9.4.11

Dinâmicas de Páscoa

As datas comemorativas mobilizam as escolas. Por mais que saibamos que não adianta focar o processo ensino-aprendizagem nas comemorações passageiras, sem aprofundar e interligar os conhecimentos, é exatamente o que acontece, pois pais, alunos e professores esperam ansiosos por cada data. Se a escola inova corre o risco de ver mães frustradas, crianças tristes e professores perdidos. Por isso, há necessidade de planejar atividades diferentes e interessantes que possam transformar as festas significativamente.

Pensando nisso, elaborei as atividades a seguir. Espero que gostem e desenvolvam em suas classes, lembrando de adaptar aos interesses, necessidades e faixa etária de seus alunos. Fotografe os resultados e envie para nós, com seu nome completo, estado/cidade, nome da escola e turma que foi desenvolvida. As melhores fotos serão publicadas e concorrerão a um brinde de nosso site. Aceitaremos fotos até o dia 10 de maio de 2011.

As atividades sugeridas abaixo desenvolvem principalmente: a criatividade, a reflexão, a expressão artística, oral e escrita, o raciocínio lógico e a socialização. Ampliam o vocabulário e a visão de mundo. Foram elaboradas para alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, podendo ser facilmente adaptadas a alunos menores e maiores.


Tempo previsto de 1 dia inteiro para realizar cada atividade de forma eficaz.

DICAS DE ATIVIDADES


1 - Metades criativas

Material necessário:

Figuras geométricas de cartolinas coloridas divididas ao meio;

Papéis pardo ou 40 kg – uma folha para cada dupla;

Cola e canetas coloridas;

Aparelho de som e CD com músicas de páscoa.

Desenvolvimento:

Num primeiro momento organize uma roda de conversas sobre os símbolos da Páscoa. Registre no mural os conhecimentos prévios dos alunos e suas principais falas, intervindo quando necessário para que nenhum símbolo seja esquecido. Em seguida, proponha a dinâmica das metades. Organize uma nova roda, com todos de pé e de costas. Entregue uma metade de figura para cada aluno e oriente que tocará músicas sobre o tema e que quando a música parar cada um deve encontrar a sua metade, quando a música retornar devem trocar as metades e circular pela sala. Assim faça algumas vezes oportunizando o momento lúdico.

Na última rodada da dinâmica todos devem estar com seus pares, então sugira uma nova proposta: cada dupla colará suas figuras, unindo as metades no cartaz de papel pardo e terá que transformar a figura em um símbolo da páscoa usando canetas coloridas.

Retângulos virarão coelhos, triângulos peixes, círculos ovos ou o que a imaginação das crianças permitir. Incentive-os a ousar e enfeitar seus símbolos.

As duplas completarão os cartazes escrevendo o que sabem sobre o símbolo que escolheram criar e o motivo da escolha.

Exponha os trabalhos no mesmo mural que registrou a conversa inicial.


2 - Criação coletiva

Material necessário:

Sucatas diversas como: CDs velhos, caixas de tamanhos variados, latas, pedaços de isopor, restos de EVA, retalhos de tecido, embalagens plásticas, garrafas pet, etc.

Cartolinas;

Colas e tesouras;

Fitas adesivas;

Canetas coloridas, giz de cera,lápis de cor, tintas e pincéis.

Desenvolvimento:

Divida a turma em grupos e explique que lançará uma situação – problema que será transformada em obras de arte.

Entregue sucatas para cada grupo, procurando não misturar muito, por exemplo: grupo 1 recebe apenas CDs e restos de EVA; grupo 2 garrafa pet e retalhos de tecido; grupo 3 caixas e latas.

A proposta é que cada grupo crie um coelho com as sucatas recebidas. Deixe claro que os grupos não poderão trocar as sucatas, terão que construir sua arte com o que receberam.

Além das sucatas deixe a disposição de todos os grupos as colas, tesouras, fitas adesivas e materiais de pintura.

Com todos os coelhos prontos proponha que os grupos apresentem a sua criação: nomeando-a e contando algo de sua vida. Em seguida, cada coelho deve deixar uma mensagem de páscoa por escrito.

Exponha os coelhos e suas mensagens.


3 - Mensagem da turma

Material necessário:

Folhas de papel Kraft ou pardo coladas formando base de um imenso painel – que deve cobrir uma parede inteira da sala de aula ou do espaço escolhido na escola. Variante: cobrir toda a parede com cortiça.

