31.3.10

Itabuna 100 Anos

A UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – lançou, nesta terça-feira, dia 30, na quadra do Colégio AFI, às 19 horas, em Itabuna, o Projeto do Centenário, com a participação de alunos, pais, professores e autoridades. Entre as atividades proposta, está o Projeto “Itabuna: Olhares de um Século”, destinado a empreender ações voltadas para as comemorações da data magna.



Os projetos idealizados para comemorar o centenário de Itabuna serão coordenados pela Comissão criada por designação do reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva e presidida pela professora doutora Janete Ruiz de Macedo, diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH). Dentre eles, o Projeto “Itabuna: Olhares de um Século”, a ser realizado através de parceria inédita com o Colégio Ação Fraternal de Itabuna (AFI), a partir de iniciativa do professor de História, Cláudio Zumaeta.

“Itabuna: Olhares de um Século” vai promover pesquisas com os alunos destinadas à preservação, registro e ampliação da História da cidade, através dos “olhares” (dos sentimentos e afetividades). Pretende-se que os alunos fotografem o patrimônio cultural da Cidade, inserindo-se naqueles registros que comporão a história dos próximos anos do Município, com o objetivo de confeccionar um livro-postal com imagens e textos realizados pelos discentes. O Projeto se divide em quatro eixos temáticos Cultura, Sociedade, Economia e Cotidiano, havendo ainda espaço para contribuições da comunidade e, especialmente, dos olégios públicos e particulares.

De maneira geral, o Projeto “Itabuna: Olhares de um Século” se incorporou a outros que serão coordenados pela UESC ao longo deste ano. A preocupação maior das ações empreendidas para o Centenário é possibilitar um grande fluxo de informações referentes à emancipação de Itabuna, de maneira pedagógica e multidisciplinar, integrando toda a comunidade nos eventos comemorativos pela data, evidenciando a educação cidadã. A UESC propõe também a criação de um banco de dados permanente (Blog do Centenário), que concentre todas as ações comemorativas do evento.

O Projeto “Itabuna: Olhares de um Século” incorpora-se à outras ações previstas pela UESC, como por exemplo: lançamento do livro Jequitibá de Tabocas; exposição do Cinquentenário; aulas itinerantes para todas as escolas que solicitarem à Universidade; seminários sobre a historiografia de Itabuna; vídeo “Perambulando na História”; projeto Praça na Praça; Leitura vai à Praça; o Calendário do Centenário; MiniCiclos de Estudos Itabunenses; a Cidade em Cartaz e. a produção de artigos científicos, e Contos e Vídeos (Ensino Médio) a serem coordenados pelo professor mestre Charles Nascimento de Sá.

A iniciativa da UESC, em parceria com o Colégio AFI, estende-se a toda comunidade e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através dos secretários municipais de Comunicação e Articulação Estratrégica, Wlamir Rosário; de Educação, professor Gustavo Lisboa, e de Indústria e Comércio, Carlos Leahy, além do apoio da CEPLAC, representada pelo Superintendente Regional, Antonio Zózimo

Direto da UESC

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.