10.8.10

SEC de Itabuna promove 1º Fórum da Adolescência

Itabuna revisa proposta da educação de adolescentes


A reestruturação da Proposta Político Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental mobilizou nesta terça-feira (10) educadores, alunos, pais de alunos, técnicos e dirigentes da Secretaria da Educação de Itabuna, além de representantes de diversos outros segmentos, durante a realização do 1º Fórum da Adolescência da Educação Grapiúna, realizado no auditório da FTC.




Presidindo a solenidade de abertura do evento, o secretário da Educação, Gustavo Lisboa, destacou os avanços registrados no Sistema Municipal de Ensino de Itabuna nos últimos cinco anos, inclusive a partir da aplicação do Plano Municipal de Ensino (PME), desde janeiro de 2009.

Ele ressaltou os investimentos feitos no acréscimo do número de vagas no ensino infantil, com a construção de duas novas creches e a implantação da escola em tempo integral, iniciada com o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam) e que, a partir deste mês, será estendida a outras 20 escolas da rede, estando a escola Flávio Simões entre estas.

“Desta forma, procuramos ampliar o atendimento das demandas contemplando diversos aspectos do processo de ensino e aprendizagem, a exemplo da Educação Ambiental e a Diversidade Étnico-Racial. Agora, com a realização do Fórum da Adolescência, queremos construir novas propostas para atendermos com mais eficiência os nossos adolescentes na escola grapiúna”, frisou Lisboa.


O secretário observou que pela primeira vez a rede dedica um momento especial de escuta aos adolescentes para saber o que eles pensam e o que esperam da escola. A partir da percepção e apropriação desta realidade, acrescenta Gustavo, será possível construir uma proposta inovadora para os anos finais do Ensino Fundamental que, de fato, reflita os anseios do público adolescente.


Ainda na parte da manhã, os participantes do Fórum tiveram a oportunidade de acompanhar e interagir com a mestra em Mídia e Conhecimento, Yasmine Habib Silva, durante a palestra “O Adolescente em Movimento: qual seu lugar na escola?”.

Durante o colóquio, a educadora provocou o público a repensar conceitos construídos em relação aos mais diversos aspectos do desenvolvimento do público adolescente no contexto familiar, na escola e na comunidade.

À tarde, as atividades foram reiniciadas com as discussões nos grupos de trabalho, onde os participantes apresentaram propostas focadas nas seguintes temáticas: Indicadores para o Acompanhamento da Aprendizagem; Metodologia para o Ciclo da Adolescência; Avaliação no Ciclo da Adolescência; Matriz Curricular do Ciclo da Adolescência; e Pais, Adolescentes e Escola: uma relação participativa; culminando com uma apresentação do resultado da discussão dos grupos para a plenária.
A tarde foi encerrada com a declamação de um poema pela Profª Glória e a apresentação de um pequeno filme.
_____________________________________________________________________

do site PMI – Foto: Waldir Gomes

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.