27.11.10

Mudanças no Plano de Carreira do Magistério de Itabuna

A Câmara Municipal de Itabuna acaba de aprovar, por unanimidade, o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito José Nilton Azevedo Leal, propondo ementas à Lei Municipal nº 1.913, de 15 de outubro de 2003, que regulamenta o Plano de Cargos, Empregos Públicos e Remuneração do Quadro dos Profissionais da Educação do Município de Itabuna.

As alterações, aprovadas pelo Legislativo na quarta-feira (24), foram ao parágrafo 1º, do Artigo 11, que versa sobre a mudança de nível, e à alínea “c”, inciso II, do Artigo 28, que trata de adicionais. Segundo explicou o secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, com a aprovação das duas emendas à Lei 1.913, a administração municipal está corrigindo distorções e assegurando benefícios ao magistério.

Em relação à mudança de nível, Gustavo observa que, a partir de agora, ela será automática e vigorará no mês seguinte da data em que o professor apresentar, no setor de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Educação (SEC), o comprovante da nova titulação, ou seja, o diploma de conclusão de cursos de graduação ou o certificado conclusivo de pós-graduação na área de educação, emitidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

“Anteriormente, a mudança de nível tinha que ser solicitada até a data especificada no calendário letivo do ano anterior à sua concessão. Com isso, muitos professores ficavam prejudicados pelo fato de que a emissão dos diplomas e certificados nem sempre ocorriam em tempo hábil. A partir de agora, estaremos corrigindo essa injustiça”, justifica Lisboa.

A mudança de nível pode ser solicitada por profissionais do magistério que concluírem curso superior de graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Com a ascensão, o professor garante um adicional de até 10% sobre o valor do seu salário base.

Com relação à mudança que trata da extinção do adicional noturno, o secretário da Educação ressalta que existia uma incoerência no texto da Lei, pelo fato que, de acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), tem direito ao adicional noturno todo o profissional quando estiver em exercício da função a partir das 22 horas.

“Como nenhuma de nossas unidades da rede de ensino funciona após esse horário, era ilegal pagarmos tal adicional. Em consenso com os representantes do sistema municipal de ensino, propomos a revogação do “benefício” vigente e a instituição do Adicional por Serviços Educacionais Realizados em Período Específico, o Asepe, assegurando aos professores que atuam no seguimento da educação de jovens e adultos, no período das 19 às 22 horas, um aditivo de 10% sobre o salário”, explica o secretário da Educação.

Gustavo Lisboa adianta que, a princípio, cento e cinquenta professores do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) serão beneficiados. Além destas mudanças, os integrantes de uma comissão formada por técnicos da SEC, representantes do Conselho Municipal de Ensino (CME) e do Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna (Simpi), estudam outras mudanças no Plano de Carreira do Magistério, que devem ser concluídos até o final de 2011.

do site da PMI

MUTIRÃO DA CIDADANIA

Promover a cidadania é missão de todo cidadão”


Com o objetivo de despertar e criar na comunidade, uma prática de Construção Coletiva da Cidadania, a Escola Flávio Simões promoveu, no dia 26 de novembro de 2010, das 08 às 17h, em suas dependências, o II Mutirão da Paz.

A cidadania é um direito e um dever. É um caminho seguro que nos conduz à prática da justiça, fraternidade, paz e qualidade de vida. É missão de cada cidadão ajudar a proporcionar melhorias e qualidade de vida para o próximo. Você faz parte desse projeto de solidariedade onde diversos serviços foram disponibilizados.

Foi oferecido: atendimento médico (atendimento especial para os diabéticos) com controle de glicemia e aferição da pressão, banco de sangue, programas sociais, psicólogos, nutricionista, odontólogo com fluoração, palestras, peças educativas, corte de cabelo e manicure, artesanato e muito mais.

