27.8.10

Atenção Alunos e Professores!

Da Editora FTD para você

25.8.10

PROLER – Programa Nacional de Incentivo à Leitura

Programação do Encontro Local PROLER. O professor interessado deverá inscrever-se no site da UESC . http://www.uesc.br/

ENCONTRO LOCAL DO PROLER 2010


08/09//2010

8:00 h Credenciamento

8.30 h Atividade Artístico-cultural

9:00 – INSTALAÇAO DO I FORUM DE POLITICAS PÚBLICAS DO LIVRO E DA LEITURA DO SUL DA BAHIA

Mesa de abertura:

9:30 h Conferência de Abertura :

LEITURA: POLÍTICAS, LETRAMENTOS E PRÁTICAS CIDADÃS

Profa. Dra. Ira Maciel (Coordenadora Nacional do PROLER)

10: 00h

Mesa Redonda: Leitura: Políticas Públicas e Leitor no Brasil

1- Instituto PROLIVRO

Consultora Maria Antonieta Cunha

2- PNLL (

AGUARDA CONFIRMAÇÃO)

3- Conselho Regional de Biblioteconomia

Bibliotecária Lucimar

4- PROLER NACIONAL

Profa. Dra. Ira Maciel

11:00 Debate

Exposição fotográfica em comemoração ao centenário de Itabuna

Coffee break

INTERVALO

14: 00

I FORUM DE POLÍTICAS PUBLICAS DO LIVRO E DA LEITURA

- Grupos de debates com representantes das Secretarias de Educação e Cultura e Diretorias de cultura

Documento de intenções (leitura da produção dos grupos)

Encontro Local do PROLER

OFICINAS

Público: alunos da Educação Básica /Professores da Educação Básica

GRUPOS DA TERCEIRA IDADE

Agentes de leitura/

18:00 h : Atividade Artístico- cultural

09/09/2010


8:00h Atividade artístico-cultural

8:30 – Palestra I: Letramento literário, multimodalidade e formação do leitor

Profa. Dra. Célia Abicalil (CEALE) UFMG

9:30 - Palestra II : Letramentos digitais: imagem e texto fílmico

Prof. Biancho (UnB)

Mediador:

10:30 DEBATE

10:00 - INTERVALO

10:30 - Vitrine da Leitura

Apresentação de projetos de leitura desenvolvidos nas Diretorias regionais e Secretarias municipais

Exposição fotográfica em comemoração ao centenário de Itabuna


12:00 INTERVALO

MINICURSOS

Minicurso 01

Profa. Ms. Siomara Castro Nery

Minicurso 02 - Machado e a cultura de massas

Prof. Dr. André Luis Mitidieri Pereira

Minicurso 03 – Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas

Profa. Dra. Maria D’Ajuda Alomba

Minicurso 04 – A intertextualidade em textos lobatianos

Mestranda: Neila Brasil

Minicurso 05 - A carta de Caminha: leituras e imaginário

Profa. Ms. Isabel Pacheco

Minicurso 06 – Leitura e Escrita de Cordel - exercício para um letramento em poesia...

Prof. Ms. Lourival Piligra

Minicurso 07 - Círculo de leituras : interação nas práticas leitoras

Prof. Ms. Juliana Menezes

Minicurso 08 - Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural

Bibliotecárias Suely Santana e Maria José Serrão Nunes

Minicurso 09 – ( Título a confirmar)

Profa. Mestranda Mara Rute Lima


18:00h PAPO DE ESCRITOR:

Mediação: Samuel Mattos

10/09/2010


8:30h Atividade Cultural OS SALTIMBANCOS

NAU- CASA DA CRIANÇA

9:00 h Conferência II:

ESCRITOR/LEITOR: PRODUÇÃO/RECEPÇÃO

Prof. Dr. Jorge Araujo (escritor e pesquisador)

10:15 Debate


10:45 – INTERVALO


11:00 h Lançamento de livros

Exposição fotográfica em comemoração ao centenário de Itabuna

Exposição artística Jorge Amado em telas de Guilherme Albagli

Exposição de banners: Ilustradores da obra amadiana

11:00 DE MÃOS DADAS COM O LEITOR

EDITORAS E EMPRESAS expõem compromisso e projetos de incentivo à leitura

11:00h Contação de histórias no bosque encantado da UESC (PROLER)

14:00 às 17:20 h

MINICURSOS

Minicurso 01 - (Título a confirmar)

Profa. Ms. Siomara Castro Nery

Minicurso 02 - Machado e a cultura de massas

Prof. Dr. André Luis Mitidieri Pereira

Minicurso 03 – Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas

Profa. Dra. Maria D’Ajuda Alomba

Minicurso 04 – A intertextualidade em textos lobatianos

Mestranda: Neila Brasil

Minicurso 05 - A carta de Caminha: leituras e imaginário

Profa. Ms. Isabel Pacheco

Minicurso 06 – Cordel: produção e recepção

Prof. Ms. Lourival Piligra

Minicurso 07 - Círculo de leituras : interação nas práticas leitoras

Prof. Ms. Juliana Menezes

Minicurso 08 - Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural

Bibliotecárias Suely Santana e Maria José Serrão Nunes

Minicurso 09 – ( Título a confirmar)

