27.2.11

Secretaria de Educação realizou abertura do Progestão Municipal

A Secretaria de Educação de Itabuna deu início na tarde de quinta-feira (24), no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências, ao Programa de Formação de Gestores (Progestão), que tem a finalidade de promover a desenvolvimento das equipes de gestores escolares da Rede Municipal de Ensino.




O encontro reuniu o secretário da pasta, Gustavo Joaquim Lisboa, a responsável pelo projeto, Sandra Maria Leal Damasceno, a diretora do Departamento e Educação Básica, Fátima Cristina, a vice-presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Marluce Sá, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Lúcia Bitar e a representante da Direc-7, Rosilene Vila Nova.

Na abertura do evento, o professor Júnior Brandão, que representou a Igreja Batista Teosópolis, interpretou a canção “Brasil, olha para cima”. Logo depois, os representantes municipais e gestores escolares, participaram da execução dos hinos, nacional e municipal. A aula inaugural do projeto teve início com a formação da mesa e a explanação sobre o objetivo do Progestão, que de acordo com a responsável pelo projeto, Sandra Damasceno, proporciona oportunidades de vivências voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades profissionais necessárias para a atuação em gestão escolar.

“O projeto possibilitará às pessoas das equipes gestoras das unidades, uma visão maior e melhor do que seja administração pública, focada nas relações humanas, na parte de gestão, na parte financeira e em toda a administração pedagógica e gerencial da escola. Então, nós acreditamos que, se cada um tiver consciência plena do seu papel social e profissional, como cidadão, melhor serão os resultados”, ressaltou Sandra Maria Leal.



Neste primeiro, o programa envolverá um total de 205 cursistas, abrangendo toda a equipe gestora, composta por diretores, vice-diretores, coordenadores, secretários escolares e membros do conselho escolar. As atividades serão de responsabilidade de cinco tutores municipais, que acompanharão as equipes nos encontros presenciais com os participantes e através de atividades a distância.

O projeto será dividido em 10 módulos, sendo que nesta sexta-feira (25) tem início o primeiro deles, com abordagens em torno de várias situações, como financeira, pedagógica, gerenciamento de recursos humanos, entre outros.



Gestão com Qualidade



Para o secretário de Educação, Gustavo Lisboa, a formação dos gestores escolares é uma exigência que cresce a cada dia, por conta das responsabilidades que a escola abarca na busca incessante pela oferta qualitativa dos serviços educacionais. Por esse motivo, a secretaria municipal, em parceria com a prefeitura de Itabuna está desenvolvendo o programa Progestão, com a finalidade de democratizar a gestão escolar e torná-la conhecida entre os profissionais.

“A Gestão é ponto chave na qualidade social da educação, pois se não tivermos uma boa gestão na unidade escolar, todos os programas e projetos que poderiam ter êxito certamente poderão ter mais problemas e, portanto não chegarão ao resultado que tanto a gente deseja. E o nosso resultado almejado é que a gente consiga contribuir para que as escolas tenham a cada vez mais a aprendizagem como o foco. E, para que a gente consiga atingir a aprendizagem, existe uma série de componentes e assessórios, que são fundamentais”, declarou Gustavo Lisboa.

A diretora do Centro Municipal de Habitação Infantil Gil Nunesmaia, Maria Tereza Viana, que atuará como uma das tutoras na realização do curso ressalta que o projeto vai facilitar a compreensão a cerca do processo de gestão democrática nas unidades escolares. “Isso será possível, pois os cursos vão dar ênfase na forma de como administrar uma questão pautada não só na área administrativa, como também nas questões pedagógicas. Então, o Progestão vai dar essa contribuição para o gestor estar aprofundando, não só teoricamente, mas também na prática, dando continuidade do que é estudado e aprendido no curso”, disse a gestora educacional.

do site da PMI
fotos Vinicius Borges

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.