A Cidadania significa exercer com dignidade os direitos civis e políticos dentro de um Estado. Porém, este gozo de direitos leva a uma série de deveres ao cidadão e, o primeiro deles é sempre respeitar as diferenças. O respeito ao outro gera o respeito a si mesmo.


O cidadão só terá seus direitos respeitados no momento em que ele exercer o dever de respeitar o direito do próximo, independente de raça, credo ou cor. Portanto, exercer a cidadania é praticar o respeito ao próximo, exigir das autoridades o respeito aos seus direitos e respeitar as regras da sociedade.

Podemos dividir a cidadania em quatro pontos fundamentais para exercê-la: dignidade, igualdade, participação e co-responsabilidade. A prática destes quatro pontos é a prática da cidadania plena. Conhecendo estes elementos, fica mais fácil o convívio em sociedade, e mais simples o respeito ao próximo e às regras comuns, bem como a cobrança de todos por um Estado mais justo e democrático.

A cidadania não existe apenas em cobrar regras mais justas para o convívio social, mas também em exercer estas regras a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e igual.


Praticar a cidadania deve ser um ato comum, de todos os setores da sociedade. Praticar a cidadania é praticar o respeito à vida, seja ela branca, negra, pobre ou rica.

A todos que colaboraram para a realização de mais este evento, agradecemos a participação e doação de seu tempo e trabalho em prol da comunidade do bairro da Califórnia e bairros circunvizinhos.

24.11.10

Um desafio interessante!

Este desafio não trabalha nenhum conteúdo específico de Matemática de 5ª a 8ª série e Ensino Médio, porém auxilia e muito o desenvolvimento da aprendizagm Matemática.


Ø Habilidades trabalhadas

Através dessa atividade os alunos desenvolverão a atenção, o raciocínio lógico matemático e a percepção seqüencial e posicional.



Ø Seqüência didática

- Formar duplas e entregar o desafio seguinte:


Leia com atenção e tente resolver a situação abaixo seguindo as Pistas.


José Carlos, Beatriz, Carolina, Renê, Rogers, Danilo, Daniele e Jaqueline guardaram suas balas nas prateleiras. Descubra onde e quais são as balas preferidas de cada um.

PISTAS:

1. Tanto as balas favoritas de José Carlos como as de Jaqueline estão na prateleira de cima.

2. As balas de morango de René estão no vidro imediatamente abaixo do vidro de balas de iogurte.

3. As balas preferidas de Carolina estão entre as balas sortidas de Rogers e as de frutas. As balas de Rogers não são guardadas num vidro na extremidade da prateleira.

4. As balas dietéticas são guardadas num vidro localizado na extremidade direita da prateleira inferior, enquanto as balas favoritas de Daniele estão na outra extremidade da mesma prateleira.

5. As balas de laranja estão imediatamente acima das balas de chocolate.

6. Danilo não gosta das balas de uvas; suas balas preferidas não estão no vidro situado abaixo do vidro das balas preferidas por José Carlos.



Autor desconhecido

- Dar tempo para que eles descubram a solução do desafio e, após esse tempo pedir a alguns alunos que mostrem como chegou à solução.

21.11.10

Professores estressados ou desiludidos ?


Com a aproximação do final do ano letivo, muitos Professores já se encontram em um estado de extremo cansaço. Não é para menos, com tantos Relatórios, Provas para corrigir, tarefas de casa, trabalhos, fechamento do Bimestre, Reunião de Pais, alunos indisciplinados, reclamações de pais, semanários, datas comemorativas, formatura.

Ufa, quanta coisa !!!

De certa forma, o cansaço que naturalmente surge ao longo do ano letivo é até compreensível e administrável, afinal para isso temos o recesso e as férias onde recarregamos as energias e voltamos com novo ânimo.

Entretanto muitos Professores estão se afastando do trabalho devido ao Estresse emocional pois apresentam esgotamento físico, alto grau de irritabilidade e mau humor, parecendo que estão a beira de um ataque de nervos.

