4.9.10

Projeto Internacional “Arte pela Paz” - 13ª edição

“ BARCOS DE TODOS OS TEMPOS ”


Projeto Internacional “Arte pela Paz” - 13ª edição

Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte

( The Youth and Child Movement Growing with Art )

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

Em novembro de 2010 será realizado o concurso de arte para crianças e jovens do Brasil e do Mundo com idade entre 04 e 16 anos

Professor(a) - Instituição: Realize uma pesquisa com seus alunos sobre o tema, tendo como objetivo o conhecimento da arte e a importância da construção dos barcos como elementos da paz.

A humanidade deve se desenvolver nas ciências e nas tecnologias, sem esquecer da evolução dos valores de solidariedade, generosidade e compaixão pelos semelhantes e por todos os seres responsáveis pela existência da vida na Terra. Tais valores,  reformulados a cada geração, constituem a maior tradição de um país que, junto às manifestações populares baseadas no respeito à vida e à dignidade, mantêm a esperança na conquista da paz entre todos os povos do planeta.

Os barcos, desde os tempos mais remotos, foram responsáveis pela expansão e desenvolvimento das civilizações.

Há muita arte em cada tipo de embarcação: canoas, botes, jangadas, caiaques, caravelas, dracares, galeras, veleiros, escunas, lanchas, iates, navios, rebocadores, petroleiros, etc...

Sugestões de assuntos que podem ser abordados:

1. A construção de barcos e a navegação levaram ao conhecimento de novos continentes e às trocas entre os povos, fazendo o mundo se expandir.

2. Barcos utilizados nos esportes, no turismo, no lazer, no comércio, no atendimento às comunidades ribeirinhas e praieiras isoladas, no salvamento de pessoas e de animais.

3. Barcos dos povos primitivos, barcos das diversas civilizações dos períodos da humanidade, barcos famosos, barcos históricos.

4. Barcos usados em manifestações culturais e folclóricas.

5. Barcos que transportam as mercadorias que cada país produz.

6. Barcos da Marinha de cada país, construídos para garantir a segurança, atuar em salvamentos e fazer pesquisas científicas.

7. Barcos utilizados para alertar e proteger animais e a natureza contra a exploração e a crueldade.

8. Relevante lembrar,que todos os barcos devem ser projetados para o bem-estar da humanidade,para a conservação da natureza e, atualmente, mesmo que construídos para a defesa de cada país, os barcos devem ser sempre colocados a serviço da paz.

9. A Marinha do Brasil possui barcos para garantir os direitos e os interesses sobre as águas dos mares, rios e lagos brasileiros, utilizando barcos, também, para o atendimento médico e social às comunidades ribeirinhas e praieiras.

Regulamento

1. Escolha um tipo de barco e represente-o em seu trabalho;

2. Envie apenas 01 (um) trabalho por participante com idade entre 04 e 16 anos;

3. Técnica: Livre - desenho, pintura, sucata, mosaico, dobradura, criações no computador, etc.;

4. Utilizar papel no tamanho A4 ( 21 x 30cm ) colando-o numa base de papel-cartão (ou similar) colorido de tamanho 30 X 40 cm;

5. Na parte de trás da base de papel-cartão, escreva em letra de forma/imprensa o título do trabalho, nome completo (não

abreviar) do autor, idade, endereço e e-mail da instituição ou do participante (quando o trabalho for enviado individualmente);

6. Cada escola/instituição poderá enviar até 30 trabalhos;

7. A instituição deverá juntar uma lista com todos os títulos dos trabalhos, nomes completos dos autores e idades (modelo

anexo) e também o nome completo (sem abreviatura) da escola/instituição ;

8. Serão aceitos trabalhos realizados e enviados individualmente;

9. Não serão aceitos trabalhos realizados por mais de um participante;

10. Não serão aceitos trabalhos que representem barcos que causem, na atualidade, ações de crueldade contra seres humanos,

animais ou qualquer outro integrante da natureza, ou que representem barcos atuando direta ou indiretamente em ações ilícitas.

