4.12.09

Enem 2009, enfim!

Chegou a hora do Enem! Depois de dúvidas e incertezas quanto às mudanças a partir deste ano, uma fraude cancela a prova às vésperas de sua aplicação, 3 e 4 de outubro. Mas agora é pra valer. Os mais de 4,1 milhões de inscritos serão avaliados neste fim de semana, 5 e 6 de dezembro, por uma prova renovada e que pretende por fim ao famoso decoreba dos vestibulares tradicionais.

Mais uma vez, a escola Flávio Simões estará recebendo estudantes da região e da cidade de Itabuna para a realização das provas do ENEM.

A ideia do MEC é que este novo modelo incentive o raciocínio com questões que medem o conhecimento dos alunos por meio de enfoque interdisciplinar. O ministério ressalta que a nova proposta não abandona o parâmetro de questões contextualizadas, que exigem do estudante a aplicação prática do conhecimento, e não a mera memorização de informações.

* Por que fazer o Enem?

Desde o início, o Vestibular Brasil Escola esteve contigo nesta caminhada. E não vai ser agora que vamos deixar de prestar um serviço ímpar a nossos usuários. Por isso, aqui, estão todas as informações e dicas necessárias para os que veem no Enem um caminho mais rápido para conquista de uma vaga na universidade. A principal recomendação é manter a calma. Por nervosismo, você pode prejudicar todo o conhecimento adquirido durante o ensino médio. Trate-se de se controlar ok?

* O que fazer e o que não fazer no dia da prova

* Alimentação ideal

Ensalamento

O MEC enviou uma nova correspondência contento o cartão de informação referente ao novo calendário do exame. Ele é de cor verde e traz o local para realização das provas. Vale lembrar que o documento antigo, na cor branca, não será aceito e pode ainda trazer um ensalamento diferente.

ATENÇÃO! Não recebeu a correspondência? Calma! Nestes casos, o inscrito não será impedido de realizar as provas. Basta, para isso, averiguar o ensalamento na internet ou pelo telefone 0800 616161 e apresentar ao fiscal o documento de identidade.

Estão disponíveis para impressão ainda o questionário sócio-econômico e a folha de respostas de leitura óptica. A entrega é voluntária, mas essas informações são muito importantes para que o ministério saiba a rotina e expectativas dos participantes.

Os portões de acesso serão abertos às 12h, conforme o horário oficial de Brasília. É recomendável que o inscrito compareça ao local com antecedência de uma hora. O participante de municípios onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferença para não perder a prova.

Além do documento de identidade, é indispensável levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha. Candidatos portando celulares ou qualquer objeto eletrônico similar serão vedados de acessar a sala. Por isso organize-se e já programe uma forma de ir e voltar sem precisar utilizar o telefone móvel.

Provas

Amanhã (05) serão aplicados os exames de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Os candidatos terão das 13h às 17h30 para responder as 90 questões propostas.

Os candidatos sabatistas deverão comparecer aos locais de prova normalmente, até às 12h55. Eles ficarão em uma sala, incomunicáveis, até às 18h, quando poderão dar início à realização de seus testes. O tempo para responder às questões é o mesmo dos outros participantes. No domingo, o horário de início das provas será o mesmo para todos os candidatos.

No domingo, das 13h às 18h30, será a vez das avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, num total de 90 questões, além da redação, que deve seguir o modelo dissertativo-argumentativo (o que é isso?).

Importante! Somente depois de duas horas de prova é que o candidato poderá deixar a sala de provas, mas para levar consigo o caderno de provas, somente após às 17h.

* Dicas para escrever uma boa redação

Resultados

Assim como fizemos no ano passado e com a prova cancelada, o Vestibular Brasil Escola disponibilizará a resolução comentada das questões, em parceira com o Portal IG. E se pintar alguma dúvida é só buscar o nosso Plantão que estamos a disposição para ajudar nossos usuários.

