21.7.11

Mostra do Mais Educação

Também no dia de ontem, 20/07, tivemos a participação de um grupo do projeto Mais Educação da escola , que participa da oficina de dança, em uma apresentação pública.

Um palco instalado na área multiuso da Praça Otávio Mangabeira foi o suficiente para que dezenas de alunos de 19 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna pudessem mostrar um pouco das atividades extracurriculares que estão sendo trabalhadas na Escola em Tempo Integral, através do Projeto Mais Educação, implementado pela Secretaria Municipal da Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC).



Das 24 escolas que atuam no seguimento do Mais Educação, 19 participaram da Mostra levando à Praça, na manhã de terça e quarta-feira, dias 19 e 20, apresentações de capoeira, dança, canto-coral, flauta doce e coreografia. Também participa das atividades, os alunos do Imeam, primeira escola a implantar o projeto piloto da Escola em Tempo Integral, como uma proposta inovadora de ensino na rede pública.



O objetivo, segundo a coordenadora do evento, professora Maria Aparecida Alves, foi apresentar à sociedade itabunense os primeiros resultados das oficinas culturais desenvolvidas nas escolas. Acompanhando as apresentações, o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa, enfatizou que o Programa Mais Educação atende atualmente seis mil alunos matriculados da Rede Municipal, oferecendo disciplinas curriculares no turno matutino e atividades complementares no turno vespertino, além de almoço e merenda.



“Aqui a sociedade pôde ter uma percepção do quanto é possível fazer da Educação uma ferramenta de desenvolvimento integral do ser humano, trabalhando de forma eficaz o lúdico a dança e diversas outras manifestações que podem contribuir com o aprendizado, elevando a autoestima, bem como revelando e aperfeiçoando talentos”, argumentou Lisboa.

_______________________________________________________________

DCS/PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Valdir Gomes – 20/07/11

Colóquios 2011

Fazendo parte dos Colóquios do ano de 2011, com o tema Qualidade de Vida, lançamos na noite do dia 20/07 o PROJETO DE INFORMÁTICA - "FAZENDO AMIZADE COM O COMPUTADOR".


Iniciamos a noite ouvindo a Professora Ritta de Cassia Conrado de Almeida, do NTM  - Núcleo de Tecnologia de Itabuna, que falou aos jovens e adultos sobre a importância e a necessidade de conhecer as novas tecnologias e mais especificamente o computador.







O objetivo do projeto é instrumentalizar o aluno com a informática, abrindo horizontes para um mundo em constante evolução e possibilitar acesso a um instrumento de capacitação para o trabalho.

Desde o início dos tempos, o homem tem buscado formas de facilitar sua vida, inventando instrumentos para seu conforto. No início, a evolução foi lenta, mas a Ciência, na sua trajetória evolutiva, avança em progressão geométrica, de tal sorte que pelos princípios científicos aplicados à informática, chegamos hoje a uma velocidade tal que ao tomarmos conhecimento de uma nova descoberta, ela já está sendo superada. Assim, a informática, a par de reduzir distâncias, está levando os povos a globalização. Globalização que – podemos dizer – iniciou-se na área das comunicações, pois quando assistimos , aqui ou em qualquer outra parte do planeta, a uma partida de futebol, no exato momento em que ela se realiza, lá no Japão , por exemplo, está havendo uma integralização; quando a Bolsa de Hong Kong sofre um baque violento, cujos resultados são imediatamente transmitidos, e atinge, não apenas a nós , mas o mercado financeiro internacional, é sinal de que há integralização econômico-financeira do orbe terrestre.

Se perscrutarmos a origem fenomenológica dos fatores e acontecimentos totalizantes, vamos constatar que ela encontra sua gênese na informática.

Tendo em vista a celeridade com que a tecnologia caminha, não é lícito a nós, educadores, deixarmos à margem do progresso aqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Também não podemos ter a pretensão de ministrar conhecimentos suficientemente capazes de suprir necessidades futuras frente à incógnita que constituem as demandas que advirão. Cabe-nos agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno da informática, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem ingressar no mercado de trabalho.



Essa responsabilidade é muito maior para nós, educadores de classes populares, que, historicamente, são preparadas para se transformarem em classes dominadas, manipuladas, marginalizadas e humilhadas.

É insofismável a importância dessa nova e útil instrumentalização que se introduz no aprendizado escolar da rede municipal itabunense, uma vez que , até então, isso se constituía em benesses das classes privilegiadas.

Hoje, com a atual política de educação do Município as portas vão-se abrindo para nossos alunos, vislumbrando-se melhores perspectivas.

Com a implantação da rede de computadores na escola, acesso à Internet e consciência da velocidade do mundo atual, motivei-me a executar um projeto pelo qual possam tornar-se amigos do computador, através de programas que, no decorrer do ano, serão utilizaremos como recurso para trabalhar os diversos conteúdos que serão desenvolvidos.




Há de entender-se que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa, em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. À medida que forem fazendo descobertas, ir-se-ão estimulando, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber.

Dessa forma, colocada a informática, ao alcance dos menos afortunados, neste mundo cada vez mais informatizado, proporcionar-lhe-emos o conhecimento da moderna tecnologia, derrubando o mito e habilitando-as, por conseguinte, a operar esta máquina fantástica que parece, por vezes, superar o homem em cuja inteligência ela encontra sua geratriz.

