26.10.10

Ciência na Praça desperta curiosidade dos estudantes

Olhos atentos a cada recipiente e experimentos expostos pelos alunos de química, física e biologia da Uesc, bem como nos “inventos” mostrados pelos alunos das escolas municipalizadas, e muita disposição para interagir na rodas de contação de histórias e nas oficinas de leitura. Este foi o clima que predominou nos dois dias de realização do Projeto Ciência na Praça, como parte da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.



Mostrando domínio do que aprenderam sobre os protótipos de equipamentos tecnológicos, construídos durante as oficinas do Projeto Lego de Letramento Científico, os estudantes do Ciclo da Pré-Adolescência Rafel Paixão, Lamelk Pereira e Felipe Rodrigues, da Escola Lúcia Oliveira, explicavam aos visitantes como a tecnologia tem sido aplicada pela humanidade, como recursos para na solução de problemas.

“Aqui, estamos tendo a oportunidade de mostrar as pessoas o quanto é possível aprender em sala de aula com a utilização do Lego. Através dele, compreendemos que a ciência e a tecnologia são importantes para melhorar a nossa vida no planeta”, argumentou Lamelk. Outro grupo de estudantes do Lúcia Oliveira convidava os visitantes à reflexão sobre o descarte dos equipamentos tecnológicos em desuso e o seu impacto no meio ambiente: “Lixo Tecnológico: o que fazer?”.

Caminhão com Ciências



Uma atração à parte no Projeto Ciência na Praça foi a presença dos estudantes de física, química e biologia da Uesc, que levaram para os stands instalados na Praça José Bastos toda a “bagagem” do Caminhão com Ciências, exposições do Programa Biodiesel (Probio) e Programa Proler. Encantado com as mostras de insetos e répteis, o pequeno estudante Jean Nascimento Lisboa, da Escola Luiz Viana Filho, gostou de ter ido conferir de perto o projeto.

“Foi bom ter vindo, pois estou aprendendo muito com tudo o que eles estão nos mostrando. Por exemplo, eu não sabia que a verdadeira Cobra-Coral tem o corpo listrado por inteiro. Agora já sei”, frisou o pequeno estudante. Além de Jean, milhares de alunos da rede municipal tiveram a oportunidade de conferir de perto a exposição, pois a Secretaria da Educação (SEC) colocou a disposição ônibus para fazer o translado entre a escola e à praça.

Na avaliação da coordenadora do Projeto Ciência na Praça, professora Pryscilla Trindade, a participação das escolas e o interesse da comunidade pelas atividades superaram as expectativas. “O Letramento Científico ainda é pouco trabalhado nas escolas. Porém, o que nós vimos aqui foi impressionante, tendo em vista o envolvimento e a interação entre estudantes, professores e a comunidade”, elucida a educadora.


Ela destaca ainda a importância da participação da Uesc que permitiu aos alunos da rede municipal e aos demais visitantes uma clara percepção de que, muito mais que decorativos e formulas, os conhecimentos científicos nas áreas biologia, física e química fazem parte do cotidiano de todo ser humano.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Itabuna foi organizada pelo Departamento de Educação Básica da SEC, através das assessorias do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de Educação Ambiental, de Formação Continuada, do Departamento de Projetos Integrados e do Núcleo de Tecnologia Municipal. A iniciativa contou com a parceria da Uesc, Rede de Ensino FTC, Brasilgás e da Editora Moderna. As atividades incluíram ainda conferências, debates, apresentação teatral da Escola Zacarias Dantas, lançamento do livro do escritor Joilson Maia e o Projeto Letramento: Leitura na Praça.

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do site PMI-
Fotos: Waldir Gomes

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Projeto de Leitura

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