9.12.11

Pátria Amada

Premiação e cantatas encerram 11ª edição do Pátria Amada


Coral e Grupo de Dança da escola Flávio Simões

Com a solenidade de premiação dos vencedores, realizada na última terça-feira (6), e as Cantatas de Natal, ocorridas nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna encerrou a 11ª Edição do Concurso do Programa Pátria Amada, desenvolvido entre os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a temática abordada no concurso foi as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação.Com Ciências e Tecnologia.

Premiação e cantatas encerram 11ª edição do Pátria AmadaAo lado da emoção dos vencedores premiados, crianças e adolescentes de creches e escolas municipais protagonizaram mais um belíssimo espetáculo na manhã de quinta-feira entoando e coreografando canções natalinas para um público formado por educadores, funcionários públicos municipais, pais de alunos e outras pessoas da comunidade, no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves.

“Estou muito emocionada. Realmente às crianças têm o dom de nos emocionar e com essas canções de Natal, hoje, elas nos transmitiram uma bela mensagem de paz”, opinou a dona de casa Ana Cristina Ferreira que veio ao Centro Administrativo resolver um problema e acabou parando para acompanhar as cantatas. O evento reúne estudantes aproximadamente 400 alunos de 20 escolas e creches municipais. As apresentações serão encerradas nesta sexta-feira, 9.

O secretário da Educação, Gustavo Lisboa enfoca que a proposta do Pátria Amada é promover, a partir da abordagem de temas ligados ao desenvolvimento humano na escola, a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. “Essa contribuição do Natal vem no sentido de fortalecer a família, é um momento especial de reflexão sobre as relações pessoais, aos atos cometidos, sobre a conduta social e o que as famílias precisam atentar para que todos vivam em harmonia”, elucida o secretário.

A diretora do departamento de Projetos Integrados da SEC, Fernando Amorim, destaca que as Cantatas do Natal, que acontecem em sua 3ª edição, é a culminância do Projeto Pátria Amada. “Neste sentido, há um envolvimento entre as escolas da rede municipal para que elas preparem, em conjunto com os alunos, apresentações em agradecimento a Deus, falando do amor e da união, pois é das crianças é que nasce o louvor verdadeiro”, expõe Fernanda.

Premiação

Durante a solenidade de premiação dos vencedores, o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa enfatizou a importância do tema proposto no Pátria Amada diante na nova realidade vivenciada pelas escolas municipais. “Com a política de informatização da Rede Municipal de Ensino, podemos afirmar que a temática serviu para fortalecer a proposta de democratização do uso das TICs implementada pela Secretaria da Educação”, argumentou o secretário.

Lisboa fez um breve relato dos investimentos feitos na aquisição e implementação de novos laboratórios de informática e de outras ferramentas tecnológicas, visando à melhoria da prática docente. Ele citou o exemplo dos retroprojetores multimídias, equipados com softwares livres, que estão em fase de experimentação nas escolas.

“Se comprovada à eficácia e efetiva melhoria da prática docente e do processo de aprendizagem, iremos prover todas as salas da rede municipal com equipamentos semelhantes”, assegurou o secretário da Educação. Ele lembrou que a democratização do acesso e do uso das novas tecnologias é algo que precisa ser encarado como imprescindível na rede pública de ensino.

Na categoria Minha Aula é Um Show, foi premiada como vencedora a professora Laura Maria Nascimento, da Creche Pequeno Lar, que também venceu na categoria Educação com Inovação, com o projeto da professora Gerusa Maria Sousa. A Pré-Escola Henrique Dias também foi vencedora nesta categoria, com o projeto da professora Rita de Cássia Ferreira.

A categoria Desenho Virtual foi vencida pela Escola Municipal Lúcia Oliveira, com o trabalho do aluno Antony Teixeira Valete. Já a de Projeto de Intervenção foi vencida pela Escola do Campo Heribaldo Dantas. O Pátria Amada, em parceria com a Associação Cultural Amigos do Teatro (Acati), premiou ainda os alunos vencedores da categoria Curtas Digitais com os trabalhos: “Irmão Jorge, 100 anos Amado”, das duplas Vitória Motta e Sátila Santos; e o vídeo “Jorge Amado”, ficando o 2º Lugar para Geovanna Pires e Renata de Jesus, também do CAIC; a categoria O homem e o meio ambiente, venceu a jovem Renata de Jesus com o vídeo “O que será de nós?”.



DCS/PMI – Texto: Erivaldo Bomfim -  Fotos: Pedro August

Seminário da Educação Grapiúna

Práticas pedagógicas foram socializadas durante seminário

Instituído do calendário letivo da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna como um dos momentos mais expressivos de troca de experiências, intercâmbio de conhecimentos, socialização de práticas exitosas e aproximação entre gestores, coordenadores pedagógicos e professores, O Seminário da Educação Grapiúna foi realizado mais uma vez com a participação de 111 unidades escolares.

Práticas pedagógicas foram socializadas durante seminárioO evento, que é parte integrante na programação das ações Pedagógicas da Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna, ocorreu no no auditório da FTC, no início deste mês, e foi dividido em três momentos. Inicialmente, sob a coordenação da Assessoria de Acompanhamento ao Projeto Político-Pedagógica (PPP) das escolas, os diretores municipais participaram do V Intercâmbio Entre Gestores Escolares.

Num segundo momento, foi a vez dos docentes interagirem no VI Seminário de Trocas, sob coordenação da Assessoria de Formação Continuada, apresentando resultados de trabalhos implementados nas unidades escolares visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Já à Assessoria Técnico-Pedagógica do Laboratório de Aprendizagem (Lapis), juntamente com as unidades escolares, expuseram os resultados de suas intervenções pedagógicas no VII Seminário de Socialização das Ações e do Lapis.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica, Fátima Cristina Vasconcelos Souza Góis, essas iniciativas são promovidas enquanto política de trabalho implementada, partindo da compreensão do quanto é imprescindível a constância de integração das comunicações entre as comunidades escolares e a Secretaria Municipal de Educação.

“Esse trabalho se consolida em uma prática participativa e democrática, no que diz respeito às participações efetivas de todos os atores que fazem a educação pública municipal de Itabuna, constituindo-se, portanto, na busca constante pela melhoria qualitativa da educação”, argumenta Fátima. Ela acrescenta ainda que neste mesmo contexto, a coordenação da Educação do Campo também promoveu o seu I Seminário de Práticas Pedagógicas, socializando as experiências das escolas do campo acerca de suas peculiaridades e desafios enfrentados.



DCS/PMI – Texto: Erivaldo Bomfim -

Projeto de Leitura

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