28.9.11

Fazendo Amizade com o Computador

PROJETO DE INFORMÁTICA - Brincando com o Computador.







Foi implementado e está sendo aplicado aos alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos de nossa escola um projeto de informática. Futuramente pretendemos estender a todos os nossos alunos.


O objetivo do projeto é de instrumentalizar o aluno com a informática, abrindo horizontes para um mundo em constante evolução e possibilitar acesso a um instrumento de capacitação para o trabalho.


Desde o início dos tempos, o homem tem buscado formas de facilitar sua vida, inventando instrumentos para seu conforto.


Tendo em vista a celeridade com que a tecnologia caminha, não é lícito a nós, educadores, deixarmos à margem do progresso aqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Também não podemos ter a pretensão de ministrar conhecimentos suficientemente capazes de suprir necessidades futuras frente à incógnita que constituem as demandas que advirão. Cabe-nos agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno da informática, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem ingressar no mercado de trabalho.

Essa responsabilidade é muito maior para nós, educadores de classes populares, que, historicamente, são preparadas para se transformarem em classes dominadas, manipuladas, marginalizadas e humilhadas.


É insofismável a importância dessa nova e útil instrumentalização que se introduz no aprendizado escolar da rede municipal itabunense, uma vez que , até então, isso se constituía em benesses das classes privilegiadas.


Hoje, com a atual política de educação do Município as portas vão-se abrindo para nossos alunos, vislumbrando-se melhores perspectivas.


Com a implantação da rede de computadores na escola, acesso à Internet e consciência da velocidade do mundo atual, motivei-me a executar um projeto pelo qual possam tornar-se amigos do computador, através de programas que, no decorrer do ano, serão utilizaremos como recurso para trabalhar os diversos conteúdos que serão desenvolvidos.


Há de entender-se que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa, em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. À medida que forem fazendo descobertas, ir-se-ão estimulando, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber.


Dessa forma, colocada a informática, ao alcance dos menos afortunados, neste mundo cada vez mais informatizado, proporcionar-lhe-emos o conhecimento da moderna tecnologia, derrubando o mito e habilitando-as, por conseguinte, a operar esta máquina fantástica que parece, por vezes, superar o homem em cuja inteligência ela encontra sua geratriz.


Baseado na proposta que norteia o trabalho na Escola Flávio Simões,  entendo que o projeto "BRINCANDO COM O COMPUTADOR", possibilita uma revolução ideológica, pessoal e familiar na comunidade escolar, no sentido de valorizar o lugar onde moram, a escola onde estudam e, mais do que tudo, criando possibilidade de mudanças na visão de mundo e sua busca de novos conhecimentos para a inserção ao mundo do trabalho.

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)


Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje....

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:
- Em verdade, em verdade vos digo:

- Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
- Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
- Felizes os misericordiosos, porque eles...?

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André perguntou:
- É pra copiar?

Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu quis saber:
- Vai cair na prova?

João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?

Judas Tadeu defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!

Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?
- Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?
- Quais são os objetivos gerais e específicos?
- Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?
- E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?
- Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?

Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.
- Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
- E vê lá se não vai reprovar alguém!

E, foi nesse momento que Jesus disse: "Senhor, por que me abandonastes..."


Achei genial !!!!! Coitado, nem ele resistiu!!!

25.9.11

Texto para reflexão

O MEU IRMÃO


O meu irmão tem 18 anos e um QI de 30-40. Está na escola há 12 anos. Teve ensino individualizado durante vários anos e aprendeu imensas coisas!

O meu irmão coloca 100 pregos num quadro de furos em menos de 10 minutos com 95% de êxito.

Mas não consegue por moedas numa máquina de refrigerante.

Se lhe pedirem, consegue apontar o nariz, braço, ombro, pé, perna, cabelo e orelha. Ainda não sabe bem o pulso, tornozelo e quadril.

Mas não assoa o nariz sozinho.

Consegue fazer um quebra-cabeça de animais com 100% de êxito e colorir um boneco dentro das linhas.

Mas gosta mais de música. No entanto nunca ninguém lhe ensinou a ligar um rádio.

Consegue dobrar folhas de papel ao meio e em quatro partes. Mas não consegue dobrar as suas roupas.

Consegue separar blocos por cor, mesmo que tenham dez cores diferentes! Mas não consegue separar as roupas, coloridas das brancas para lavar.

Consegue fazer lindas cobras com massinha. Mas não consegue amassar a massa do pão nem cortar biscoitos.

Consegue enfiar contas num fio, com cores alternadas seguindo um padrão. Mas não consegue amarrar os sapatos.

Consegue dizer os nomes de todas as letras que lhe apresentem num cartão com 80% de êxito.

Mas não consegue fazer a diferença entre o sinal de banheiro para homem e mulher quando vai ao McDonald’s.

É possível dizer-lhe que está chovendo e ele pega uma nuvem de feltro e coloca-a num quadro no dia certo (com assistência).

Mas ainda não sabe que deve levar capa de chuva para a rua quando está chovendo.

Aponta para 100 imagens diferentes nas cartas do Peabody (um teste de vocabulário) com 100% de êxito.

Mas não consegue pedir um hambúrguer apontando para uma imagem.

Consegue andar numa trave para frente e para trás. Mas não sobe as escadas sem assistência para se sentar no lugar quando vai a um jogo de basketball.

Consegue contar até 100 sem problema. Mas não sabe quanto deve pagar por um McDonald’s especial.

Consegue por um cubo em cima, ao lado, e debaixo de uma caixa. Mas não consegue achar o cesto de lixo e por lá dentro os restos da refeição no McDonald’s.

Senta-se em circulo, com comportamento adequado, e canta “Cirandinha”. Mas não há ninguém na vizinhança que goste de fazer isso.
...

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.