16.4.13

Reforma de escolas municipais


Prefeitura inicia reforma de escolas municipais de Itabuna



A Prefeitura de Itabuna iniciou na quinta-feira, 11, as obras para melhoria da infraestrutura das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino. De acordo com a Secretaria da Educação(SEC), as intervenções começaram pelas 32 unidades classificadas  como prioridade zero, entre as  80 escolas do setor urbano, por apresentarem problemas infraestruturais que vão da substituição do telhado e forro, revisão das redes elétrica e hidráulica, troca de piso cerâmico, melhoria da rede de esgotamento sanitário a aplicação de pintura.

 Destas 32 escolas, oito estão classificadas como de necessidade emergencial: Flávio Simões (Califórnia),Firmino Alves (Fátima), Everaldo Cardoso (São Caetano), Escola Novo Horizonte (Novo Horizonte), LourivalOliveira Soares (Ferradas), Iolanda Pires (Nova Ferradas), Maria Raimunda Oliveira (Santo Antonio) e CrecheEsther Gomes (Lomanto Júnior).


Segundo o chefe do Setor de Manutenção e Conservação do Patrimônio Público da SEC, Aldemir Silva Barros Júnior, a previsão é que o serviço esteja concluído até o final do mês de maio. Ele ressalta que o trabalho de pedreiros, serventes, eletricistas e pintores não interferirá no funcionamento das escolas, que se encontram em período regular de aulas.
Estamos torcendo pelo resultado final, em razão dos problemas enfrentados por todos que fazem uso do espaço físico da escola.


Momento Comunidade na Escola


Um dia é pouco, o mês é da mulher!

É indispensável dizer que as mulheres não precisam de uma data específica para serem elogiadas, homenageadas ou lembradas… Ainda mais nos dias atuais em que muitas de nós mulheres nos tornamos chefe de família, exercemos cargos de chefias em repartições públicas, nos elegemos como Prefeitas, chegamos a Presidir Países e estamos em evidência o tempo todo.

Em meio a uma sociedade machista, sexista onde as mulheres eram subordinadas ao sexo oposto, é óbvio que não foi fácil chegar onde chegamos. Houve muita garra, luta de muitas mulheres, mulheres que jamais deverão ser esquecidas. Seja por sua coragem ou determinação, seja por sua alegria ou agressividade na batalha pelos nossos mais diversos direitos.

As mulheres tiveram conquistas importantes, mas não suficiente para a garantia de relações igualitárias. O direito ao voto, a licença maternidade, lei Maria da Penha, entre tantos outros. Mesmo que tenhamos saído da posição limitante de sexo frágil ao longo dessa jornada, para nos posicionarmos como donas de nossos próprios destinos a busca pela igualdade continua, principalmente igualdade de salários. Precisamos que mais propostas das mulheres sejam aprovadas na política.

                        
Também podemos refletir o quanto a mulher é ainda colocada numa posição de objeto sexual. Percebemos isso mais claramente quando vemos seu corpo sendo massivamente explorado em propagandas nas diversas mídias, assim como em músicas, incitando o prazer e o desejo. A mulher é escancaradamente colocada como objeto de prazer associada a diferentes produtos.
                       
Buscando evidenciar a problemática que envolve a mulher , focando especialmente suas relações familiares, realizamos um encontro para uma troca de ideias. Para esse momento contamos com a participação da professora Saskya Lopes, vice-coordenadora do Serviço de Referência dos Direitos da Mulher – projeto do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Santa Cruz, que apresentou dados estatísticos da cidade de Itabuna e da região sobre  a violência contra a mulher.

Discutiu a aplicabilidade da Lei Maria da Penha – numa caminhada pelos motivos que deram origem à sua criação e apresentou breves informes sobre a violência doméstica.

Esse momento da comunidade na escola, com dinâmicas de integração entre todos e todas que se fizeram presentes, culminou com um delicioso café nordestino e o sorteio de vários brindes doados pelos integrantes da Unidade Escolar – inclusive o sorteio de duas cestas básicas.



E foi colocando a Mulher em evidência durante todo o mês que prestamos nossa homenagem a essa figura tão presente e necessária em nossas vidas!



Parabéns MULHER!

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.