O Estresse aparece quando somos submetidos a um estado de grande esforço e tensão. Neste caso nosso corpo reage apresentando alguns sintomas tais como: dores de cabeça, irritabilidade, cansaço, perda de memória, tensão muscular, problemas psíquicos desencadeando até depressão ou pânico.



Dentre as dezenas de emails que recebo diariamente, boa parte deles trata de desabafo dos Professores que visivelmente estão a beira de um ataque de nervos, porém observei algo maior ainda por trás destes constantes desabafos: desilusão pela profissão.

Professores que já há muito tempo perderam a alegria e a disposição de ensinar, pois olham para trás e vêem que o trabalho que fizeram até agora não resultou em NADA, que não valeu a pena. Há uma total falta de motivação, e um profundo esgotamento emocional. Isso é muito triste !!!

Este tipo de desilusão em relação ao próprio trabalho, também é um transtorno psíquico conhecido por “ burn out”, que em inglês significa combustão completa. Enquanto que a depressão é uma reação do corpo a um estado de tensão, o “ burn out” é um transtorno emocional .


Uma profissão, seja ela qual for, dentre outras coisas deve nos trazer satisfação pessoal, senso de dever cumprido, certeza de que estamos fazendo a diferença no mundo e na vida de outras pessoas. Quando não sentimos que estes objetivos estão sendo atingidos entramos em um estado de desilusão e apatia.


Mas, o que gera essa desilusão e apatia pelo que fazemos ? Em muitos casos constatei que os Professores estão focando suas preocupações em coisas que não cabe a eles resolver. A Família não está educando ? O Governo não está apoiando ? O Gestor não está ajudando ? A violência está tomando conta da Escola ?

A única coisa que o Professor pode controlar é a SUA atitude frente a tudo isso. O Professor pode mudar a si mesmo e não precisa ficar esperando que os outros façam algo. É preciso que façamos apenas a nossa parte, não de forma medíocre, mas sim extrapolando o nosso ótimo em busca do nosso excelente. Isso nos dá o sentimento de completude e faz com que o nosso emocional esteja imune, blindado, contra qualquer tipo de azedume que venhamos a nos deparar.

Sempre comparo o nosso corpo como sendo uma casa, com vários cômodos que precisamos cuidar, cada qual tem sua função. Cada um desses cômodos precisa ser cuidado, decorado, corretamente utilizado, e ser limpo periodicamente. Como em qualquer casa, ou ambiente que usamos, geramos LIXO que precisa ser recolhido e jogado fora.

Com o nosso corpo precisamos fazer o mesmo, jogar fora o lixo emocional. Tudo aquilo que interrompe a passagem de coisas novas, tudo aquilo que cheira mal, tudo aquilo que nos empobrece enquanto pessoas, tudo o que não é nosso e por vezes insistimos em carregar.

Lembre-se você até pode armazenar o lixo por alguns dias antes de jogar fora, o que você não pode é armazená-lo por semanas inteiras, meses, e até anos. Jogar fora o lixo emocional exige planejamento, por esta razão arrume sua agenda semanal de modo que haja o momento de fazer isso. Como? Praticando mais esportes, tendo momentos de lazer a sós ou em família, viajando, divertindo-se, praticando um hobby, nutrindo os relacionamentos que valem a pena, compartilhando mais, reclamando de menos.

Uma pessoa sem lixo emocional é como uma casa arejada. Todo mundo que entra em contato com ela logo percebe o perfume, a luz natural, a alegria de viver. Tudo isso contagia: seus colegas, seus familiares, os alunos, os pais dos alunos, e todos que estiverem a sua volta.



Saúde física e emocional do Professor precisa ser levada em conta para um efetivo Gerenciamento da Sala de Aula.

E você, o que está fazendo para jogar fora o seu lixo emocional diário ?

By Roseli Brito .

Projeto de Leitura

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