Com as mudanças no cronograma, devido ao vazamento da primeira versão da prova, os resultados previstos para o dia 8 de janeiro de 2010 poderão ser atrasados em até um mês.

Restanos então dizer: uma boa prova a todos!

Inep libera locais de prova do Enem 2009 na internet

Os estudantes inscritos na edição 2009 do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, já podem averiguar os locais de prova na internet. A consulta está disponível no site do Inep por meio do número do CPF ou de acompanhamento de inscrição. O exame foi remarcado para os dias 5 e 6 de dezembro.

O instituto também disponibilizou o questionário sócio-econômico e a folha leitura óptica de respostas em arquivo formato pdf. Os documentos já estão sendo remetidos pelos Correios e devem chegar aos mais de 4 milhões de participantes até o próximo dia 30.

Além do local de prova, o cartão na cor verde nforma o número de inscrição e a senha para acompanhamento de resultados. Aqueles que não receberam devem entrar em contato imediatamente com o MEC, pelo telefone 0800 61616. A mesma instrução vale para os que não tiverem acesso ao ensalamento pela internet.


ATENÇÃO! Nos casos de candidatos que necessitam de atendimento especial (como os sabatistas) e o cartão de inscrição não traga especificado esta informação, é indispensável entrar em contato com o MEC para regularizar a situação.

Provas

A edição do Enem deste ano contará com mais de 4 milhões de participantes, que serão avaliados conforme o novo cronograma estabelecido pelo MEC:

05/12: das 13h às 17h30 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
06/12: das 13h às 18h30 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Serão 180 questões, sendo 45 questões objetivas de múltipla escolha de cada uma das quatro áreas. A redação deve ser feita obrigatoriamente obedecendo ao tipo dissertativo-argumentativo.

No 1° dia do exame, os candidatos sabatistas deverão comparecer aos locais de prova normalmente, até às 12h55. Eles ficarão em uma sala, incomunicáveis, até às 18h, quando poderão dar início à realização de seus testes. O tempo para responder às questões é o mesmo dos outros participantes. No domingo, o horário de início das provas será o mesmo para todos os candidatos.

Com as mudanças no cronograma, devido ao vazamento da primeira versão da prova, os resultados previstos para o dia 8 de janeiro de 2010 poderão ser atrasados em até um mês.

2.12.09

PURA REFLEXÃO

Professor : Objeto para Museu
Jean Piaget chama a atenção para o fato de não surgirem, de tempos em tempos (até mesmo, anualmente, como no caso dos ganhadores do Prêmio Nobel), grandes pedagogos ou, pelo menos, resultados originais de pesquisas científicas que influenciaram o processo educativo , ao contrário do que ocorre, por exemplo, em medicina. Que descoberta psicológica, biológica, sociológica, nos últimos cinquenta anos, determinou mudanças no processo escolar?! Salvo o uso esporádico de material sugerido pela tecnologia educacional, nenhuma modernização ocorreu, no último século, no sistema escolar! Assinala, também , que os indivíduos que mais influenciarm em educação, em geral, não foram educadores : Comênio (teólogo e filósofo), Rousseau (sequer cuidou dos próprios filhos), Froebel (químico e filósofo), Dewey (filósofo), Montessori, Decroly e Claparède (médicos), o que indica o caráter "reprodutivo" (rotina) da formação magisterial. Um dos educadores mais citados (Pestalozzi) jamais criou métodos e processos novos: foi apenas o introdutor da ardósia (lousa) na atividade escolar!


