15.11.21

 

ESCOLAS MUNICIPAIS DE ITABUNA FAZEM AS PROVAS DO SAEB 


O Saeb evidencia as habilidades e revela as fragilidades nos processos de aprendizagem, e por isso se constitui uma importante ferramenta a ser utilizada pelo Ministério da Educação e pelos sistemas de ensino na construção de políticas públicas educacionais, com o propósito de melhorar o desempenho dos estudantes.

 


Esse importante instrumento de análise fornece dados estatísticos e pedagógicos que contribuem para que as unidades escolares e as redes de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. Os vários anos de aplicação do Saeb compõem um rico histórico de dados de cada unidade escolar e do Distrito Federal como um todo, que permite acompanhamento contínuo, identificar limitações, fragilidades, habilidades e potencialidades dos estudantes e das escolas.

 

Nesse sentido, e ainda, considerando os efeitos decorrentes da pandemia da covid-19, a participação e comprometimento de toda a comunidade escolar com o Saeb tornam-se mais do que necessários. É fundamental mobilizar estudantes, professores e diretores para que possamos coletar o maior número possível de dados e informações, fazendo uma análise ainda mais próxima do real, baseada em dados e evidências, capaz de mensurar e expressar os impactos causados pela pandemia.



Os objetivos do Saeb no âmbito da Educação Básica são:

 Produzir indicadores educacionais para o Brasil, suas Regiões e Unidades da Federação e, quando possível, para os Municípios e as Instituições Escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, permitindo, assim, o incremento das séries históricas;

 Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus diversos níveis governamentais; 

 Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação baseadas em evidências, com vistas ao desenvolvimento social e econômico do Brasil;

↳ Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa.



A aplicação do Saeb ocorrerá entre os dias

8 de novembro e 3 de dezembro de 2021



Saeb – Secretaria de Estado de Educação (educacao.df.gov.br)


0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.