25.5.12

O problema da educação ou a decadência do antigo modelo de ensino

De décadas para cá, a educação vem passando por uma espécie de colapso, o que tem levado muitos educadores e estudiosos a reformularem e repensarem suas metodologias.


Conforme o Dr. Mel Levine1, fundador do Instituto All Kinds of Minds (organização que analisa as diferenças de aprendizagem), “mentes diferentes aprendem de maneiras diferentes, cérebros diferentes fazem conexões diferentes, o problema é que a maioria de nossas escolas pratica uma educação do tipo ‘tamanho único’ com consequências nefastas, já que os padrões de aprendizagem de muitos dos educandos não se encaixam nos padrões de ensino das escolas que frequentam”, isso, sem sombra de dúvida, provoca nos alunos, desconfortos, inquietações, uma sensação de estar fora de seu habitat natural, poderíamos dizer, até mesmo, de exclusão.

Então, nos perguntamos: qual a ou as consequências disso? Ora, um educando que não se sente confortável onde está, o mais óbvio que pode acontecer é que não traga bons resultados para si próprio; consequentemente, para a escola também. Esse mesmo educando que, uma vez bem compreendido em suas disfunções, teria condições de contribuir positivamente para a sociedade pode, ao desistir de seu potencial, gerar ainda, problemas sociais diversos.

Priscilla Alves

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.