17.12.11

Unit e Ufesba em Itabuna

Implantar em Itabuna um moderno centro de ensino superior focado na missão de transformar e desenvolver sociedade regional através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionado a formação integral e continuada do cidadão. Este é um dos mais audaciosos projetos da Universidade Tiradentes (Unit) para 2012, quando a Instituição de Ensino Superior (IES) estará comemorando seus 40 anos de fundação.


Neste sentido, um grupo de executivos da Unit, liderado pelo pró-reitor Acadêmico, professor Ihanmarck Damasceno, esteve reunido com o secretário municipal da Educação de Itabuna, Gustavo Joaquim Lisboa, na última quinta-feira (8), quando foi anunciado o plano de implantação do campus itabunense. A visita ao município sulbaiano serviu também para prospecção de áreas e imóveis onde seria viável a instalação da Universidade.

O pró-reitor adiantou que o projeto para a implantação da Unit em Itabuna é um dos principais objetivos da IES para o ano de 2012 e parte da compreensão de que o município está se consolidando como o segundo principal polo de educação superior do Estado. “A Unit quer trazer para o Sul da Bahia a mesma excelência em ensino superior presencial que ela já disponibiliza nas cidades de Aracajú, Maceió, Estância, Itabaiana e Própria”, elucidou.

Ihanmarck observou que a vinda da Unit não representa apenas mais uma Faculdade para o município. “Entretanto, trata-se de um projeto inovador que vem na perspectiva de consolidar o objetivo do reitor da Universidade Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, de transformá-la em referência no âmbito das IES, locais, regionais e nacionais”.


Consolidação


O secretário Gustavo Joaquim Lisboa avaliou que a decisão da Unit de implantar um campus em Itabuna é algo que vem legitimar a posição hoje ocupada pelo município, como referência na área educacional. Ele lembra que a vinda de faculdades privadas, a ampliação da Universidade Estadual de Santa Cruz e, mais recentemente, o anuncio da criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba), são fatores que contribuem e se complementam na consolidação da cidade como polo educacional.

No caso da Unit, Lisboa ressalta que a Instituição tem uma história de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira e isto é um fator que referencia o seu projeto educacional. “Além disso, um estudo mais aprofundado acerca das reais potencialidades do município e o seu entorno apontam para a necessidade de novas possibilidades de graduação, em campos ainda não explorados”

“Inclusive, com os investimentos em desenvolvimento previstos para o Sul da Bahia, a exemplo do Projeto Intermodal, tais demandas começarão a ser registradas. Portanto, a vinda de mais uma Universidade, além de maior visibilidade à cidade entre os municípios no setor educacional, dará à Itabuna a possibilidade de qualificar profissionais em áreas ainda não contempladas”, disse Gustavo.

O secretário da Educação citou o exemplo dos cursos de Engenharia Biomédica e o de Desenho Industrial como opções de graduação que podem complementar os demais já oferecidos na região. Lisboa chamou à atenção também para os aspectos econômicos que serão influenciados com a implantação da nova Universidade.

“Uma instituição desse porte poderá ter mais de 3 mil estudantes advindos das mais distantes localidades, que irão influenciar direta e indiretamente a geração de renda e o consumo de bens e serviços, que serão contatados na região, a exemplo do mercado imobiliário”, finalizou o secretário.

Os representantes da Unit retornarão à cidade nos próximos dias para uma audiência com o prefeito José Nilton Azevedo Leal, onde darão mais detalhes do projeto. O pró-reitor Ihanmarck Damasceno adiantou que, além de graduações ainda não disponíveis da região, o projeto prevê a oferta de cursos de pós-graduação e mestrados também inéditos.

do site da PMI

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.