4.9.10

Projeto Internacional “Arte pela Paz” - 13ª edição

“ BARCOS DE TODOS OS TEMPOS ”


Projeto Internacional “Arte pela Paz” - 13ª edição

Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte

( The Youth and Child Movement Growing with Art )

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

Em novembro de 2010 será realizado o concurso de arte para crianças e jovens do Brasil e do Mundo com idade entre 04 e 16 anos

Professor(a) - Instituição: Realize uma pesquisa com seus alunos sobre o tema, tendo como objetivo o conhecimento da arte e a importância da construção dos barcos como elementos da paz.

A humanidade deve se desenvolver nas ciências e nas tecnologias, sem esquecer da evolução dos valores de solidariedade, generosidade e compaixão pelos semelhantes e por todos os seres responsáveis pela existência da vida na Terra. Tais valores,  reformulados a cada geração, constituem a maior tradição de um país que, junto às manifestações populares baseadas no respeito à vida e à dignidade, mantêm a esperança na conquista da paz entre todos os povos do planeta.

Os barcos, desde os tempos mais remotos, foram responsáveis pela expansão e desenvolvimento das civilizações.

Há muita arte em cada tipo de embarcação: canoas, botes, jangadas, caiaques, caravelas, dracares, galeras, veleiros, escunas, lanchas, iates, navios, rebocadores, petroleiros, etc...

Sugestões de assuntos que podem ser abordados:

1. A construção de barcos e a navegação levaram ao conhecimento de novos continentes e às trocas entre os povos, fazendo o mundo se expandir.

2. Barcos utilizados nos esportes, no turismo, no lazer, no comércio, no atendimento às comunidades ribeirinhas e praieiras isoladas, no salvamento de pessoas e de animais.

3. Barcos dos povos primitivos, barcos das diversas civilizações dos períodos da humanidade, barcos famosos, barcos históricos.

4. Barcos usados em manifestações culturais e folclóricas.

5. Barcos que transportam as mercadorias que cada país produz.

6. Barcos da Marinha de cada país, construídos para garantir a segurança, atuar em salvamentos e fazer pesquisas científicas.

7. Barcos utilizados para alertar e proteger animais e a natureza contra a exploração e a crueldade.

8. Relevante lembrar,que todos os barcos devem ser projetados para o bem-estar da humanidade,para a conservação da natureza e, atualmente, mesmo que construídos para a defesa de cada país, os barcos devem ser sempre colocados a serviço da paz.

9. A Marinha do Brasil possui barcos para garantir os direitos e os interesses sobre as águas dos mares, rios e lagos brasileiros, utilizando barcos, também, para o atendimento médico e social às comunidades ribeirinhas e praieiras.

Regulamento

1. Escolha um tipo de barco e represente-o em seu trabalho;

2. Envie apenas 01 (um) trabalho por participante com idade entre 04 e 16 anos;

3. Técnica: Livre - desenho, pintura, sucata, mosaico, dobradura, criações no computador, etc.;

4. Utilizar papel no tamanho A4 ( 21 x 30cm ) colando-o numa base de papel-cartão (ou similar) colorido de tamanho 30 X 40 cm;

5. Na parte de trás da base de papel-cartão, escreva em letra de forma/imprensa o título do trabalho, nome completo (não

abreviar) do autor, idade, endereço e e-mail da instituição ou do participante (quando o trabalho for enviado individualmente);

6. Cada escola/instituição poderá enviar até 30 trabalhos;

7. A instituição deverá juntar uma lista com todos os títulos dos trabalhos, nomes completos dos autores e idades (modelo

anexo) e também o nome completo (sem abreviatura) da escola/instituição ;

8. Serão aceitos trabalhos realizados e enviados individualmente;

9. Não serão aceitos trabalhos realizados por mais de um participante;

10. Não serão aceitos trabalhos que representem barcos que causem, na atualidade, ações de crueldade contra seres humanos,

animais ou qualquer outro integrante da natureza, ou que representem barcos atuando direta ou indiretamente em ações ilícitas.

Seleção

1. Haverá uma seleção prévia para qualificação dos trabalhos que irão compor a mostra/exposição;

2. A seleção será feita por um grupo de professores, psicólogos e artistas;

3. Todos os trabalhos recebidos, quando não selecionados, terão direito a “certificados de participação no projeto”;

4. Todas as instituições, que enviarem trabalhos de seus alunos, também receberão um “certificado de participação no projeto”;

5. Os trabalhos qualificados para a mostra receberão “certificados de participação na mostra”;

6. Para a mostra, haverá uma nova comissão julgadora, composta por profissionais de várias áreas culturais. A essa comissão

caberá escolher, dentre os trabalhos qualificados, aqueles que receberão “menções ouro, prata e bronze” e “menções honrosas”;

7. A decisão do júri será tomada com base nos seguintes critérios: adequação ao tema e materiais discriminados no

regulamento, originalidade e criatividade;

8. A aceitação deste regulamento implica no reconhecimento da soberania da decisão das comissões julgadoras, podendo as

mesmas, não conferir a premiação. Das decisões não caberão quaisquer tipos de recursos.

9.Todos os autores dos trabalhos concordam, assim como seus responsáveis (pais ou tutores) e respectivas

instituições/escolas, por força deste regulamento, em ceder sua imagem e de sua obra em divulgações relacionadas ao evento,

sendo garantidos os direitos autorais, mas sem receber qualquer remuneração pelo uso dessas imagens.

10. Os trabalhos não serão devolvidos e poderão ser usados em outras mostras.

Data limite para recebimento dos trabalhos - 22 de outubro de 2010.

Enviar para este endereço:

Centro Cultural da Marinha em São Paulo

Avenida Nove de Julho, nº 4597

Jardim Paulista

São Paulo - CEP : 01407-100

Brasil

art.mica@ig.com.br

ccmsp@ig.com.br

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.