14.10.11

Reflexão

Ser professor

de Paulo Freire



Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor, que por não poder ser neutra, minha prática exige de mim uma definição.

Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura.

 Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.

Não posso ser professor a favor simplesmente do Homem ou da Humanidade, frase de uma vaguidade demasiado contrastante com a concretude da prática educativa.

Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.

Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.

Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.

Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza da minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste

HOMENAGEM AOS PROFESSORES



Parabéns Professores!!!

Poema ao Professor


Acorda cedo, sai às pressas

para chegar na hora certa,

ele é o professor.



Na escola ele ensina:

Geografia, Português,

Matemática, História, Inglês

e espera o resultado

em ver todos aprovados.



Ele é o professor.



Se dedica com amor

à profissão que abraçou,

pois desde cedo queria

ter um espaço na vida

e ser um grande professor.



Aqui fica o meu recado,

por tudo, muito obrigado,

pelo que foi ensinado

por você, meu professor.





12.10.11

SEC promoveu III Fórum de Educação de Jovens e Adultos


O Auditório Gervásio Oliveira da FTC foi pequeno para acolher na noite da última quarta-feira (5) mais de trezentos participantes do III Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Itabuna, promovido pela Secretaria da Educação (SEC). Porém, quem conseguiu ter acesso ao local pôde participar de espaço democrático de reflexão e discussão em torno de temáticas relacionadas à Qualidade de Vida dos Jovens e Adultos das escolas da rede pública municipal.

SEC promoveu III Fórum de Educação de Jovens e AdultosO Auditório Gervásio Oliveira da FTC foi pequeno para acolher na noite da última quarta-feira (5) mais de trezentos participantes do III Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Itabuna, promovido pela Secretaria da Educação (SEC). Porém, quem conseguiu ter acesso ao local pôde participar de espaço democrático de reflexão e discussão em torno de temáticas relacionadas à Qualidade de Vida dos Jovens e Adultos das escolas da rede pública municipal.

Tendo como público-alvo os educadores, educandos jovens, adultos e idosos da rede, alunos dos cursos de licenciatura das faculdades locais, bem como representantes de entidades ligadas à educação, o Fórum foi organizado pela Assessoria Técnico-Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos da SEC na perspectiva de contribuir positivamente para promoção de bem-estar e saúde emocional, física, social e espiritual dos estudantes atendidos no Proeja. Nas escolas municipais de Itabuna são atendidos mais de 2 mil, sendo 25 escolas no meio urbano e 5 no campo.

Durante a programação do Fórum, os alunos, professores, coordenadores e outros profissionais do setor educacional que atuam no Proeja foram protagonistas na apresentação dos trabalhos, todos focados na temática "Qualidade de Vida". A socialização das sistematizações dos trabalhos foi dividida em dois blocos. No Bloco 1 estavam as escolas: Verdes Campos, Cleonice Almeida, Firmino Alves, Ubaldo Dantas, Prof. Flávio Simões, Imeam e Grupo Escolar Pedro Jerônimo.



O Bloco II foi formado pelas unidades escolares: CAIC Jorge Amado, Grupo Escolar Frederico Smith, Escola Norma Vídero, Grupo Escolar José Oduque, Everaldo Cardoso, Jorge Ribeiro Carrilho, Raimundo Jerônimo Machado, Frederico Smith e Escola Maria Creuza.

Avaliação

Ao avaliar os resultados do evento, a assessora Técnico-Pedagógica, Keylla Valéria Abreu Soares, considerou os que o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos foi muito enriquecedor em termos de socialização de ações desenvolvidas nas unidades escolares e de aprendizagem. “A temática já vinha sendo trabalhada pelas escolas por meio de Projetos e Colóquios. O Fórum foi, portanto, um momento em que pudemos convergir os diferentes recortes discutidos e aprofundados anteriormente”, argumentou a educadora.

Dessa forma, acrescenta Keylla, a partir da temática central, foram discutidos temas específicos como: Alimentação Alternativa, Meio Ambiente, Trabalho, Saúde Física e Mental, Sexualidade, dentre outros. Para realizar o III Fórum da Educação de Jovens e Adultos, a equipe de professoras-articuladoras da Assessoria Técnico-Pedagógica do Proeja contou com a parceria das Assessorias de Diversidade Étnico-Racial, de Formação Continuada e BB Educar-Eu Cidadão. Todas essas Assessorias são integrantes do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação.

DCS/PMI -

Projeto de Leitura

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