10.6.12
Projeto “Cidadania Já” oferece novos cursos em parceria com a Prefeitura de Itabuna
6.6.12
Curso Livre sobre Planejamento via Moodle
Read more: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2012/06/curso-livre-sobre-planejamento-via.html#ixzz1x1KzRWzu
Curso gratuito de História da Bahia
Segue programação em anexo.
Inscrições gratuitas para professores da rede pública estadual e alunos de história. Cmb.fpc@fpc.ba.gov.br
3117-6067
Read more: http://atelierdeducadores.blogspot.com/2012/05/curso-gratuito-de-historia-da-bahia.html#ixzz1x1H5mWeY
26.5.12
Curso As Novas TICS
A Escola Flávio Simões deu início a mais um curso de formação de professores,O professor e as Novas Tecnologias - CONHECENDO E DOMINANDO AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, desta vez trazendo para estudos e debate entre seus educadores a inserção das Novas Tecnologias no ambiente escolar e suas utilizações.
O curso foi desenvolvido na plataforma moodle e exige envolvimento diário do professor, em pelo menos uma hora para estudo e realização das tarefas.
O curso foi criado e está sendo ministrado pela coordenadora pedagógica responsável pelo LA e pela formação de professores da escola.
Após um primeiro momento para apresentação do curso, segue abaixo o cronograma das demais atividades:
I Módulo (EAD)
Módulo I - Criação do Blog
Período EAD - 09/05 a 11/06
II Módulo (semi-presencial)
Módulo II - Produção coletiva de textos:Google docs, wiki
12/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
13/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
14/06 -Produção coletiva de textos com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 15/06 a 18/06
III Módulo (EAD)
Módulo III - Utilizando Slide
Período EAD - 20/06 a 09/07
IV Módulo (EAD)
Módulo IV - Conhecendo e utilizando os aplicativos: GCompris, TuxPaint
Período EAD - 10/07 a 23/07
V Módulo (semi-presencial)
Módulo V - Utilizando o HotPotatoes
24/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
25/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
26/07 -Aprendendo a usar o HotPotatoes com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 27/07 a 19/08
VI Módulo (EAD)
Módulo VI - Elaborando jogos e cruzadinhas com JRPV (Pobre Virtual)
Período EAD - 20/08 a 03/09
VII Módulo (semi-presencial)
Módulo VII - Criando linha do tempo com Dipty
04/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
05/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
06/09 -Criando linha do tempo com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 07/09 a 01/10
VIII Módulo (semi-presencial)
Módulo VIII - Produções multimídia com MOVIE MAKE e AUDACITY e compartilhamento na internet no YOUTUBE e no BLOG
02/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
03/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
04/10 -Produções multimídia com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 05/10 a 29/10
IX Módulo (semi-presencial)
Módulo IX - Projetos de aprendizagem na rede: Webquest
30/10 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
31/10 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
01/11 -Projetos de aprendizagem com turma manhã,tarde e noite
Período EAD - 02/11 a 21/11
X Módulo (presencial)
Módulo X - Encerramento - Projetos de intervenção
Presencial 22/11- com turma manhã - 10 h
com turma tarde - 15 h
com turma noite - 20 h
Marcadores: Educação, Formação Professor
25.5.12
Tecnologia na escola
Iniciado em maio, o curso de tecnologias educacionais "O professor e as Novas Tecnologias" com o tema Conhecendo e Dominando as Tecnologias Educacionais, administrado pela professora Bete Almeida atende a uma boa parte dos professores da escola Flávio Simões.
Com previsão de duração até o próximo mês de novembro, o curso Conhecendo e Dominando as Tecnologias Educacionais pretende instrumentalizar o professor no uso das Novas Tics como:
*O Google Docs instrumentalizando a produção e publicação de textos coletivos;
*Softwares educativos e aplicações em sala de aula;
*Produções áudio visuais e compartilhamento na internet;
*Projetos de intervenção para utilização das tecnologias da escola utilizando os ambientes colaborativos da Web;
*Conhecer e utilizar o Portal do Professor, Novo EscolaBR.
