os apartamentos terão dois quartos, sendo uma suíte, banheiro social, sala, varanda cozinha e área de serviço. O projeto também inclui espaço de lazer com quadra poliesportiva, piscina, churrasqueira e salão de festa. Essa estrutura de lazer será montada numa área de 50 mil metros quadrados.

A construção do conjunto habitacional foi decidida durante um encontro entre o prefeito Capitão Azevedo, diretores da construtora, da Caixa e dos sindicatos que representam o funcionalismo municipal. Podem se inscrever no programa servidores com renda familiar entre dois e seis salários mínimos.

O prazo de financiamento pode chegar a até 300 meses, com subsídio de até R$17 mil pelo Governo Federal, com juros de 5% ao ano e parcelas mensais de R$ 250,00 a R$300,00.

“O nosso governo é um governo que tem valorizado o servidor municipal que tanto contribui para o desenvolvimento da administração pública e a sociedade em geral. E cuidar bem deles é uma das nossas prioridades”, declarou o prefeito, ao fechar o acordo.

Já Martinelli, explicou que nessa primeira etapa do processo será feito o cadastro dos servidores, na sede dos sindicatos, na prefeitura e por meio de uma equipe itinerante que percorrerá os postos de saúde e as escolas da rede municipal. Ele adianta que além dos servidores, parentes de primeiro grau também podem se inscrever para a casa própria. À exceção é quem já tem casa própria ou o nome no SPC ou Serasa.


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do site PMI

CURSO À DISTÂNCIA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAS

O Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) inscreve até o dia 6 de agosto de 2010 para o Curso de Formação de Professores para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, profissionais da educação (Diretores, Coordenadores e Professores) das redes públicas federal, estadual e municipais. O curso é apoiado pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC). Mais informações no site do curso (www.cursoensinoafro.ufba.br) ou pelo telefone 3283-5519, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas (Falar com Profa. Zelinda ou Lucylanne).

3.8.10

Programa Preparatório para a promoção da Igualdade Étnico-racial na educação

O Centro de Estudos Afro- Orientais ( CEAO / UFBA ), a Partir de Uma Parceria com o Ministério da Educação Através do Programa de Ações afirmativas Para a População Negra NAS Instituições Públicas de Educação Superior ( UNIAFRO ) Promove o Programa parágrafo preparatório uma Promoção da Igualdade étnico -racial na Educação , Que Incluí Ações de Incentivo à Permanência de Estudantes ingressos do NA UFBA via Sistema de cotas e formação de professores para o ensino de História e Cultura Afro- brasileiras , no período de agosto de 2010, um de fevereiro de 2011. A Iniciativa de Realização Deste Programa insere- se Num Conjunto de Ações previstas nenhum Programa de Ações afirmativas da Universidade Federal da Bahia, aprovado em Processo em 17 de maio de 2004 e de Implantação Desde 2005.



As ações do Programa de Ações afirmativas da Universidade Federal da Bahia , Na Medida Em que se orientam à Preparação dos candidatos AO Concurso Vestibular, à Realização do Concurso , AO Incentivo à Permanência dos aprovados e AO Acompanhamento e Avaliação das Políticas adotadas , cumprem parte de suma importância um dos objetivos serem alcançados Para a Garantia de efetiva inserção da População afro- descendente na universidade.



Formação de professoras (es)

Que tendão em vista uma educação formal brasileira Somente com o Advento da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei 10.639/03 permitiu uma Inclusão de temas Até então Pouco fenômeno que não escolar Ambiente , Como pluralidade cultural e Desigualdades raciais e de gênero, Podemos Que se observar OS professores carecem de Formação Específica Para o Trabalho com Estes temas em sala de aula. Tal Situação Para tanto aponta um Necessidade de Mudança nd Estrutura dos currículos educacionais Como Para a Necessidade de garantir EAo Profissionais Que Já atuam em sala de aula uma Formação Específica Para o Trabalho temas transversais com. A Oferta de Cursos de Formação voltados um FIM Este Veio suprir uma lacuna ESTA Fomentar e Práticas educativas condizentes com uma População brasileira Diversidade étnico -racial da.
 
Edital de Abertura de Inscrições
 
direto do CEAO da UFBA

1.8.10

Caso de Polícia

Hoje, 01 de agosto, domingo, ladrões entraram na escola e num ato de vandalismo, arrombaram o portão de entrada.
Em seguida, adentraram em uma sala de aula onde funciona o trabalho de intervenção pedagógica. Na sala, recolheram o material que os professores conseguiram para os alunos, como cadernos, livros, lápis de cor e tesouras.
Dando prosseguimento ao roubo, tranquilos por não ter vigilância, arrombaram o carro de um amigo da escola que guarda seu veículo lá. Após quebrarem o vidro do lado do motorista, arrancaram seu aparelho de DVD e iam retirar o aparelho de rádio quando o alarme soou assustando os meliantes e fazendo com que evadissem deixando para trás a sacola com os pertences da sala de aula.
Isso nos leva a pensar como estamos expostos a todo tipo de perigo. E a necessidade que o poder público zele e proteja o contribuinte. E a necessidade de ter, na escola, vigilância diária e ininterrupta.
Esperamos que se consiga descobrir o(s) autor(es) do feito, restituindo o bem a seu proprietário.
E esperamos, também, que a escola não fique à mercê da bandidagem porque não podemos contar com proteção nem vigilância policial.

Projeto de Leitura

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