Sílabas, palavras e letras diversas xerocadas em tamanho de ¼ de ofício.

Revistas velhas, jornais e panfletos que possam ser recortados.

Colas e tesouras.

Desenvolvimento:

A proposta é a criação do imenso painel com uma mensagem de páscoa coerente e original, só com recorte e colagem.

Antes de começar é essencial uma roda de conversa sobre o verdadeiro sentido da páscoa, como seria a páscoa ideal, o que desejamos de bom nessa páscoa.

Os alunos serão livres para escrever e ilustrar o painel desde que obedeçam as regras procurando transmitir o que todos pensam em uma única mensagem. Lance o desafio e surpreenda-se!

--------------------------------------------------------------------------------

Paty Fonte
Projetos Pedagogicos Dinamicos

10º CONCURSO PÁTRIA AMADA



“Ler é 10”. É com este tema central que o Concurso Pátria Amada da Secretaria de Educação e Cultura (SEC) de Itabuna irá trabalhar neste primeiro semestre ano. O tema faz uma alusão não só à décima edição do projeto, como também representa um incentivo ao estimulo à leitura nas escolas e na comunidade, que integrará as atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.

A décima edição do Pátria Amada foi lançado no dia 7 de fevereiro, durante abertura da Jornada Pedagógica e será destinado aos professores, coordenadores, alunos da rede municipal, alunos e professores do Projovem Urbano e aos alfabetizandos do Projeto BB Educar – Eu Cidadão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de maio, no Departamento de Projetos Integrados na SEC.

Conheça o regulamento do 10ª edição.

Ficha de inscrição

3.4.11

Barulho, traço cultural brasileiro? Por quê?

Barulho, traço cultural brasileiro? Por quê?


Por Mariana Souza



Existem desejos dentro de nós que não se aquietam enquanto não satisfeitos. Tão fortes, não deixam alternativas outras que não a de morrer em vida ao nunca realizá-lo ou a de se matar na tentativa de fazê-lo. Assim tem sido comigo. Perguntam-me a razão de empreender a ‘luta perdida’, esse desejo febril de revoluções dentro de mentes, remoção de idéias perpetradas, sedimentadas, vigorosamente legitimadas... Falsas todas elas. Por isso mesmo empreendo a tal luta, teimosa, ardente... Movida por força maior, mistério oculto, uma idéia fixa de que algo é preciso ser feito. Nem tudo será perdido.


Durante dez anos fui testemunha silenciosa de um progressivo empobrecimento da cidade e do homem.


Cita-se a cidade de Itabuna, nos seus cem anos, uma velha senhora, empobrecida e deselegante. Não ajuda o seu rio, outrora orgulho estético local, hoje fétido, definha a olhos vistos.


“É progressiva, a degeneração!” pensei, com profundo pesar lançando olhar sobre tudo, impotente.


Por que as escolas fracassam, seus alunos não aprendem, não têm disposição para fazê-lo, mas gastam quilos de energias em futilidades, buscas vazias? Que geração é essa, onde vence às largas os anti-heróis? Por que o trabalho árduo, criativo, a luta boa enfim, perde às largas para a procura desenfreada e insaciável de prazer? Ah! Desaparece o bom senso, imediatismo e oportunismo prevalecem! Perde-se miseravelmente a noção do outro, egoísmo e mesquinharias grassam sem forças que os contenham!


Por que tanta tecnologia, metodologias, estratégias, tanta sofisticação e facilitações não dão conta de fazer o cidadão, ao contrário, triunfa a vulgaridade, o corpo leso, anestesiado por muitos vícios?


Por que nada freia o grito deselegante, a agressividade, a criminalidade, o banditismo?


Perguntas, perguntas. Centenas delas... Todas cheias de resposta cômodas. “É efeito dos tempos modernos, do infindável número de escassezes e excessos!” dizem todos, unânimes... Impotentes como eu.


Não há soluções...


Não enquanto todas as respostas estiverem fora do homem...


Enquanto assim for, triunfará o grito, o caos, o nascimento de um novo ser, que de modo algum se chamará cidadão.