Seleção

1. Haverá uma seleção prévia para qualificação dos trabalhos que irão compor a mostra/exposição;

2. A seleção será feita por um grupo de professores, psicólogos e artistas;

3. Todos os trabalhos recebidos, quando não selecionados, terão direito a “certificados de participação no projeto”;

4. Todas as instituições, que enviarem trabalhos de seus alunos, também receberão um “certificado de participação no projeto”;

5. Os trabalhos qualificados para a mostra receberão “certificados de participação na mostra”;

6. Para a mostra, haverá uma nova comissão julgadora, composta por profissionais de várias áreas culturais. A essa comissão

caberá escolher, dentre os trabalhos qualificados, aqueles que receberão “menções ouro, prata e bronze” e “menções honrosas”;

7. A decisão do júri será tomada com base nos seguintes critérios: adequação ao tema e materiais discriminados no

regulamento, originalidade e criatividade;

8. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão das comissões julgadoras, podendo as

mesmas, não conferir a premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.

9.Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas

instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento,

sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.

10. Os trabalhos não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras.

Data limite para recebimento dos trabalhos - 22 de outubro de 2010.

Enviar para este endereço:

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

Avenida Nove de Julho, nº 4597

Jardim Paulista

São Paulo - CEP : 01407-100

Brasil

art.mica@ig.com.br

ccmsp@ig.com.br

Capacitação em Língua Inglesa nos EUA para Professores da Rede Pública

Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa



A Fulbright - Capes – Embaixada Americana selecionarão até 20 professores de língua inglesa da rede pública de ensino para participar de capacitação na University of Oregon, durante oito semanas, de janeiro a março de 2011. Fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula são alguns dos objetivos do programa. O projeto desenvolvido nos EUA deverá ser concluído no período de duas semanas após o retorno do professor ao Brasil.

Requisitos para candidatura:

- Ter nacionalidade brasileira

- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa

- Ser professor efetivo (com estágio probatório concluído) na rede pública de ensino básico, em exercício no ensino de língua inglesa

- Ter concluído a graduação em letras a partir de 2000

- Ter proficiência em inglês

- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo

- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA

- Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo, sob pena do cancelamento da bolsa e ressarcimento dos valores já pagos, monetariamente atualizados.

Benefícios nos EUA:

- Alojamento no campus universitário

- Alimentação

- Deslocamento nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto

- Seguro saúde

- Passagem aérea de ida e volta

- Taxas escolares

- Materiais educacionais

- Atividades culturais

- Laboratório e aulas de conversação

Inscrições


Inscrições abertas até 27 de setembro de 2010

Como se candidatar

Edital CAPES-Embaixada-Fulbright


http://www.fulbright.org.br/2010/content/view/128/169/

Estilo de Aprendizagem

O Que é um Estilo de Aprendizagem?


Um Estilo de Aprendizagem é um método que uma pessoa usa para adquirir conhecimento. Cada indivíduo aprende do seu modo pessoal e único.

Um Estilo de Aprendizagem não é o que a pessoa aprende e sim o modo como ela se comporta durante o aprendizado.

Só lembrando, Estilos de Aprendizagem ajudam a explicar porque uma criança pode aprender a dizer todo alfabeto após ler um livro de alfabetização, enquanto que outras podem aprender a mesma coisa brincando com Blocos de Construção que tenham letras, e ainda outras podem aprender o mesmo cantando músicas como a Canção do ABC.

Atualmente, existem pelo menos Sete Estilos de Aprendizagem identificados:

1. Físico (indivíduo que usa muito a expressão corporal)

2. Interpessoal (indíviduo introspectivo)

3. Intrapessoal (indíviduo extrovertido)

4. Linguístico (aqueles que se expressam melhor com palavras)

5. Matemático (os que usam mais o pensamento/raciocínio lógico)

6. Musical (se interessam mais por sons e música)

7. Visual (exploram mais o aspecto visual das coisas)


Como São usados os Estilos de Aprendizagem?


Para exemplificar melhor, conhecendo o Estilo de Aprendizagem da criança você, ou o professor dela, estarão aptos a criarem programas educacionais que serão mais personalizados, mais motivantes e significativos no que diz respeito a eficácia e assim com resultados muito melhores.