Apesar de ainda não atingir a todos os integrantes do corpo docente da escola, pretendemos continuar investindo na formação continuada do grupo com novos cursos e temas instigantes.
Você, professor que ainda não se cadastrou no curso, ou você, que iniciou mas não tem acessado, entre e realize as atividades propostas!
Marcadores: Educação, Formação Professor
O problema da educação ou a decadência do antigo modelo de ensino
De décadas para cá, a educação vem passando por uma espécie de colapso, o que tem levado muitos educadores e estudiosos a reformularem e repensarem suas metodologias.
Conforme o Dr. Mel Levine1, fundador do Instituto All Kinds of Minds (organização que analisa as diferenças de aprendizagem), “mentes diferentes aprendem de maneiras diferentes, cérebros diferentes fazem conexões diferentes, o problema é que a maioria de nossas escolas pratica uma educação do tipo ‘tamanho único’ com consequências nefastas, já que os padrões de aprendizagem de muitos dos educandos não se encaixam nos padrões de ensino das escolas que frequentam”, isso, sem sombra de dúvida, provoca nos alunos, desconfortos, inquietações, uma sensação de estar fora de seu habitat natural, poderíamos dizer, até mesmo, de exclusão.
Então, nos perguntamos: qual a ou as consequências disso? Ora, um educando que não se sente confortável onde está, o mais óbvio que pode acontecer é que não traga bons resultados para si próprio; consequentemente, para a escola também. Esse mesmo educando que, uma vez bem compreendido em suas disfunções, teria condições de contribuir positivamente para a sociedade pode, ao desistir de seu potencial, gerar ainda, problemas sociais diversos.
Priscilla Alves
Marcadores: Educação
24.4.12
Professor não pode concorrer com a internet
Para especialistas, o apresentador de informações vai desaparecer, mas o educador que vai além delas é cada vez mais necessário24/04/2012 07:00:37
Alex Jacó, coordenador de informática educativa
23.4.12
Fim da Greve
Fim da Greve, mas não do movimento de reivindicação
Os professores da rede municipal de ensino, juntamente com os diretores do SIMPI (Sindicato do Magistério Público Municipal de Itabuna), decicidiram, na tarde de hoje, dia 23 de abril de 2012, em assembleia realizada no auditório da Universidade UNIME (Campus 1), em Itabuna, declarar o fim do movimento grevista desencadeado no dia 09 de abril.
Após a exigência da retirada de uma cláusula no Projeto de Lei que a prefeitura enviou para a Câmara Municipal, os profissionais da educação resolveram aceitar as condições impostas pelo poder municipal. Segundo o projeto aprovado extraordinariamente na manhã desta segunda-feira, os professores irão receber um reajuste de 22,22% para aqueles classficados em nível I (professores com Ensino Médio) e reajuste de 15% para aqueles de níveis II e III (graduados e pós graduados), escalonado; 8% será concedido já a partir de agora, no mês de abril e os 7% restante será repassado a partir do mês de setembro.
O reajuste não é o ideal exigido pela categoria que brigou até onde pôde para tentar um reajuste linear de 22,22% para todos os níveis. Na impossibilidade de conseguir com que essa reinvidicação fosse atendida, os professores comemoraram, pelo menos, o fato de que a primeira proposta feita pela Secretaria Municipal da Educação e pelo Centro Administrativo Firmino Alves era de um aumento de apenas 8%. Após várias reuniões, esse reajuste chegou ao nível de 15%, aceito hoje pela categoria.
Apesar do sindicato decretar o fim do movimento grevista, amanhã, terça-feira, dia 24 de abril, o SIMPI fará ainda um Ato Público cujo objetivo será o de esclarecer para a sociedade civil quais foram as motivações que levaram a categoria a paralisar as atividades por quase um mês. Segundo o blog “Pimenta na Muqueca”, o ato acontecerá amanhã pela manhã, na Praça Adami (centro de Itabuna).