OPERACIONALIZAÇÃO:

1º Momento

Inicialmente, exploração livre para conhecimento do computador.

Jogos para dominarem o uso do mouse.

Desenhos, no Paint, refletindo sua imagem da escola, com possibilidade de futura exposição.

Elaboração, pelos alunos, de um pequeno texto explicativo digitados no Word sobre o desenho criado.

Pesquisa na Internet sobre tema direcionado “Minha cidade natal”, interagindo em um conteúdo além dos livros, das trocas de informações com outros estudantes e tudo mais que a informática pode oferecer.

Apresentação do blog da escola e a interatividade de cada um com a postagem de seus comentários, bem como sua participação como seguidores.










2º Momento

Gradativamente, apresentar as possibilidades de trabalho e pesquisa desenvolvidas através do uso das tecnologias, bem como, possibilitar a inserção de nossos alunos aos diversos cursos de formação inicial e básica à informática, através de parcerias com a comunidade empresarial itabunense.

CONCLUSÃO:

Baseado na proposta que norteia o trabalho na Escola Flávio Simões, entendo que o projeto "FAZENDO AMIZADE COM O COMPUTADOR", possibilita uma revolução ideológica, pessoal e familiar na comunidade escolar, no sentido de valorizar o lugar onde moram, a escola onde estudam e, mais do que tudo, criando possibilidade de mudanças na visão de mundo e sua busca de novos conhecimentos para a inserção ao mundo do trabalho.

Segunda Via Atualizada de Boleto Bancário

Quem já não passou pela situação de deixar aquele boleto vencer e depois ter que ir pagá-lo no guichê do banco, depois de pegar “aquela” fila. Até onde eu saiba, se não for de distribuição de dinheiro, ninguém gosta de pegar fila, quanto mais de banco, e o mais interessante, os bancos também não querem ver ninguém na fila, de preferência que ninguém fosse ao banco a não ser para pegar empréstimo, fazer seguro, ou um título de capitalização.


Como evitar então que pessoas que perderam o prazo de pagar o boleto pela internet, na lotérica, no supermercado, nos correios, ou em qualquer outro meio, tenham que comparecer no guichê do banco emissor?

Simples, permitindo que estas pessoas gerem uma segunda via atualizada do boleto vencido. Nesta via já consta o valor original do boleto acrescido da multa e juros, se houver, até a presente data, e com vencimento para o dia de sua emissão.

Qual meio seria mais adequando para permitir a emissão desta segunda via? A emissão da segunda via teria que ser possível para qualquer pessoa, correntista do banco ou não, e da forma mais fácil possível de acesso, por isto foi escolhida a internet para tal fim.

As limitações estão no fato de não se poder escolher uma data para o pagamento da segunda via, obrigatoriamente deve ser paga no dia de sua emissão; também não podem ser atualizados boletos que não foram registrados no banco pelo seu emissor; e depois de um determinado prazo, que pode ser estipulado pelo emissor, ou pelo banco emissor, o boleto sai do sistema e não pode mais ser atualizado.

Para quem perdeu o prazo aqui vai o link para emissão das segundas vias de boletos emitidos pelos principais bancos do Brasil.

Itaú – Boleto Atualizado e Segunda Via de Boletos

Bradesco – Boleto 2ª Via e Atualizado

HSBC – Atualização de Boletos Vencidos e Segunda Via de Boletos

Banco do Brasil – 2ª Via de Bloqueto de Cobrança

Santander – Reemissão de Boleto Vencido

Sicoob – 2ª Via de Boleto

Citibank – Reemissão de Boleto Vencido

Banco do Nordeste – Serviço de Emissão de Segunda Via de Boleto

Sicredi (Cooperativa de crédito) – Impressão de 2ª via de Bloqueiro

Banco Safra – Emissão de 2ª Via de Boleto (CDC e Leasing)

Geralmente será necessário preencher um campo com a linha digitável presente nos boletos.

Em outros casos pode-se utilizar a Agência/Código Cedente e Nosso Número.

Gere suas vias atualizadas e pague suas contas em casa. A fila fica para outra oportunidade.

Soletrando

Aconteceu dia 18/07, segunda-feira, a primeira etapa do Soletrando na escola Flávio Simões, da rede municipal de ensino de Itabuna.



Contamos com a participação de alunos do turno matutino e vespertino.



A expectativa era grande! Como seria a competição??


A coordenação do certame ficou a cargo dos funcionários do departamento de Projetos Integrados da Secretaria de Educação.  Fernanda Amorim dos Reis na apresentação da palavra sorteada, enquanto Rita Sofia Conrado e Amanda da Silva sorteavam e apresentavam as opções de ajuda, como a utilização da palavra na frase.





Responsável pela digitação da palavra sorteada estava Diego Raniery Pereira.


A tensão e a atenção era grande conforme a disputa corria.


A cada nova palavra certa, por parte do competidor, gerava mais aflição a quem disputada a prova.
A seleção final permitiu a classificação de cinco finalistas dessa primeira fase. São as alunas Laliane, Larissa,
Diego, Danilo e Franciele.



 Aí estão os finalistas, apresentando suas camisas da próxima fase do torneio, que acontecerá no próximo dia 26/07 na FTC, onde esperamos contar com a torcida de todos os nossos amigos.
Essa segunda fase envolverá a participação de sete escolas do município.
Contamos com vocês, jovens! Parabéns!

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.