9.4.11

Dinâmicas de Páscoa

As datas comemorativas mobilizam as escolas. Por mais que saibamos que não adianta focar o processo ensino-aprendizagem nas comemorações passageiras, sem aprofundar e interligar os conhecimentos, é exatamente o que acontece, pois pais, alunos e professores esperam ansiosos por cada data. Se a escola inova corre o risco de ver mães frustradas, crianças tristes e professores perdidos. Por isso, há necessidade de planejar atividades diferentes e interessantes que possam transformar as festas significativamente.

Pensando nisso, elaborei as atividades a seguir. Espero que gostem e desenvolvam em suas classes, lembrando de adaptar aos interesses, necessidades e faixa etária de seus alunos. Fotografe os resultados e envie para nós, com seu nome completo, estado/cidade, nome da escola e turma que foi desenvolvida. As melhores fotos serão publicadas e concorrerão a um brinde de nosso site. Aceitaremos fotos até o dia 10 de maio de 2011.

As atividades sugeridas abaixo desenvolvem principalmente: a criatividade, a reflexão, a expressão artística, oral e escrita, o raciocínio lógico e a socialização. Ampliam o vocabulário e a visão de mundo. Foram elaboradas para alunos do 1º ciclo do ensino fundamental, podendo ser facilmente adaptadas a alunos menores e maiores.


Tempo previsto de 1 dia inteiro para realizar cada atividade de forma eficaz.

DICAS DE ATIVIDADES


1 - Metades criativas

Material necessário:

Figuras geométricas de cartolinas coloridas divididas ao meio;

Papéis pardo ou 40 kg – uma folha para cada dupla;

Cola e canetas coloridas;

Aparelho de som e CD com músicas de páscoa.

Desenvolvimento:

Num primeiro momento organize uma roda de conversas sobre os símbolos da Páscoa. Registre no mural os conhecimentos prévios dos alunos e suas principais falas, intervindo quando necessário para que nenhum símbolo seja esquecido. Em seguida, proponha a dinâmica das metades. Organize uma nova roda, com todos de pé e de costas. Entregue uma metade de figura para cada aluno e oriente que tocará músicas sobre o tema e que quando a música parar cada um deve encontrar a sua metade, quando a música retornar devem trocar as metades e circular pela sala. Assim faça algumas vezes oportunizando o momento lúdico.

Na última rodada da dinâmica todos devem estar com seus pares, então sugira uma nova proposta: cada dupla colará suas figuras, unindo as metades no cartaz de papel pardo e terá que transformar a figura em um símbolo da páscoa usando canetas coloridas.

Retângulos virarão coelhos, triângulos peixes, círculos ovos ou o que a imaginação das crianças permitir. Incentive-os a ousar e enfeitar seus símbolos.

As duplas completarão os cartazes escrevendo o que sabem sobre o símbolo que escolheram criar e o motivo da escolha.

Exponha os trabalhos no mesmo mural que registrou a conversa inicial.


2 - Criação coletiva

Material necessário:

Sucatas diversas como: CDs velhos, caixas de tamanhos variados, latas, pedaços de isopor, restos de EVA, retalhos de tecido, embalagens plásticas, garrafas pet, etc.

Cartolinas;

Colas e tesouras;

Fitas adesivas;

Canetas coloridas, giz de cera,lápis de cor, tintas e pincéis.

Desenvolvimento:

Divida a turma em grupos e explique que lançará uma situação – problema que será transformada em obras de arte.

Entregue sucatas para cada grupo, procurando não misturar muito, por exemplo: grupo 1 recebe apenas CDs e restos de EVA; grupo 2 garrafa pet e retalhos de tecido; grupo 3 caixas e latas.

A proposta é que cada grupo crie um coelho com as sucatas recebidas. Deixe claro que os grupos não poderão trocar as sucatas, terão que construir sua arte com o que receberam.

Além das sucatas deixe a disposição de todos os grupos as colas, tesouras, fitas adesivas e materiais de pintura.

Com todos os coelhos prontos proponha que os grupos apresentem a sua criação: nomeando-a e contando algo de sua vida. Em seguida, cada coelho deve deixar uma mensagem de páscoa por escrito.

Exponha os coelhos e suas mensagens.


3 - Mensagem da turma

Material necessário:

Folhas de papel Kraft ou pardo coladas formando base de um imenso painel – que deve cobrir uma parede inteira da sala de aula ou do espaço escolhido na escola. Variante: cobrir toda a parede com cortiça.

Sílabas, palavras e letras diversas xerocadas em tamanho de ¼ de ofício.

Revistas velhas, jornais e panfletos que possam ser recortados.

Colas e tesouras.

Desenvolvimento:

A proposta é a criação do imenso painel com uma mensagem de páscoa coerente e original, só com recorte e colagem.

Antes de começar é essencial uma roda de conversa sobre o verdadeiro sentido da páscoa, como seria a páscoa ideal, o que desejamos de bom nessa páscoa.

Os alunos serão livres para escrever e ilustrar o painel desde que obedeçam as regras procurando transmitir o que todos pensam em uma única mensagem. Lance o desafio e surpreenda-se!

--------------------------------------------------------------------------------

Paty Fonte
Projetos Pedagogicos Dinamicos

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.