As aulas retornarão ao normal na quarta-feira, dia 25 de abril. A Secretaria Municipal da Educação, juntamente com o SIMPI, dialogarão a melhor maneira de repor as aulas durante o período em que os professores paralisaram suas atividades, tendo sido este um dos movimentos mais radicais já impetrados pelos docentes do município, desde que o professor Gustavo Lisboa assumiu a Secretaria Municipal da Educação.
site CAIC
Marcadores: Educação, Informação, Professor
Projeto de reajuste é aprovado na Câmara.
Por votação unânime, Projeto de reajuste é aprovado na Câmara.
Aconteceu hoje (23/04), pela manhã, a votação do Projeto de Lei Nº 004/2012 que trata do reajuste salarial dos professores da rede municipal. A votação que deveria ser realizada na quarta-feira foi antecipada para esta segunda em virtude do pedido do SIMPI e da interseção de alguns vereadores, como Wenceslau Jr. e Milton Gramacho.
Na plenária estavam presentes cerca de 100 professores, que acompanharam o processo de votação da matéria por maioria simples dos nove vereadores presentes. Após as convencionais saudações, o Presidente da Câmara, Ruy Machado, passou ao vereador Vane do Renascer, a responsabilidade de conduzir o processo de votação. Dessa forma, com votação unânime, a Câmara legislativa aprovou a proposta de reajuste de 22,22% retroativo ao mês de janeiro para o nível I e de 15% escalonado para os níveis II e III. Ademais, aprovou uma mensagem aditiva de nº 008/2012 cujo texto altera os artigos 4º e 5º, protegendo assim as conquistas já obtidas pela categoria.
Cumpre relembrar que o Sindicato nem a categoria estão satisfeitas com o reajuste supracitado, portanto entrarão com ação judicial pelo pedido de cumprimento da linearidade dos 22,22% tutelado no artigo 26 do Plano de Carreira. Além disso, o SIMPI convoca a categoria para Assembléia Geral Extraordinária, deliberativa, que ocorrerá hoje às 15h no auditório da UNIME, campus II, para que a categoria possa definir os rumos da campanha salarial.
Marcadores: Educação, Informação, Professor
21.4.12
CÂMARA PROMETE VOTAR REAJUSTE NA SEGUNDA
Professores decidiram pela continuidade da greve.
Líderes dos professores municipais em greve desde o dia 9 não temem que o pedido de afastamento de mais seis vereadores de Itabuna feito à Justiça pelo Ministério Público, na quinta-feira, 19, prejudique a tramitação do projeto de lei que reajusta vencimentos em 15%, escalonado em duas parcelas em abril e setembro. O percentual está à revelia do desejo da categoria que defende a linearidade e 22,22% para os níveis I, II e III.
A primeira votação está marcada para as 8h30min da manhã de segunda-feira, extraordinariamente, já que fora do horário habitual de votações do Legislativo, por acordo de lideranças. A vice-presidente do Sindicato do Magistério Público Municipal (Simpi), professora Carminha Oliveira, disse que os professores estão convocados para acompanhar a sessão. Também se reunirão em assembléia de avaliação, às 15 horas, no auditório do campus II da Unime, na Avenida José Soares Pinheiro.
Nesta semana, o Simpi entrou com medida judicial contra o Município na Justiça do Trabalho pelo descumprimento do estipulado na lei que criou o Plano de Carreira. Além disso, pediu aos vereadores que devolvessem o projeto de lei à Prefeitura para revisões nos artigos 4º e 5º.
A primeira, do artigo 4º, para retroagir efeitos financeiros do nível I, a 1º de janeiro, e dos níveis II e III, a 1º de abril. A segunda parcela a 1º de setembro para todos os níveis. A outra, a do 5º , que previa a revogação de normas legais que significam conquistas para a categoria, incluindo o Plano de Carreira. A Secretaria de Educação concordou com o pedido e reformulou a proposta que agora vai à votação.
