5.3.10

JORNADA PEDAGÓGICA - 2010

Centrados na temática “Direito à Educação: Qualidade nos Tempos e Espaços Escolares”, profissionais da Rede Municipal de Ensino de Itabuna participaram da XXVI Jornada Pedagógica promovida pela Secretaria da Educação (SEC), que aconteceu no período de 8 a 12 de fevereiro. A programação incluiu avaliação do ano letivo de 2009, palestra, minicursos, apresentação da proposta de formação continuada, discussão e avaliação dos indicadores de acompanhamento da aprendizagem e planejamento escolar.


A diretora do Departamento de Educação Básica da SEC, professora Fátima Cristina Vasconcelos Góis, ressalta que a Jornada se constitui num momento onde os educadores são instigados a dialogar, refletir e ampliar conhecimentos que se materializarão nos contextos escolares. Referindo-se ao tema da Jornada Pedagógica, a diretora destaca que o intuito é efetivar uma educação que atenda às demandas sociais e legais da educação grapiúna.

“A proposta da SEC, em consonância com outras em andamento, compromete-se com a garantia e sucesso das aprendizagens, respeitando os direitos, os espaços e os tempos do educando”, afirma Fátima Vasconcelos. Segundo ela, os profissionais convidados para ministrar palestras e minicursos na Jornada Pedagógica são referências nacionais como pesquisadores no contexto dos Ciclos de Formação Humana, modelo aplicado na escola itabunense.

Programação

Na segunda-feira (8), as atividades da Jornada Pedagógica foram realizadas no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O credenciamento dos participantes começou às 12h30min. Antecedendo a solenidade de abertura, a Trupe da Biblioteca Itinerante subiu ao palco para encenar a peça teatral “Di² ESLUETI”. Também integrando a programação cultural, alunos do Ciclo da Adolescência da Rede Municipal de Ensino apresentaram a peça “Escola de Paz”.

Às 15h10min, a doutora em Educação da Universidade de São Paulo, professora Sandra Maria Zakia Lian Sousa, abordou o tema central do evento “Direito à Educação: Qualidade nos Tempos e Espaços Escolares”. O primeiro dia da Jornada Pedagógica foi encerrado após plenária marcada para as 16h40min.

Na terça-feira (9), das 8 às 12 horas, no auditório do Centro de Cultura Adonias Filho, o doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Gabriel de Andrade Junqueira Filho, ministrou para os profissionais da Educação Infantil e do Ciclo da Infância o minicurso Territórios da Infância: múltiplas linguagens e mil possibilidades.

Já no auditório do Instituto de Cultura Espírita de Itabuna (Icei), estiveram reunidos os profissionais do Ciclo da Pré-Adolescência e da Adolescência, Proeja I e II, ProJovem e BB Educar, para o minicurso Progressão Continuada e a Garantia na Qualidade das Aprendizagens, ministrado pelo professor Paulo Henrique Arcas, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e professor da Faculdades Magister. A programação se estendeu de quarta à sexta-feira (10, 11 e 12), nas unidades escolares.

SAGCS/PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges - 05/02/10. Direto do site da Prefeitura de Itabuna.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.