12.12.09

Recado


Site Cultural

http://www.sabercultural.com/

Músicas
Músicas Clássicas
Músicas de Filmes
Museus do Mundo
Bibliotecas do Mundo
Todos os pintores do mundo e suas obras
Grandes escultores e suas obras
Power Points de arte e de artistas
Monumentos
Arte viva do Brasil

305 livros grátis - No site além de textos tem acervo publico de imagens, videos e outros...

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=2203

10.12.09

Sec fará concurso em 2010

A Secretaria de Educação da Bahia vai realizar concurso no início do ano para 3,2 mil vagas, além de convocar 379 professores e 246 coordenadores pedagógicos aprovados no último concurso, de 2005. Das 3.769 vagas daquele concurso, o governo passado só nomeou 572 professores. O atual já nomeou 3.071 e vai convocar mais 379 até o início do ano letivo. Com a convocação dos 3,2 mil do concurso de 2010, a gestão de Jaques Wagner vai totalizar 6.641 professores contratados por concurso, o dobro do realizado no governo passado, de Paulo Souto, em quatro anos, além de capacitar os atuais.

9.12.09

Educadores socializam experiências no Seminário da Educação Grapiúna

“ Olhar atentamente para as pequenas histórias do nosso cotidiano, refletir sobre elas, contá-las aos outros, compartilhar o espanto e a admiração, dúvidas, certezas e surpresas”. Tendo como tema provocador este fragmento da escritora Maria Tereza Steban, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciou ontem o I Seminário da Educação Grapiúna, que acontece no auditório da FTC, com a participação de educadores da rede municipal de ensino.

Na solenidade de abertura, a assessora de gabinete da SEC, professora Maria de Lourdes Santana Silva, que também representou no ato o secretário titular da pasta, Gustavo Lisboa, ressaltou o Seminário como o momento de socialização e integração dos diversos atores da rede de ensino itabunense, a partir de suas experiências vivenciadas no dia-a-dia em sala de aula e na comunidade escolar. “Neste sentido, devemos compreender o cotidiano não como algo monótono, mas sim como momentos onde se constrói a prática educativa”, frisou.

A presidente do Conselho Municipal da Educação (CME), professora Maria Lúcia Bittar Santos, lembrou o comprometimento de todos com a qualidade social da educação e que a busca desse objetivo perpassa pela elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Momentos como esse são essenciais para avaliarmos, discutirmos e repensarmos estratégias que possam indicar o melhor caminho no alcance deste objetivo”, frisou.

Para a diretora de Educação Básica da SEC, Fátima Cristina Vasconcelos Góis, o Seminário da Educação Grapiúna é um momento especial, principalmente por proporcionar espaço aos educadores da rede para compartilhar com todos os demais profissionais do setor os resultados alcançados com iniciativas voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Também falaram na solenidade a presidente da Câmara do Fundeb e dirigente do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi), Dorisdete Viana, e a assessora de Formação Continuada, professora Ana Cristina Guimarães.

No primeiro dia do evento, aconteceu o IV Seminário de Trocas da Formação Continuada, onde professores de diversas escolas puderam socializar os resultados dos projetos desenvolvidos em suas unidades escolares. No primeiro bloco de apresentações, as professoras Maria José Dias, Keyla Patrícia, Neilma da Silva e Márcia Miranda mostraram como foi possível interferir no processo de motivação para a leitura e na melhoria da aprendizagem de alunos com os projetos Ciranda de Livros, Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto, Oficina de Letramento e Histórias da Minha Vida, respectivamente, realizados nas escolas municipais Jorge Carilho, Iolanda Pires, Sagrada Família e Lúcia Oliveira.
No turno vespertino, abrindo o segundo bloco, a professora Célia Magalhães apresentou o projeto Filosofarte, implantado em parceria com a SEC na escola Flávio Simões, a fim de trabalhar a filosofia fazendo um viés através das artes plásticas e cênicas. Em seguida, a professora Maria Elizabete Pereira de Almeida apresentou o Projeto Construindo a Cultura da Paz no Universo Escolar, com quatro ações de grande impacto entre todos os envolvidos com a escola - alunos, professores e comunidade.
Um momento singular no Seminário se deu quando a aluna Camila da Silva, da Escola Sagrada Família, participou relatando seu progresso na leitura, obtido a partir do projeto desenvolvido em sua escola. Houve ainda uma apresentação muito interessante da Trupe da Biblioteca Itinerante.

