19.3.11

Bullying

BULLYING é um termo em inglês utilizado para descrever atos de volência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um individuo(bully ou "valentão") ou grupo de individuos com objetivo de intimidar ou agredir outro individuo (ou grupo de individuos) incapazes de se defender. Há duas categorias de Bullying: direta e indireta (conhecido também como agressão social). O Bullying direto é a forma mais comum entre os agressores masculinos. O Bullying indireto é mais frequente em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizado por foçar a vítima ao isolamento social.



TIPOS DE BULLYING - insultar a vítima; acusar a vítima de não servir para nada; ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade; espalhar rumores negativos sobre a vítima, depreciando-a sem qualquer motivo; fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens; colocar a vítima em situação problemática com alguém ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou foi exagerado pelo bully; fazer comentários sobre a família de uma pessoa, local de moradia, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade,etc; isolamento social da vítima; usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbulluing(criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos, etc);chantagem;expressões ameaçadoras; grafitagem; etc.

Texto retirado do Jornal Da Hora - ano II nº2, Campinas, maio de 2010

Jornal produzido por alunos e educadores da EMEF "Orlando Carpino"


Veja a Cartilha de combate ao bullying nas escolas seguindo o link abaixo. É um documento que pode ser baixado e trabalhado com os professores.

http://www.cnj.jus.br/images/programas/justica-escolas/cartilha_bullying.pdf

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.