Autor: Seu Pimenta
site Pimenta na Muqueca
Marcadores: Campanha, Educação, Informação, Professor
20.4.12
19.4.12
Diferença entre inteligência e esforço
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FICA ELOGIANDO A INTELIGÊNCIA DE UMA CRIANÇA

Gabriel é um menino esperto.
Cresceu ouvindo isso.
Andou, leu e escreveu cedo.
Vai bem nos esportes.
É popular na escola e as provas confirmam, numericamente e por escrito, sua capacidade.
“Esse menino é inteligente demais”, repetem orgulhosos os pais, parentes e professores. “Tudo é fácil pra esse malandrinho”.
Porém, ao contrário do que poderíamos esperar, essa consciência da própria inteligência não tem ajudado muito o Gabriel nas lições de casa.
- “Ah, eu não sou bom para soletrar, vou fazer o próximo exercício”.
Rapidamente Gabriel está aprendendo a dividir o mundo em coisas em que ele é bom, e coisas em que ele não é bom.
A estratégia (esperta, obviamente) é a base do comportamento humano: buscar prazer e evitar a dor. No caso, evitar e desmerecer as tarefas em que não é um sucesso e colocar toda a energia naquelas que já domina com facilidade.
Mas, como infelizmente a lição de casa precisa ser feita por inteiro, inclusive a soletração, de repente a auto-estima do pequeno Gabriel faz um… crack.
Acreditar cegamente na sua inteligência à prova de balas, provocou um efeito colateral inesperado: uma desconfiança de suas reais habilidades.

A imagem do “Gabriel que faz tudo com facilidade” , a do “Gabriel inteligente” (misturada com carinho), precisa ser protegida de qualquer maneira.
Gabriel não está sozinho. São muitos os prodígios, vítimas de suas próprias habilidades de infância e dos bem intencionados e sinceros elogios dos adultos.
Nos últimos 10 anos foram publicados diversos estudos sobre os efeitos de elogios em crianças.
Um teste, realizado nos Estados Unidos com mais de 400 crianças da quinta série (Carol S. Dweck / Ph.D. Social and Developmental Psychology / Mindset: The New Psychology of Success), desafiava meninos e meninas a fazer um quebra-cabeças, relativamente fácil.
Quando acabavam, alguns eram elogiados pela sua inteligência (“você foi bem esperto, hein!) e outros, pelo seu esforço (“puxa, você se empenhou pra valer hein!”).
Em uma segunda rodada, mais difícil, os alunos podiam escolher entre um novo desafio semelhante ou diferente.
A maioria dos que foram elogiados como “inteligentes” escolheu o desafio semelhante.
A maioria dos que foram elogiados como “esforçados” escolheu o desafio diferente.
Influenciados por apenas UMA frase.
O diagrama abaixo mostra bem as diferenças de mentalidade e o que pode acontecer na vida adulta.

O Malcom Gladwell tem um ótimo livro sobre a superestimação do talento, chamado “Fora de Série” (“outliers”). Lá aprendi sobre a lei das 10 mil horas, tempo necessário para se ficar bom em alguma coisa e que já ensinei pro meu filho.
Se você tem um filho, um sobrinho, ou um amigo pequeno, não diga que ele é inteligente. Diga que ele é esforçado, aventureiro, descobridor, fuçador, persistente.
Celebre o sucesso, mas não esqueça de comemorar também o fracasso seguido de nova tentativa.
UPDATE : Apenas alguns esclarecimentos a alguns dos comentários…
01. Não, eu não estou dizendo para não elogiar as crianças. E não, também não estou dizendo para você nunca dizer para o seu filho que ele é inteligente. É apenas uma questão de evitar o RÓTULO.
02. Evidentemente não sou o autor dessa tese/teoria, muito menos desse estudo citado no post. Escrevi justamente SOBRE essa linha de pensamento. Quem escreveu essa teoria foi Carol S. Dweck / Ph.D. Social and Developmental Psychology / Mindset: The New Psychology of Success(http://news.stanford.edu/
03. Gostaria de aproveitar o update e agradecer pelos inúmeros comentários e likes, o que prova o quanto esse assunto é fascinante. Obrigado!
