6.3.10

Mulher, heroína sem rosto



O real sentido da palavra heroína não remete a alguém com poderes sobrenaturais que surge à noite para salvar a cidade das garras de algum ser malvado. A verdadeira heroína é a que foi vencendo obstáculos à medida que surgiram os obstáculos.
O seu trabalho consiste em algo mais difícil do que capturar o delinqüente mais procurado. O seu objetivo máximo é aquele que melhor sabe fazer: educar o ser humano e dar amor.
O sexo feminino é a principal fonte de subsistência, pois não apenas concebe uma criatura em seu ventre, mas a conserva, deixa-a crescer em seu interior, sempre consciente de que o que está dentro dela é um milagre que irá mudar a sua existência. Assim é como a mulher se torna mãe, não apenas potencialmente, mas dando início ao ato da maternidade.
Uma mãe não se separa do seu filho até que este seja capaz de se virar por conta própria e, quando chega esse momento, aquele ser maravilhoso trará impresso o selo de quem o educou e o levou pelos caminhos da melhor educação.
Na grande maioria das vezes, aclamamos ilustres personagens da história por suas grandes obras, por suas idéias, pela sua maneira de mudar o mundo por meio de sua luta. Poucas são as pessoas que param e se aprofundam em tal admiração e se dão conta de que os maiores filósofos, cientistas e escritores tiveram mãe. Uma mulher ao seu lado, sempre velando pelo seu bem e mantendo-os em suas entranhas. Alguém que foi capaz de os ver crescer até onde foi possível e até que seus olhos estivessem cansados. No fim das contas, foi uma mãe quem deu o impulso para que um grande pensador contribuísse com suas idéias e invenções, desde os pré-socráticos aos intelectuais mais próximos a este século.
Você, que é mãe, tem uma grande oportunidade de formar um líder. Deve se sentir privilegiada e orgulhosa, pois foi entregue a você a ocasião perfeita de impulsionar heróis para a sociedade.
Você, condutora de cada passo, educadora do futuro, heroína oculta.

Ana Cecilia Pereyra




 
Ana Cecilia Pereyra, Colaboradora do site Mujer Nueva
Fonte: site Mujer Nueva - www.mujernueva.org

Origem do Dia Internacional da Mulher






O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".


 






Óleo sobre tela da artista plástica Bete Almeida

5.3.10

JORNADA PEDAGÓGICA - 2010

Centrados na temática “Direito à Educação: Qualidade nos Tempos e Espaços Escolares”, profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participaram da XXVI Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria da Educação (SEC), que aconteceu no período de 8 a 12 de fevereiro. A programação incluiu avaliação do ano letivo de 2009, palestra, minicursos, apresentação da proposta de formação continuada, discussão e avaliação dos indicadores de acompanhamento da aprendizagem e planejamento escolar.


A diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, professora Fátima Cristina Vasconcelos Góis, ressalta que a Jornada se constitui num momento onde os educadores são instigados a dialogar, refletir e ampliar conhecimentos que se materializarão nos contextos escolares. Referindo-se ao tema da Jornada Pedagógica, a diretora destaca que o intuito é efetivar uma educação que atenda às demandas sociais e legais da educação grapiúna.

“A proposta da SEC, em consonância com outras em andamento, compromete-se com a garantia e sucesso das aprendizagens, respeitando os direitos, os espaços e os tempos do educando”, afirma Fátima Vasconcelos. Segundo ela, os profissionais convidados para ministrar palestras e minicursos na Jornada Pedagógica são referências nacionais como pesquisadores no contexto dos Ciclos de Formação Humana, modelo aplicado na escola itabunense.

Programação

Na segunda-feira (8), as atividades da Jornada Pedagógica foram realizadas no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O credenciamento dos participantes começou às 12h30min. Antecedendo a solenidade de abertura, a Trupe da Biblioteca Itinerante subiu ao palco para encenar a peça teatral “Di² ESLUETI”. Também integrando a programação cultural, alunos do Ciclo da Adolescência da Rede Municipal de Ensino apresentaram a peça “Escola de Paz”.

Às 15h10min, a doutora em Educação da Universidade de São Paulo, professora Sandra Maria Zakia Lian Sousa, abordou o tema central do evento “Direito à Educação: Qualidade nos Tempos e Espaços Escolares”. O primeiro dia da Jornada Pedagógica foi encerrado após plenária marcada para as 16h40min.

Na terça-feira (9), das 8 às 12 horas, no auditório do Centro de Cultura Adonias Filho, o doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gabriel de Andrade Junqueira Filho, ministrou para os profissionais da Educação Infantil e do Ciclo da Infância o minicurso Territórios da Infância: múltiplas linguagens e mil possibilidades.

Já no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (Icei), estiveram reunidos os profissionais do Ciclo da Pré-Adolescência e da Adolescência, Proeja I e II, ProJovem e BB Educar, para o minicurso Progressão Continuada e a Garantia na Qualidade das Aprendizagens, ministrado pelo professor Paulo Henrique Arcas, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdades Magister. A programação se estendeu de quarta à sexta-feira (10, 11 e 12), nas unidades escolares.

SAGCS/PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges - 05/02/10. Direto do site da Prefeitura de Itabuna.

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.