8.2.12

SEC inicia ano letivo com a valorização do Ser Professor

O profissional da arte de ensinar uma ciência, alguma técnica ou outro conhecimento foi o foco da 28ª Jornada Pedagógica, que teve início nesta segunda-feira (6), com o tema. A subjetividade do SER PROFESSOR no contexto da Educação Grapiúna. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Itabuna, através da Secretaria da Educação reuniu professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, bem como de representantes da sociedade civil organizada, que lotaram as instalações do auditório Paulo Souto, na Uesc.

SEC inicia ano letivo com a valorização do “Ser Professor”A abertura teve início com as boas-vindas do secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, ao destacar que a jornada aborda, até o dia 10, sobre o profissional que faz com que a educação seja difundida, a partir de sua subjetividade, formada pelas experiências vividas nos contextos social, cultural e profissional. “Espero que ao longo desses dias possam ser discutidos sobre o corpo, a mente e a saúde do professor, que atua de forma integral, dentro e fora das salas de aula”.


Durante o seu discurso, o titular da pasta assegurou que o bom desempenho como educador e pessoa é concretizado com a prática das virtudes do amor e do perdão ao apresentar cenas de um vídeo documentário, produzido pela SEC, que relata a história de uma professora que perdoou o assassino de seu filho. “Que a gente consiga perdoar aqueles que nos ofenderam no ano passado e que possamos iniciar o ano de 2012 com o coração mais leve. Que este ano, seja de vitórias!”.



O prefeito Capitão Azevedo foi representado pelo chefe de gabinete, Ivan Krebs Montenegro, que cumprimentou a todos os participantes da Jornada Pedagógica através de um abraço simbólico ao secretário de educação, Gustavo Lisboa e destacou a importância do Ser Professor, enquanto seres humanos e como profissionais da arte de ensinar.





Na abertura do ano letivo, a Biblioteca Itinerante e Grupo Minos arrancaram aplausos em suas apresentações.







 Em seguida, a SEC anunciou o lançamento do “12º Concurso Pátria Amada”, envolvendo os profissionais e alunos da Rede Municipal de Ensino, que terão que desenvolver trabalhos em diversas categorias, inspirados nas obras de Jorge Amado. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site http://www.itabuna.ba.gov.br/educacao/patriaamada/home.php




Logo depois, foi feito o lançamento do Concurso Líderes Afrodescendentes das Comunidades de Itabuna e Ilhéus. As categorias são divididas em: 1ª Personalidade Negra da Comunidade e 2ª Sou Afrodescendente. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 10 e 29 de fevereiro, na secretaria de Educação de Itabuna.

Palestra

Um dos momentos mais esperados pelos profissionais da Educação na abertura da Jornada Pedagógica 2012 foi a palestra da professora PhD, consultora em Educação, Ivone Boechat, que conduziu a temática central do evento e do ano letivo, “A subjetividade do SER PROFESSOR no contexto da Educação Grapiúna”. Em suas explanações, a especialista na área educacional enfatizou uma série de situações vividas pelos educadores em sala de aula e apontou a necessidade dele promover o aluno a um cidadão global. “Temos uma educação a nível global, precisamos “abrir” a visão do grapiúna porque ele é cidadão do mundo e precisa sair desse contexto local. E, o professor é aquele que ajuda a “abrir” as portas para esse aluno”.

A abertura da Jornada Pedagógica contou com um público muito extenso de professores, coordenadores e diretores da Rede Municipal de Ensino, que apoiam a iniciativa do Poder Público Municipal no desenvolvimento de ações que valorizem o profissional da educação. Para a coordenadora pedagógica da Unidade Iolanda Pires, Alaíse Farias o momento foi muito oportuno para promover reflexões sobre a função de educador.

“Nós estávamos precisando de momentos como este, para que possamos refletir sobre a nossa profissão e o que nós oferecemos, enquanto profissional e como pessoa. Além disso, o encontro foi importante para traçarmos projetos do professor com o aluno e nós incentivar para a realização do ano letivo 2012”.

Estavam presentes, ainda, o representante da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Wenceslau Júnior; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bittar; a presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi), Normagnolândia Guimarães Sant’Ana; a diretora da Direc 7, Rita Dantas; a representante dos Movimentos Sociais, Rita Amâncio de Cássia; a representante dos gestores escolares, Maria Célia Miranda; a representante dos professores da Rede, Marizouda Ferreira; o representante dos pais, Joilson Silva e dos funcionários, Elizabeth Ferreira.

Programação

O encontro integra o calendário letivo do município, que tem como propósito capacitar os profissionais da área e planejar as ações escolares para o ano de 2012. Nos dias 8, 9 e 10 os profissionais da Rede Municipal de Ensino estarão realizando o planejamento do ano letivo de 2012, nas Unidades Escolares. Para encerrar a 28ª Jornada Pedagógica, está prevista a 3ª Aula Pública do Projeto Salutar, a partir das 17 horas, na praça Rio Cachoeira, em Itabuna.

direto do site da PMI - Texto de Viviane Cabral e Fotos de  Vinicius Borges

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.