Marcadores: DESTAQUE, Educação, ESTILO e COMPORTAMENTO
18.4.12
9.4.12
Como criar mapas no Google Maps
Ninguém melhor do que a própria Google para explicar isso. O vídeo abaixo mostra de forma simples e rápida (5min) como você pode criar os seus mapas personalizados usando o Google Maps.
No canal da Google Brasil no Youtube você encontrará tutoriais de outras ferramentas da empresa.
Marcadores: Atividade Multidisciplinar, Educação, Inclusão Digital, Informação, Informática
26.3.12
Curso de Tecnologia
CURSO NO NTM ITABUNA
CURSO: Tecnologia? - Presente!
(Para professores atuando em regência de classe)
Estão abertas as inscrições para o curso - Tecnologia? - Presente!, semi-presencial, carga horária de 80 horas.
ATENÇÃO: O início do Curso foi adiado para o dia 29/03. Sendo o último prazo para inscrições no dia 28/03.
Preencha o formulário de inscrição no site do NTM.
Não se inscreva sem antes ler as orientações aos candidatos.
Marcadores: Aprendizagem, Formação Professor, Informação
17.3.12
Parabéns Colégio Estadual Amélia Amado
BIO076 - Eco Escola: utilização da água da chuva como ação de conscientização ambiental no Colégio Estadual Amélia Amado, Itabuna (BA)
Autores
Najla Santos Silva Pena, Marcos Breno Almeida Santos, Matheus da Silva Santos
Orientadores
Sheila Matos Viana Soares, Abraão dos Santos Matos
Instituição
Escola Estadual Dona Amélia Amado
Resumo
A quantidade de água existente no planeta é a mesma há milhares de anos, porém, o número de pessoas que o habitam aumenta a cada dia. O Brasil tem cerca de 13,7% da água doce do planeta, sendo que 80% encontra-se na região Amazônica. A poluição ambiental é um dos principais fatores que colaboram com a deterioração dos recursos hídricos no Brasil. Dispor da água é uma estratégia primordial para combater a pobreza e promover o desenvolvimento. Problemas de abastecimento geralmente estão associados a ambientes degradados, fome, doenças e aumento da pobreza. O uso racional da água vai além da necessidade de encontrar diferentes formas de se obtê-la, o mais importante é aumentar a eficiência do seu uso por parte da sociedade. A utilização da água da chuva mostra-se uma fonte eficiente para suprir as necessidades de muitas populações. Este trabalho visa construir um sistema de captação de água da chuva no Colégio Estadual Amélia Amado, de baixo custo para, além de trabalhar conceitos ecológicos e autossustentáveis com os alunos, tentar sanar alguns problemas, como o alagamento sofrido pela mesma em dias de chuvas fortes e verificar se essa implantação é viável e de fácil acesso.
8.3.12
Paralisação Nacional
Professores vão parar três dias por cumprimento do piso
Paralisação está prevista para semana que vem. Nove Estados ainda não pagam a remuneração inicial de R$ 1.451
Na próxima semana, professores de todo o País planejam uma paralisação de três dias para cobrar de governos estaduais e prefeituras o pagamento do piso nacional do magistério. A lei que instituiu uma remuneração mínima para profissionais da rede pública foi aprovada em 2008, mas ainda hoje causa polêmica. Estados e municípios alegam não ter recursos para pagar o piso, especialmente agora que o Ministério da Educação (MEC) anunciou o valor para 2012 – R$ 1.451 - , com um reajuste de 22%.
Levantamento: Nove Estados ainda não pagam o piso dos professores para 2012
A categoria irá cruzar os braços entre os dias 13 e 16 de março (de quarta a sexta-feira). Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, o fato de alguns Estados ainda não cumprirem a lei reforça a necessidade de um “movimento forte” por parte da categoria para reivindicar melhorias na remuneração.
