9.12.09

Educadores socializam experiências no Seminário da Educação Grapiúna

“ Olhar atentamente para as pequenas histórias do nosso cotidiano, refletir sobre elas, contá-las aos outros, compartilhar o espanto e a admiração, dúvidas, certezas e surpresas”. Tendo como tema provocador este fragmento da escritora Maria Tereza Steban, a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna iniciou ontem o I Seminário da Educação Grapiúna, que acontece no auditório da FTC, com a participação de educadores da rede municipal de ensino.

Na solenidade de abertura, a assessora de gabinete da SEC, professora Maria de Lourdes Santana Silva, que também representou no ato o secretário titular da pasta, Gustavo Lisboa, ressaltou o Seminário como o momento de socialização e integração dos diversos atores da rede de ensino itabunense, a partir de suas experiências vivenciadas no dia-a-dia em sala de aula e na comunidade escolar. “Neste sentido, devemos compreender o cotidiano não como algo monótono, mas sim como momentos onde se constrói a prática educativa”, frisou.

A presidente do Conselho Municipal da Educação (CME), professora Maria Lúcia Bittar Santos, lembrou o comprometimento de todos com a qualidade social da educação e que a busca desse objetivo perpassa pela elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Momentos como esse são essenciais para avaliarmos, discutirmos e repensarmos estratégias que possam indicar o melhor caminho no alcance deste objetivo”, frisou.

Para a diretora de Educação Básica da SEC, Fátima Cristina Vasconcelos Góis, o Seminário da Educação Grapiúna é um momento especial, principalmente por proporcionar espaço aos educadores da rede para compartilhar com todos os demais profissionais do setor os resultados alcançados com iniciativas voltadas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Também falaram na solenidade a presidente da Câmara do Fundeb e dirigente do Sindicato do Magistério Público de Itabuna (Simpi), Dorisdete Viana, e a assessora de Formação Continuada, professora Ana Cristina Guimarães.

No primeiro dia do evento, aconteceu o IV Seminário de Trocas da Formação Continuada, onde professores de diversas escolas puderam socializar os resultados dos projetos desenvolvidos em suas unidades escolares. No primeiro bloco de apresentações, as professoras Maria José Dias, Keyla Patrícia, Neilma da Silva e Márcia Miranda mostraram como foi possível interferir no processo de motivação para a leitura e na melhoria da aprendizagem de alunos com os projetos Ciranda de Livros, Quem Conta Um Conto Aumenta Um Ponto, Oficina de Letramento e Histórias da Minha Vida, respectivamente, realizados nas escolas municipais Jorge Carilho, Iolanda Pires, Sagrada Família e Lúcia Oliveira.
No turno vespertino, abrindo o segundo bloco, a professora Célia Magalhães apresentou o projeto Filosofarte, implantado em parceria com a SEC na escola Flávio Simões, a fim de trabalhar a filosofia fazendo um viés através das artes plásticas e cênicas. Em seguida, a professora Maria Elizabete Pereira de Almeida apresentou o Projeto Construindo a Cultura da Paz no Universo Escolar, com quatro ações de grande impacto entre todos os envolvidos com a escola - alunos, professores e comunidade.
Um momento singular no Seminário se deu quando a aluna Camila da Silva, da Escola Sagrada Família, participou relatando seu progresso na leitura, obtido a partir do projeto desenvolvido em sua escola. Houve ainda uma apresentação muito interessante da Trupe da Biblioteca Itinerante.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.