Crianças adquirem conhecimento e absorvem o que aprenderam quando aquele assunto ou habilidade em jogo é ensinado a elas de um modo que há empatia entre a mesma e o tema abordado.

Descobrir o Estilo de Aprendizagem da criança é descobrir como ensinar-lhe com mais eficiência e resultados.

Quem está usando os Estilos de Aprendizagem?

Professores tem usado o Conceito de Estilos de Aprendizagem por muitos anos. Enquanto nem todos os educadores usam o termo Estilos de Aprendizagem, muitos no campo da educação sabem que acontecem maravilhosas esperiências educacionais, quando ensinam às crianças com uma boa variedade de
abordagens diferenciadas.

Eis porque existem tantas Canções, Jogos, Quebra-cabeças, Atividades e Livros disponíveis para ajudar a ensinar quase qualquer coisa. Não importa como a criança aprende melhor, existirãp sempre recursos disponíveis para ajudar você a ensinar-lhe do modo mais adequado a ela.

Qual é a origem do conceito Estilos de Aprendizagem ?

Muitas teorias tem sido desenvolvidas nos campos da Educação e Psicologia para explicar como as pessoas pensam e aprendem.

Um desses teóricos é o Dr. Howard Gardner, Psicólogo da Universidade de Harvard.

Em seu livro publicado em 1983, "Frames of Mind: The Theory of Multiples Intelligences", ele especula que os indivíduos não possuem uma inteligência fixa, mas pelo menos sete diferentes modos de aprender que podem ser desenvolvidos ao mesmo tempo.

OS SETE PRINCIPAIS ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Fisico:

As Pessoas com estas características são os inquietos, os fuçadores, os desmontadores de equipamentos e brinquedos, os que querem saber como funciona e ver por dentro, os que não conseguem ficar sossegados em seu lugar.

Eles são pessoas que não conseguem ficar sentadas por muito tempo. Eles simplesmente raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento. Eles interagem melhor com o  mundo através do contato manual e corporal. Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir e dançar.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulando e tocando objetos, realizando exercícios,etc.


Eis alguns exemplos de profissinais com estas características; Dançarinos, Atletas Profissionais, Cirurgiões, Mecânicos, Construtores, e todos os tipos de Artifícies em todas as áreas.

Resumo:

. Aprendem mais tocando e manipulando objetos

. Se sentem melhor aprendendo em movimento

. Tem boa coordenação motora e habilidade física

. Se ficam parados por longos períodos não pensam direito

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize aulas práticas com montagens e construções de

objetos e simulações

. Inclua aulas virtuais em computadores

. Alterne seções teóricas e práticas durante a aula.

Intrapessoal:

São as pessoas solitárias, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência, e podem ser descritas pelos outros como tímidas. Estas pessoas não são anti-sociais, eles apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo.

Elas se relacionam melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão. Atividades que pessoas assim gostam e são bem sucedidas inclui escrever, pesquisar e explorar a Internet.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes Intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, projetos independentes, e trabalhos de pesquisa.

Alguns exemplos de profissões para pessoas com este perfil são Psicólogos, Escritores, Filósofos, Programadores de Computador, etc.

Resumo:

. Rendem mais trabalhando sozinhos

. São persistentes e tentam várias alternativas para

resolver problemas

. Tem um raciocínio lógico muito apurado e são reflexivos

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos independentes com eles

. São pesquisadores natos, use e abuse de trabalhos de pesquisa

. Trabalhos em grupo só em último caso, preferem seguir seu próprio caminho.

Interpessoal:

São as pessoas conhecidas com os ajudantes de plantão, os assistentes comunitários, os autênticos carregadores da equipe.

Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas.

Elas se relacionam melhor com o mundo através de suas interações com os outros e um entendimento de como as pessoas trabalham em grupo. As atividades onde terão melhores resultados são equipes esportivas, grupos de discussões e organização de eventos.

Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Jogos em Equipe, Trabalhos de Pesquisa em Grupo, ou trabalhando em pequenas equipes.

Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Conselheiros, Advogados, Professores, Políticos, Treinadores, Executivos, e Artistas tai como; Atores, Comediantes, etc.