Itabuna implantará indicadores de eficiência


A proposta de implantação de um Índice de Eficiência da Escola Pública (IEP), com indicadores que levam em conta o trabalho dos professores, a aprendizagem dos alunos e todas as variáveis que integram a vida escolar foi anunciada pelo secretário da Educação, Gustavo Lisboa, durante reunião do Grupo de Ação Comunitária (GAC), na última quinta-feira (10), no auditório do Itabuna Palace Hotel. Na reunião coordenada por Oduvaldo Carvalho, que também é presidente da OAB de Itabuna, integrantes do GAC também fizeram questionamentos sobre ações políticas de governo para educação em Itabuna, uma das 130 maiores cidades do país, com uma população de mais de 210 mil habitantes.

Na oportunidade, o secretário da Educação informou que a rede municipal de ensino tem mais de 30 mil alunos, dos quais 25 mil matriculados em educação formal, além de 1,6 mil vagas no Projovem que oferece cursos nas áreas de telemática e construção civil, 1,2 mil na Escola Profissionalizante e mais de 3 mil alunos de alfabetização através do Programa BB Educar. “Mas não da para pensarmos em educação sem desenvolvimento sustentado”, complementou.

Sistema Municipal

Gustavo Lisboa também falou da criação do Sistema Municipal de Ensino, do Plano Municipal de Educação – que serve para planejar as políticas e prioridades do setor para um período de 10 anos - e dos programas de valorização dos professores através da realização de mais de 3 mil horas de cursos de educação continuada; da remuneração para 22 profissionais que estão cursando mestrado e doutorado, e também com uma série de aumentos reais de salários, o último deles de 12% esse ano. Hoje, o professor itabunense recebe um piso salarial superior à média nacional para o setor.

Outro aspecto ressaltado por ele foi com relação ao projeto de implantação em 2010, no Imean e em duas unidades escolares da Fundação Marimbeta, de cursos em tempo integral, com atividades intensivas para os alunos pela manhã e à tarde, o que poderá tornar Itabuna uma referência nesta área. Destacou ainda a criação da Coordenação Ambiental e de Diversidade Étnico-Racial.

A SEC investe ainda, segundo Lisboa, num Plano de Ações Articuladas, e hoje tem cerca de 50 projetos em tramitação na área federal, muitos deles em fase de implementação. Para 2010, pretende produzir um documentário sobre a História da Educação em Itabuna e que será integrado à programação e ao ciclo dos festejos do Centenário da cidade, cujo hino também será objeto de um concurso realizado pela Secretária de Educação.

Ciso

Além de ressaltar o Ciso como a melhor escola da Bahia, segundo o IDEB 2007, o secretário também falou dos avanços na ampliação da frota de transporte escolar e a oferta de 1,5 mil passes para alunos da rede pública que residem na zona rural e estudam na zona urbana. Outra preocupação é com relação ao fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, bem como dos conselhos escolares, que participam hoje da gestão das escolas.

A Secretaria da Educação também implementa, segundo Gustavo Lisboa, programas como o Pátria Amada, que chegou à 7ª edição, com um foco no resgate do civismo e da cidadania, além de ações voltadas para o revigoramento do desfile de 7 de Setembro, que esse ano marcou a abertura dos festejos do Centenário de Itabuna, cujas atividades serão intensificadas ao longo de 2010. A SEC também participa do Pacto Municipal Contra a Violência e tem estimulado ações como a Escola de Paz, além do apoio a atividades esportivas com a manutenção dos Jogos Interescolares Grapiúna.

Como destaques, ele apontou ainda mais de 8 mil jovens e adultos e mais de 25 mil alunos com algum tipo de deficiência, que participaram dos cursos e atividades do Centro Piscopedagógico de Educação Inclusiva (Cepei), que hoje é considerado uma referência e tem atraído estudantes da rede particular de ensino.

Foto: Waldyr Gomes

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.