26.5.12

Curso As Novas TICS

 

A Escola Flávio Simões deu início a mais um curso de formação de professores,O professor e as Novas Tecnologias - CONHECENDO E DOMINANDO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, desta vez trazendo para estudos e debate entre seus educadores a inserção das Novas Tecnologias no ambiente escolar e suas utilizações.
O curso foi desenvolvido na plataforma moodle e exige envolvimento diário do professor, em pelo menos uma hora para estudo e realização das tarefas.
O curso foi criado e está sendo ministrado pela coordenadora pedagógica responsável pelo LA e pela formação de professores da escola.
Após um primeiro momento para apresentação do curso, segue abaixo o cronograma das demais atividades:

Cronograma do Curso

I Módulo (EAD)


Módulo I - Criação do Blog
Período EAD - 09/05 a 11/06


II Módulo (semi-presencial)

Módulo II - Produção coletiva de textos:Google docs, wiki

12/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
13/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
14/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 15/06 a 18/06



III Módulo (EAD)

Módulo III - Utilizando Slide
Período EAD - 20/06 a 09/07


IV Módulo (EAD)

Módulo IV - Conhecendo e utilizando os aplicativos: GCompris, TuxPaint
Período EAD - 10/07 a 23/07


V Módulo (semi-presencial)

Módulo V - Utilizando o HotPotatoes

24/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
25/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
26/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 27/07 a 19/08


VI Módulo (EAD)

Módulo VI - Elaborando jogos e cruzadinhas com JRPV (Pobre Virtual)
Período EAD - 20/08 a 03/09


VII Módulo (semi-presencial)
Módulo VII - Criando linha do tempo com Dipty

04/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
05/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
06/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 07/09 a 01/10


VIII Módulo (semi-presencial)

Módulo VIII - Produções multimídia com MOVIE MAKE e AUDACITY e compartilhamento na internet no YOUTUBE e no BLOG

02/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
03/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
04/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 05/10 a 29/10


IX Módulo (semi-presencial)

Módulo IX - Projetos de aprendizagem na rede: Webquest

30/10 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
31/10 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
01/11 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 02/11 a 21/11


X Módulo (presencial)

Módulo X - Encerramento - Projetos de intervenção

Presencial 22/11- com turma manhã - 10 h
                            com turma tarde - 15 h
                            com turma noite - 20 h

25.5.12

Tecnologia na escola

Iniciado em maio, o curso de tecnologias educacionais "O professor e as Novas Tecnologias" com o tema Conhecendo e Dominando as Tecnologias Educacionais, administrado pela professora Bete Almeida atende a uma boa parte dos professores da escola Flávio Simões.
Com previsão de duração até o próximo mês de novembro, o curso Conhecendo e Dominando as Tecnologias Educacionais pretende instrumentalizar o professor no uso das Novas Tics como:


*O Google Docs instrumentalizando a produção e publicação de textos coletivos;

*Softwares educativos e aplicações em sala de aula;

*Produções áudio visuais e compartilhamento na internet;

*Projetos de intervenção para utilização das tecnologias da escola utilizando os ambientes colaborativos da Web;

*Conhecer e utilizar o Portal do Professor, Novo EscolaBR.
 
Apesar de ainda não atingir a todos os integrantes do corpo docente da escola, pretendemos continuar investindo na formação continuada do grupo com novos cursos e temas instigantes.
 
Você, professor que ainda não se cadastrou no curso, ou você, que iniciou mas não tem acessado, entre e realize as atividades propostas!
 

Não deixe de participar!

O problema da educação ou a decadência do antigo modelo de ensino

De décadas para cá, a educação vem passando por uma espécie de colapso, o que tem levado muitos educadores e estudiosos a reformularem e repensarem suas metodologias.


Conforme o Dr. Mel Levine1, fundador do Instituto All Kinds of Minds (organização que analisa as diferenças de aprendizagem), “mentes diferentes aprendem de maneiras diferentes, cérebros diferentes fazem conexões diferentes, o problema é que a maioria de nossas escolas pratica uma educação do tipo ‘tamanho único’ com consequências nefastas, já que os padrões de aprendizagem de muitos dos educandos não se encaixam nos padrões de ensino das escolas que frequentam”, isso, sem sombra de dúvida, provoca nos alunos, desconfortos, inquietações, uma sensação de estar fora de seu habitat natural, poderíamos dizer, até mesmo, de exclusão.

Então, nos perguntamos: qual a ou as consequências disso? Ora, um educando que não se sente confortável onde está, o mais óbvio que pode acontecer é que não traga bons resultados para si próprio; consequentemente, para a escola também. Esse mesmo educando que, uma vez bem compreendido em suas disfunções, teria condições de contribuir positivamente para a sociedade pode, ao desistir de seu potencial, gerar ainda, problemas sociais diversos.

Priscilla Alves

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.