31.12.10

Férias



Terminaram as aulas, os filhos em casa. Nada de horários, lições, leva e traz da escola, enfim, missão cumprida. Muitos pais comemoram as férias dos filhos, pois elas representam um descanso para eles também. Fazem suas férias coincidirem com as escolares, apreciam conviver com os filhos, aproveitam para colocar os assuntos em dia, passeiam juntos. É hora de reunir a família. Outros, porém, não sabem o que fazer com os filhos em casa e se atrapalham, não planejam férias conjuntas, ficam ansiosos e acabam por desejar que o ano letivo comece logo.




As férias são importantes para as crianças e adolescentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades escolares. Esse é um período que pode ser aproveitado pela família toda. Porém, se não for planejado, pode ser um pesadelo para todos. O ideal é que aqueles que gostam de participar ativamente da vida dos filhos planejem férias conjuntas ou pelo menos alguns momentos agradáveis com eles.




As férias são merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que não foram. Todos trabalharam o ano todo, fizeram os deveres, se empenharam. Alguns mais, outros menos. Férias devem ser férias. Nada de fazer os filhos estudarem em pouco tempo o que não conseguiram durante o ano letivo. Se a família puder ficar bem com todos juntos, ótimo. Se o convívio não é a melhor opção no momento, faça com que esse período seja agradável aos filhos. Planeje viagens, acampamentos ou deixe-os escolher o que desejam fazer. Forçar uma convivência quando não se está preparado pode colocar todos numa situação desagradável.
Que todos tenham boas férias!



Terminou o prazo para SEC credenciar academias


Terminou nesta quinta-feira, dia 30 de dezembro, o prazo para que as academias de ginástica de Itabuna sejam credenciadas junto à Secretaria da Educação (SEC) para participação no Projeto Salutar, cujo objetivo é oferecer formação continuada aos professores do quadro efetivo da Rede Pública Municipal de Ensino, visando à prática de atividades físicas e laborais.

O prazo que, inicialmente, havia sido encerrado no último dia 10 de dezembro, foi prorrogado pela SEC pela necessidade de ampliar a participação das diversas academias que, localizadas em áreas diferentes da cidade, facilitará o acesso dos profissionais da Educação para usufruir dos benefícios do Projeto. As condições para habilitação das academias estão contidas no Edital de Chamamento Público nº 002/2010, disponível no site da Prefeitura (http://www.itabuna.ba.gov.br/atos-oficiais).

Sendo uma iniciativa do Departamento de Projetos Integrados da SEC, o “Projeto Salutar: A Saúde dos Professores em Formação Continuada” visa promover a melhoria da qualidade de vida do docente por meio da prática e acompanhamento de exercícios em academias de ginástica do município. O Salutar inclui palestras com profissionais de saúde e distribuição de informativos, visando à redução e, principalmente, a prevenção de patologias ligadas ao exercício da profissão.

Além dos documentos de comprovação de regularização fiscal como pessoa jurídica e credenciamento junto ao Conselho Regional de Educação Física (Cref), outro pré-requisito para tornar as academias aptas é a apresentação do projeto de trabalho, cujos procedimentos devem incluir avaliação física, musculação, ginástica aeróbica e localizada, dança, relaxamento/alongamentos, bem como palestras preventivas, abordando as seguintes temáticas: fonoaudiologia, nutrição, ginástica laboral, psicologia do trabalho e relações interpessoais.

RECEITA DE ANO NOVO




Para você ganhar belíssimo Ano Novo

cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,

Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido

(mal vivido talvez ou sem sentido)

para você ganhar um ano

não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,

mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;

novo até no coração das coisas menos percebidas

(a começar pelo seu interior)

novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,

mas com ele se come, se passeia,

se ama, se compreende, se trabalha,

você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,

não precisa expedir nem receber mensagens

(planta recebe mensagens?

passa telegramas?)



Não precisa

fazer lista de boas intenções

para arquivá-las na gaveta.

Não precisa chorar arrependido

pelas besteiras consumadas

nem parvamente acreditar

que por decreto de esperança

a partir de janeiro as coisas mudem

e seja tudo claridade, recompensa,

justiça entre os homens e as nações,

liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,

direitos respeitados, começando

pelo direito augusto de viver.



Para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.



Carlos Drummond de Andrade

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.