28.9.11

Fazendo Amizade com o Computador

PROJETO DE INFORMÁTICA - Brincando com o Computador.







Foi implementado e está sendo aplicado aos alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos de nossa escola um projeto de informática. Futuramente pretendemos estender a todos os nossos alunos.


O objetivo do projeto é de instrumentalizar o aluno com a informática, abrindo horizontes para um mundo em constante evolução e possibilitar acesso a um instrumento de capacitação para o trabalho.


Desde o início dos tempos, o homem tem buscado formas de facilitar sua vida, inventando instrumentos para seu conforto.


Tendo em vista a celeridade com que a tecnologia caminha, não é lícito a nós, educadores, deixarmos à margem do progresso aqueles cuja educação está sob nossa responsabilidade. Também não podemos ter a pretensão de ministrar conhecimentos suficientemente capazes de suprir necessidades futuras frente à incógnita que constituem as demandas que advirão. Cabe-nos agregar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno da informática, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem ingressar no mercado de trabalho.

Essa responsabilidade é muito maior para nós, educadores de classes populares, que, historicamente, são preparadas para se transformarem em classes dominadas, manipuladas, marginalizadas e humilhadas.


É insofismável a importância dessa nova e útil instrumentalização que se introduz no aprendizado escolar da rede municipal itabunense, uma vez que , até então, isso se constituía em benesses das classes privilegiadas.


Hoje, com a atual política de educação do Município as portas vão-se abrindo para nossos alunos, vislumbrando-se melhores perspectivas.


Com a implantação da rede de computadores na escola, acesso à Internet e consciência da velocidade do mundo atual, motivei-me a executar um projeto pelo qual possam tornar-se amigos do computador, através de programas que, no decorrer do ano, serão utilizaremos como recurso para trabalhar os diversos conteúdos que serão desenvolvidos.


Há de entender-se que os alunos, ao se envolverem com o computador, terão possibilidade de um maior desenvolvimento intelectual e mais capacidade criativa, em função da multiplicidade de recursos que lhes são oferecidos de forma prazerosa. À medida que forem fazendo descobertas, ir-se-ão estimulando, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber.


Dessa forma, colocada a informática, ao alcance dos menos afortunados, neste mundo cada vez mais informatizado, proporcionar-lhe-emos o conhecimento da moderna tecnologia, derrubando o mito e habilitando-as, por conseguinte, a operar esta máquina fantástica que parece, por vezes, superar o homem em cuja inteligência ela encontra sua geratriz.


Baseado na proposta que norteia o trabalho na Escola Flávio Simões,  entendo que o projeto "BRINCANDO COM O COMPUTADOR", possibilita uma revolução ideológica, pessoal e familiar na comunidade escolar, no sentido de valorizar o lugar onde moram, a escola onde estudam e, mais do que tudo, criando possibilidade de mudanças na visão de mundo e sua busca de novos conhecimentos para a inserção ao mundo do trabalho.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.