Os professores são, geralmente, conservadores e conformistas, a serviço dos valores sócio-culturais mais retrógados. Em geral, os professores sequer se atualizam em suas especialidades (conteúdo), e repetem, décadas seguidas, as baboseiras que decoraram no início de sua atividade docente. Não há exemplo de professores renovadores, mesmo porque sua atividade é estrita e minuciosamente vigiada pelos regulamentos, currículos, programas, livros didáticos, etc. Não ocorrem invenções e descobertas dentro do sistema escolar, apesar de um dos objetivos da universidade ser a pesquisa (os laboratórios, onde os professores pesquisam, não fazem parte, propriamente, do acervo pedagógico). O professor típico é um artesão que se repete, indefinidamente, na rotina secular (recitação de lições ou explicações no quadro-negro). Quando o professor tenta inovações, sobre ele cai o peso da censura dos participantes da máquina escolar.


Como se vê, não há, por trás da atividade docente, um corpo de conhecimentos científicos, como ocorre, por exemplo, em medicina e em engenharia. O professor repete, na atividade profissional, o modelo arcaico (verbalização), apesar de sua evidente ineficácia histórica; as escolas não são locais de atividade (motora, verbal e intelectual), mas pequenos e sufocantes auditórios compartimentalizados, onde "oradores" fanhosos recitam, aos brados, textos decorados – tudo muito semelhante ao que ocorria antes da descoberta da escrita e da imprensa. Enquanto recitam, platéias cativas de alunos apáticos enervam-se, aguardando o sinal que suspende a verborragia magisterial. De fato, o professor é um robô que segue, estritamente, currículos, programas, métodos, instruções, regimentos escolares, tec. Determinados pelo "monstrengo burocrático"(administração) que o domestica definitivamente. O professor não decide sequer se um aluno deve ou não permanecer na sala em que dá aula : a ultima palavra é a do diretor.


Não há exemplo de professor (assoberbado de aulas) que cuide de sua contínua formação, como fazem quase todos os profissionais: o professor, em geral, não estuda! É, talvez, o profissional menos informado da pesquisa científica e das invenções tecnológicas, inclusive alienado (sobrecarga de aulas) dos eventos sócio-culturais e políticos. Por outro lado, se for dócil e conformado, ruminante omisso, nada se exigirá dele. Não se faz, por exemplo, o controle do rendimento da ação docente, conquanto o professor não viole as normas administrativas. Não se avalia jamais sua competência profissional: o magistério é uma massa homogênea, em que demonstração de competência é uma agressão à uniformidade da mediocridade anônima. É o reino do igualitarismo, em que se desestimula a excelência! Desapareceram os "grandes educadores", a quem o imperador dava medalhas, da mesma forma como já não existem colégios renomados.

Em síntese, o profissional do magistério é um fóssil de um animal que se extinguiu sem gerar substitutivo evolutivo! Enquanto algumas profissões mudam e outras extinguem-se, nascendo milhares de outras especialidades, o magistério atravessa incólume o processo civilizatório, sem tomar conhecimento das invenções tecnológicas e descobertas científicas.


É impressionante a falta de sensibilidade do magistério para os resultados negativos de sua atividade. Em educação, baixo rendimento, evasão, reprovação, perda do conhecimento, demonstração pública do fracasso nos exames.... nada disso abala o sistema escolar ou põe em dúvida a reputação profissional do magistério! Não se sabe, pois, por onde começar a reforma do sistema, já que o magistério não toma consciência do seu próprio fracasso! Pelo contrário, vangloria-se do massacre das reprovações que ocorrem no sistema escolar, por ele mesmo provocadas. É preciso que a classe do magistério admita, honesta e humildemente, que seu modelo de atividade profissional tornou-se obsoleto perante os recursos técnicos e científicos!


Lauro de Oliveira Lima

1.12.09

PROGRAMA IRIS

Fim de ano letivo e o trabalho educativo redobra. Ontem tivemos treinamento sobre o programa IRIS, que vai modernizar a educação no município, possibilitando acesso e controle de todas as escolas virtualmente.
E amanhã ainda estaremos aplicando a PROVA BRASIL em uma turma de CIR II Vespertino. É a escola trabalhando para melhorar a aprendizagem de nossos alunos.

Projeto de Leitura

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