“Eles [gestores públicos] entendem que a lei precisa ser cumprida a partir do enfrentamento, da mobilização. Chega de brincar que estão valorizando o professor”, reclama Leão.
Nos Estados e municípios em que a Lei do Piso já é cumprida, o presidente da CNTE avalia que a mobilização deverá ser menos intensa, com foco nas reivindicações locais, inclusive a construção de planos de carreira. “Nosso intuito não é a paralisação pela paralisação, mas onde houver necessidade”, explicou. As atividades são organizadas pelos sindicatos locais e incluirão manifestações nas sedes dos governos, passeatas e outros atos públicos.
29.2.12
27.2.12
Greves de professores ameaçam parar aulas no País
Após um primeiro mês letivo tumultuado pelo feriado de carnaval, discussões sobre a jornada de trabalho dos professores em São Paulo e fechamento das escolas por causa da greve de policiais na Bahia, as redes públicas de todo o Brasil podem ficar sem aulas nos próximos dias. Professores prometem – e em alguns casos já iniciaram – greves pelo cumprimento da lei do piso nacional da categoria.
Na rede estadual de Rondônia, a paralisação já começou na quinta-feira, logo após o carnaval. No Rio de Janeiro, a categoria fará uma paralisação na próxima terça-feira, 28, com ato em frente à Assembleia. Nos dias 14, 15 e 16 de março, outros 42 sindicatos de docentes, incluindo todos os estaduais, se unirão a estes em greve de três dias.
A paralisação já estava marcada com duas reivindicações. A primeira é pressionar pelo pagamento do piso nacional que até 2011 era de R$ 1.187 e, em 2012, deve ser reajustado para R$ 1.430. A segunda é a campanha para que o Plano Nacional de Educação para a década 2011-2020 preveja 10% do PIB para a área e não 8% como o atual projeto no Senado. Uma terceira demanda da greve surgiu às vésperas do carnaval e revoltou os professores.
Governadores querem reduzir reajuste
Os governadores Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, Antonio Anastasia (PSDB), de Minas Gerais, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Cid Gomes (PSB), do Ceará, e Jaques Wagner (PT), da Bahia, pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT) para votar um recurso que muda a forma como o piso para professor é reajustado. Pela lei, a variação é baseada no aumento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que deve representar 21% este ano. Os governadores querem que seja pela inflação, que ficaria em 6%.
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) isso modificaria o objetivo da lei do piso, que era valorizar o profissional. Para a entidade, repor a inflação, não ajudará a equiparar a remuneração dos docentes a dos demais profissionais com ensino superior – razão da criação da lei.
Ano passado, 16 Estados tiveram geve
Em 2011, além da paralisação unificada pelo piso, que durou apenas um dia, 16 Estados fizeram greve. As aulas foram interrompidas por períodos que variaram de 8 dias, na Bahia, a 113 dias, em Minas Gerais. Por conta disso, oito unidades da federação tiveram as férias escolares adiadas. Outras não chegaram a ter os 200 dias letivos mínimos anuais previstos em lei.
No caso de São Paulo, já está marcada uma votação no dia 16 de março, após a paralisação conjunta, para decidir se o sindicato (Apeoesp) apoia a continuidade da greve. Em 2011, a categoria deu uma “trégua” no ano passado para que o novo secretário estadual de Educação, Herman Voorwald, começasse a trabalhar, porém agora está descontente com o resultado.
O principal problema foi uma mudança na carga horária dos professores, que motivou uma briga judicial ainda não encerrada. Pela lei, todo professor deve ter ao menos um terço de sua carga horária remunerada (33%) reservada para trabalho extraclasse, como a formação e o preparo de aulas. Até o ano passado, São Paulo previa apenas 17%, mas o governo anunciou a revogação de uma lei que fez o tempo obrigatório do professor aumentar apenas derrubando uma lei anterior que igualava aulas de 50 minutos a uma hora. Com os 10 minutos que sobravam em cada aula e apenas uma aula a menos por semana em uma carga horária de 40 horas semanais, o porcentual subiu para 33%.