Resumo:

. Rendem mais trabalhando em grupos

. Gostam de ajudar, ouvir e dar opiniões. Adoram viver rodeados de gente

. São organizadores natos de eventos e festas

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos em grupos com eles

. São excelentes ouvintes

. Organize trabalhos onde possam lidar com o público, debates, entrevistas.

Linguístico ou Verbal:

São as pessoas conhecidas como os comedores de livros, os artesões das palavras, e pessoas que sempre sabem o vão falar.

Estas pessoas são aquelas que causam impacto quando se expressam através de palavras faladas ou escritas.

Elas se relacionam melhor com o meio através da linguagem.

Estes indivíduos podem obter melhores resultados com atividades que incluam o uso da palavra falada, escrita de

Poemas e leitura Literária.

Quando estão aprendendo ou construindo sua capacitação profissional, elas se beneficiarão mais como Contadores de Histórias, Conferencistas, na condução de Entrevistas, Leitura e Escrita.

Algumas profissões de pessoas com essa natureza são Autores de Peças de Teatro ou Novelas, Jornalistas, Conferencistas, Redatores de Publicidade, etc.

Resumo:

. Adoram ler e contar histórias

. Tem uma excelente memória e capacidade de organizar tramas literárias

. Tem boa fluência verbal e facilidade para se expressar

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos literários com eles, vão adorar

. Realize concursos para redação de textos publicitários

. Realize debates de temas polêmicos, criação de uma peça de teatro, etc

Matemático:

São as pessoas conhecidas como os gênios matemáticos, os apaixonados por jogos, e os seguidores e defensores das teorias Científicas. Isto não quer dizer que para concordar com alguma coisa esta precise ser provada cientificamente, isto significa apenas que eles pensam de acordo com o padrão lógico.

Sua relação com o mundo é melhor através do Raciocínio, Números, Padrões e Sequências. As atividades que mlehor de indentificam com eles incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos.

No desenvolvimento de sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com Experiências Científicas, Acompanhamento passo-a-passo de processos, e usando cálculos matemáticos.

Alguns exemplos de profissionais com este perfil são Cientistas, Matemáticos, Advogados, Contadores, etc.

Resumo:

. Adoram tudo que esteja relacionado com números

. Gostam de jogos de todos os tipos

. Tem um raciocínio lógico muito apurado

. Conseguem assimilar fácilmente a realização de processos complexos

Dicas para ensiná-los melhor:

. Ao ensiná-los é preciso que os assuntos tratados possam ser comprovados

. São relutantes em aceitar as leis da tradição. Sem provas, nada feito

. Realize projetos onde possam organizar e classificar coisas e objetos

. Realize projetos de pesquisas cientifícas ou comportamentais

Musical:

São aquelas pessoas que vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, os cantores e aqueles descritos com tendo um ouvido musical. Vêem sons em tudo. Eles podem não serem os melhores cantores ou músicos, mas eles tem uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou
não.

Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros.

As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia.

Eis alguns exemplos de profissinais que aplicam seu Estilo Musical no trabalho são Cantores, Músicos, Maestros, Engenheiros de Sons, Produtores Musicais, Web Designers, etc.

Resumo:

. Adoram tudo que esteja relacionado com sons e músicas

. Gostam de cantar, interpretar e escrever músicas

. Tem um ouvido muito sensível para interpretar todos tipos de sons

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos para criação teatros musicais

. Realize projetos onde possam escrever letras para músicas já existentes

. Realize projetos de pesquisa, biografia e bibliografia musicais

. Realize projetos para criação de trabalhos em multimídia

Visual:

Estas pessoas são os modernos Picassos e Renoirs, os grafiteiros e rabiscadores, e indivíduos que tem um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes. Os indivíduos Visuais parecem ter um senso artístico que faz com que tudo criem pareça agradável aos olhos.

Sua relação com o mundo é através de pinturas e imagens. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas.

Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações

Eis alguns exemplos de profissinais que aplicam seu Estilo Visual no trabalho são Arquitetos, Pilotos, Marinheiros, Pintores e Escultores, Web Designers, Criadores de Anúncios Visuais, etc.

