27.11.10

MUTIRÃO DA CIDADANIA

Promover a cidadania é missão de todo cidadão”


Com o objetivo de despertar e criar na comunidade, uma prática de Construção Coletiva da Cidadania, a Escola Flávio Simões promoveu, no dia 26 de novembro de 2010, das 08 às 17h, em suas dependências, o II Mutirão da Paz.

A cidadania é um direito e um dever. É um caminho seguro que nos conduz à prática da justiça, fraternidade, paz e qualidade de vida. É missão de cada cidadão ajudar a proporcionar melhorias e qualidade de vida para o próximo. Você faz parte desse projeto de solidariedade onde diversos serviços foram disponibilizados.

Foi oferecido: atendimento médico (atendimento especial para os diabéticos) com controle de glicemia e aferição da pressão, banco de sangue, programas sociais, psicólogos, nutricionista, odontólogo com fluoração, palestras, peças educativas, corte de cabelo e manicure, artesanato e muito mais.

A Cidadania significa exercer com dignidade os direitos civis e políticos dentro de um Estado. Porém, este gozo de direitos leva a uma série de deveres ao cidadão e, o primeiro deles é sempre respeitar as diferenças. O respeito ao outro gera o respeito a si mesmo.


O cidadão só terá seus direitos respeitados no momento em que ele exercer o dever de respeitar o direito do próximo, independente de raça, credo ou cor. Portanto, exercer a cidadania é praticar o respeito ao próximo, exigir das autoridades o respeito aos seus direitos e respeitar as regras da sociedade.

Podemos dividir a cidadania em quatro pontos fundamentais para exercê-la: dignidade, igualdade, participação e co-responsabilidade. A prática destes quatro pontos é a prática da cidadania plena. Conhecendo estes elementos, fica mais fácil o convívio em sociedade, e mais simples o respeito ao próximo e às regras comuns, bem como a cobrança de todos por um Estado mais justo e democrático.

A cidadania não existe apenas em cobrar regras mais justas para o convívio social, mas também em exercer estas regras a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e igual.


Praticar a cidadania deve ser um ato comum, de todos os setores da sociedade. Praticar a cidadania é praticar o respeito à vida, seja ela branca, negra, pobre ou rica.

A todos que colaboraram para a realização de mais este evento, agradecemos a participação e doação de seu tempo e trabalho em prol da comunidade do bairro da Califórnia e bairros circunvizinhos.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.