A manobra revoltou o sindicato que está em campanha nas regionais para reverter a medida. “Se precisar, vamos para a greve”, disse a presidente da entidade, Maria Isabel Noronha.
do site do ultimosegundo.ig
Marcadores: Congresso, Educação, Informação
14.2.12
8.2.12
SEC inicia ano letivo com a valorização do Ser Professor

direto do site da PMI - Texto de Viviane Cabral e Fotos de Vinicius Borges
3.2.12
Amiga
Você fará falta Sumaia!
Fique em Paz!
31.1.12
TURMAS DE REGULARIZAÇÃO DE FLUXO
1.1 ALUNOS NOVATOS COM DISTORÇÃO IDADE E ESCOLARIDADE SUPERIOR A 2 ANOS, O QUE IMPEDE A SUA RECLASSIFICAÇÃO;
1.2 ALUNOS COM HISTÓRICO DE EVASÃO SUPERIOR A 2 ANOS.
1.3 ALUNOS ORIUNDOS DOS CICLOS COM FREQUÊNCIA INFERIOR A 75%, CONFORME LEGITIMA A LDB E QUE ESTÃO NA IDADE LIMITE DOS CICLOS;
1.4. ALUNOS NOVATOS E REPROVADOS.
As equivalencias das TEC’s são:
As TEC's serão implantadas em sete polos formados pela junção dos núcleos escolares, tendo, cada pólo, as turmas abaixo:
PÓLO I – 2 turmas; LOURIVAL OLIVEIRA e IOLANDA PIRES
Polo II - 2 turmas; AÇÃO CIDADANIA (NUC IV)
Polo III - 2 turmas; CAIC e EVERALDO CARDOSO
Polo IV - 1 turma; ESCOLA SÃO FRANCISCO ASSIS
Polo V - 1 turma; G. ESC. LUIS V IANA FILHO
Polo VI - 2 turmas; COLÉGIO CISO
Polo VII – 1 turma. ESCOLA VERDES CAMPOS
27.1.12
PARCERIA MEC PARA O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
A Parceria MEC - Comunicação e Cultura para o Programa Mais Educação imprime jornais a preço subsidiado. A escola envia seu jornal montado por internet e recebe de volta pelos Correios, com nota fiscal (impressão preto e branco).
O baixo custo multiplica os recursos repassados pelo FNDE às escolas que escolheram jornal escolar, e viabiliza a impressão de materiais produzidos dentro da atividade Letramento (na qual não há recursos para esse item).
E MUITO MAIS...
Na seção “Tudo para o jornal” de www.jornalescolar.org.br é possível baixar gratuitamente diversos recursos: textos conceituais sobre o jornal escolar, guia prático, sequências didáticas com planos de aula para trabalhar vários gêneros textuais, guia de programação visual, modelos de jornais, tutorial de diagramação eletrônica, etc.
Vários desses materiais deverão ser impressos pelo MEC. Enquanto isso não ocorre, está sendo enviada às escolas que fazem a solicitação a sobra do estoque da primeira impressão do “kit inicial” (Guia do Jornal Escolar + Guia de Programação Visual + Sequência Didática Artigo de Opinião). Quantidades limitadas. Solicite já através do e-mail falaescola@comcultura.org.br
******
Comunicação e Cultura é uma instituição sem fins lucraticos, de Utilidade Pública Federal. Forma e acompanha educadores e dá diversos tipos de suporte para o jornal escolar desde 1995. Gerencia o Portal do Jornal Escolar - www.jornalescolar.org.br. Para mais informações escrever para falaescola@comcultura.org.br
Marcadores: Educação, Informação, Programa Mais Educação
© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .
Todos os direitos reservados
Hospedagem: http://www.blogspot.com/
Site desenvolvido por Bete Almeida.