Mas, então, empreendo a luta árdua de remover pedras de dentro de mentes, guiada às cegas pelo tal desejo, pela crença de que nalgum dia, nalgum momento o homem se tornará humilde o bastante para compreender que a solução está dentro dele, preciso apenas vencer a si mesmo, deixar de inventar bodes expiatórios para todas as desgraças que lhe caem sobre a cabeça... Preciso tão somente mover-se, ser nobre ao fazê-lo! Entender ainda que por mais que não queira, por mais que se recuse, certas mudanças são necessárias, forçosamente DEVEM acontecer, pressionadas pelo peso do que está em jogo.


O homem humilde e sábio se curva ao que é de imperativo, maior que seus próprios desejos.


Então: BARULHO, traço cultural brasileiro? Por quê? Que razões temos para nos orgulharmos dele? Obsceno, deselegante, irritante, nocivo... Não é tempo de negá-lo já, para bem de nós mesmos?


Não importa o peso de uma identidade, é preciso removê-la quando se torna nociva e vergonhosa. Além de tudo, A VERDADEIRA expressão de felicidade está no sorriso SERENO, não no BARULHO IRRITANTE!


E de há muito o sorriso brasileiro deixou de ser sereno, sumiu a elegância. Fisionomias crispadas, gritos e pobreza em amplos sentidos desfilam pelas ruas. Esse traço, hoje ignóbil graças a pratica patética e bestial dele, deve ser removido pelo que de mais precioso está em jogo: a saúde física, mental e espiritual de todos nós, mutiladas todas por ele, o barulho.


Precisamos nos convencer de que BARULHO É DROGA, a pior de todas, pois facilmente se alastra, numa velocidade surpreendente faz milhares de vítimas! E surdez não é a única doença produzida por ela! (procurar Google: ‘Os efeitos do barulho no cérebro e no comportamento’).


Precisamos aprender a fazer uso devido das tecnologias. Também os comerciantes precisam entender que lucros a preço de saúde é mais que prejuízo, é perigoso!


Possamos ser produtivos e empreendedores, ter salvaguardadas nossas mentes, nossas infindas possibilidades de vida e crescimento... Possamos, enfim, apreciar os fios finos da vida, drasticamente ofuscados pelo massivo e onipresente barulho.


Seremos felizes quando formos capazes de ver nos problemas a nossa conivência, nossa parcela de culpa. De nada adianta cruzar os braços, ou esbravejar encontrando culpados para tudo. Seremos felizes quando formos capazes de remover idéias ultrapassadas, provadas nocivas a olhos vistos. Seremos felizes quando cada qual fizer sua parte e a soma de todas as partes JUNTAS debelarem cada mal que nos atinja. Seremos felizes quando entendermos que todas as soluções estão dentro de nós mesmo, cidadãos comprometidos com a vida, nobres, produtivos e empreendedores.


VOCÊ, adepto do som, por favor, entenda: nossa Campanha não é contra o som, ou contra você. É contra o USO ABUSIVO DELE! Aquelas cargas monstruosas de decibéis que não têm hora nem lugar para acontecer e drasticamente mutilam mentes, inclusive a sua! Nossa campanha é educativa, contra o BARULHO em si mesmo, que fere a todos nós, indistintamente. Pense um minuto... Apenas um exemplinho: você gostaria de ser acordado, altas madrugadas, depois de um dia árduo de trabalho, pelo som estridente e ininterrupto de uma música que você não escolheu, muitas vezes a detesta? Não é isso tortura e agressão? Compreende-se que todos têm o direito de ouvir àquela musica de que gosta. Mas, não é de todos, indistintamente, o direito à saúde que vem do repouso?


Que repouso temos tido nestes últimos anos que vimos crescer em projeção geométrica o número de horrendas e deselegantes caixas de som em todos os estabelecimentos comerciais, casas residenciais, carros, ruas, igrejas, escolas? E os I-pods, celulares...?


O vício devora um número massivo de cidades, empobrece-as em amplos sentidos. Pior: seus cidadão se acostumam com isto.


Respeito a TODOS OS DIREITOS, saúde e paz, eis intenção da Campanha de Utilidade Pública “PARCEIROS DO SILÊNCIO”, nascida na cidade de Itabuna, mas uma campanha de todos, com desejos ardentes de se espalhar por todo o país visto que o barulho já é doença coletiva, calamidade pública que atinge toda a nação.


PARTICIPE! Seja um a mais a fazer prevalecer o bom senso!

do site
http://www.noticiacapital.com.br

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.