26.10.10

Educação de Jovens e Adultos foi debatida durante fórum

Ao invés da sala de aula, o auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) foi o espaço reservado na última sexta-feira (22) pela Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna para promover um amplo debate e socializar experiências sobre “Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos” na rede municipal de ensino.

A iniciativa reuniu no II Fórum de Educação de Jovens e Adultos, aproximadamente 300 participantes, entre educadores, educandos, assessores da SEC e estudantes de licenciatura das faculdades locais.

Iniciando a programação, a assessora técnico-pedagógica do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), Keylla Valéria Abreu Soares, socializou com os participantes as ações implementadas pela SEC visando atingir as metas previstas no Plano Municipal de Educação (PME), quanto às políticas públicas de educação de jovens e adultos no município.

“Este Fórum é um segundo momento de uma ampla discussão coletiva, no qual a SEC propõe uma maior interação entre educandos e educadores, trazendo para socialização as ações implementadas nas unidades escolares do município, voltadas para o processo de alfabetização, letramento e aprendizagem de jovens e adultos”, argumentou Keylla. Ela citou algumas iniciativas, a exemplo dos colóquios realizados, dos grupos de trabalhos e cursos para a terceira idade desenvolvidos em unidades escolares.

Em seguida, a pedagoga e mestra Yasmine Habib falou das “Praticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos”. Citando o educador Paulo Freire, a palestrante destacou a importância da contribuição que cada educando pode dar ao processo educativo, a partir do momento que ele leva para a sala de aula as experiências do seu cotidiano.

O Fórum foi encerrado após a socialização e debate dos resultados discutidos nos Grupos de Trabalho: O Mercado de Trabalhão e a Formação do Cidadão na Educação de Jovens e Adultos; a Educação de Jovens e Adultos e o Enfrentamento do Problema da Violência na Comunidade; A Educação de Jovens e Adultos e a Aprendizagem na Terceira Idade; e A Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos.

_____________________________________________________________________


do site PMI - Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Vinícius Borges –

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.