Resumo:

. Tem uma grande facilidade para organizar com harmonia ambientes

. Obras de arte, pinturas, gravuras, cores, seu mundo é quase só isso

. Para aprender precisam ver o trabalho sendo realizado

. São artistas plásticos em potencial

Dicas para ensiná-los melhor:

. Realize projetos onde possam criar cenários para peças de teatro

. Faça um projeto para a criação de um Site para a turma ou escola

. Peça para que criem apresentações multimídia dos trabalhos da escola

. Realize projetos com interpretação de mapas, diagramas e obras de arte

. Use e abuse de ilustrações, gráficos, slides, filmes, etc, em suas aulas

CONCLUSÃO

Cada indivíduo está apto a usar todos estes diferentes métodos durante seu aprendizado, portanto todas as pessoas são capazes de usar todos os Estilos de Aprendizagem. No entanto, o mais comum é que a pessoa tenha um ou dois Estilos que trabalham melhor para ela quando estão aprendendo. Assim, há o Estilo
primário (o dominante) e o secundário

Ser "fraco" em um Estilo, não significa que a criança não tem a capacidade de aprender. Isto simplesmente quer dizer que algumas abordagens não serão muito eficientes para que a criança de adapte a este tópico, matéria, ou capacitação a qual ela está sendo submetida. Assim, a resposta a esta questão é a mesma da anterior. A criança deve ter diversas e diferentes oportunidades de exercitar o Estilo no qual ela é mais forte,
como também ir trabalhando aos poucos em outros Estilos. Não há problema algum em tentar melhorar seu Estilo de Aprendizagem; no entanto para melhores resultados durante seu aprendizado e desenvolvimento pessoal, é recomendável uma atuação mais efetiva e direta em cima do Estilo predominante nela.

Para um resultado mais eficiente durante o aprendizado, é recomendado uma abordagem em cima do Estilo de Aprendizagem predominante. Mesmo assim, as crianças deverão ter diferentes oportunidades para usar o Estilo dominante, como também para trabalhar no desenvolvimento de outros Estilos.

2.9.10

Hino Nacional

Que tal treinar os alunos para cantar o Hino Nacional no Dia da Independência do Brasil, que é comemorado dia 07 de Setembro?


Apresentação de slides, com letra e música do Hino Nacional. Ajuda crianças e adultos.
É só clicar e baixar.http://www.baixaki.com.br/download/hino-nacional-brasileiro.htm



30.8.10

DIA DO EDUCADOR FÍSICO SERÁ COMEMORADO NA PRAÇA PELA UNIME

O curso de Educação Física da Unime, em parceria com a Secretária de Educação e o Departamento de Educação Física e Esportes do Município, o CREF, a DIREC-7 e a APEF-Itabuna, e empresas parceiras, promove no dia 01/09 o “Educação Física na Praça”, que oferecerá gratuitamente a comunidade atividades e serviços como avaliação física, orientação de atividade física, jogos, recreação, corrida de 5 km e ginástica. O projeto inicia às 16h na Praça Rio Cachoeira.



A ação faz parte do evento “Semana de Educação Física”, que iniciará suas atividades no dia 31/08, às 08h00, na AABB de Itabuna, com o “Integra Profissional”, que tem como objetivo incentivar a integração dos discentes do curso de Educação Física da Unime e profissionais da cidade e também professores da rede municipal de Educação. O INTEGRA desenvolverá atividades que proporcionem momentos de aprendizagens mescladas com momentos de recreação e lazer aos participantes.



Também como parte da programação do evento, será realizada, no dia 02/08, às 19h, uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Itabuna que homenageará os profissionais de educação física da região.



Para mais informações sobre o evento e as formas de participar, basta entrar em contato com a coordenação de Educação Física da Unime pelo telefone 3215-1704 ramal 213, 215 ou 216.



A Semana de Educação Física conta com o apoio da Academia Simetria do Corpo, Casa do Estudante, ProRecarga, Bivolt, Eficaz, A Região, Shineray e Carvalho Marketing Esportivo.


Cleri Inês Sauer

Coordenadora do Curso Educação Física
UNIME-Itabuna

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.