Profa. Mestranda Mara Rute Lima

ENCERRAMENTO:

- Avaliação do Encontro

_ Manifesto público em prol da leitura

COFFEE BREAK


RELAÇÃO DOS MINICURSOS




Minicurso 01 - Charges: inferências na construção de sentidos

Profa. Ms. Siomara Castro Nery

Minicurso 02 - Machado e a cultura de massas

Prof.Dr. André Luis Mitidieri Pereira

Minicurso 03 - Leitura em sala de aula: linhas e entrelinhas

Profa. Dra. Maria D’Ajuda Alomba

Minicurso 04 - A intertextualidade em textos lobatianos

Mestranda: Neila Brasil

Minicurso 05 - A carta de Caminha: leituras e imaginário

Profa. Ms. Isabel Pacheco

Minicurso 06 - Leitura e Escrita de Cordel: exercício para um letramento em poesia...

Prof. Ms. Lourival Piligra

Minicurso 07 - Círculo de leituras: interação nas práticas leitoras

Prof. Ms. Juliana Menezes

Minicurso 08 - Bibliotecas e formação de leitores: uma ação cultural

Bibliotecárias Suely Santana e Maria José Serrão Nunes

Minicurso 09 (Título a confirmar)

Profa. Mestranda Mara Rute Lima

Minicurso 10

À CONFIRMAR


.

MEC oferece a professores curso de prevenção às drogas

Professores, coordenadores e gestores de escolas públicas podem participar de um curso a distância sobre prevenção ao uso de drogas. A formação é destinada a educadores que trabalham com estudantes do ensino médio e da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Serão abertas 25 mil vagas. O curso é gratuito e oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).


Os interessados devem fazer a pré-inscrição até 6 de julho pela internet, no site http://www.prevencao.mec.senad.gov.br./

Cada escola deve formar um grupo de cinco profissionais que serão responsáveis pelo núcleo de prevenção ao uso de drogas e, ao final do curso, deverão apresentar um projeto para ser aplicado na unidade. As pré-inscrições devem ser feitas individualmente. Para participar, a escola precisa ter turmas das séries que são o foco do programa, além de acesso à internet.

O curso começará em agosto e terá duração de quatro meses, com carga horária de 120 horas. O participante receberá materiais didáticos, incluindo livros e DVDs a serem enviados para a escola em que ele trabalha. Uma equipe de tutores da UnB estará à disposição para tirar dúvidas e ajudar no diagnóstico da situação da escola e na elaboração do projeto final. Ao final do curso e após a elaboração do projeto, os educadores vão receber um certificado de extensão universitária expedido pela instituição.

Se a demanda for maior do que o número de vagas disponíveis, o MEC e a Senad selecionarão os participantes do curso com base em quatro critérios: ordem de inscrição, proporcionalidade por estados e regiões, equilíbrio de vagas para o ensino fundamental e médio e atuação da escola no desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3340 8561 e 3349 6007 ou pelo e mail prevencao@cead.unb.br.

O que Ler para ter uma Ótima Formação?

Dica de leitura.


Para obter mais informações acesse: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/

Pedagogia Gratuita para Professores


A formação pedagógica é importante para os professores, é a partir desses conhecimentos que os docentes encontram condições de ministrar as aulas e ensinar os alunos. A pessoa graduada em pedagogia está apta para dar aulas na pré-escola e primeiros anos do Ensino Fundamental.


Depois que o Governo Federal passou a apoiar um programa de qualificação de professores, os cursos de graduação em licenciatura se tornaram mais acessíveis, principalmente na modalidade à distância. O curso de pedagogia gratuito é um bom exemplo, ele já está sendo promovido por instituições públicas e adota a plataforma EAD para a realização das aulas.

Ao longo da graduação em pedagogia EAD, os estudantes aprendem como funciona a alfabetização, técnicas para a transmissão de conhecimentos e outras diretrizes pedagógicas. Um professor que já tenha no currículo um curso de licenciatura pode optar pela pedagogia como uma forma de especialização, adquirindo condições para ocupar outros cargos dentro do contexto escolar.

O curso superior de pedagogia USP assumiu um novo formato e em 2009 formou as primeiras turmas para participar do processo de graduação à distância. Graças ao avançado IAE (Instituto de Aprendizado Eletrônico) os estudantes podem contar com modernos recursos didáticos para a formação. Foram 6 mil vagas voltadas para esse curso o ano passado. Alem da Universidade de São Paulo, também temos a UNESP como adepta a essa idéia.

Através da Univesp as pessoas também podem se graduar em Pedagogia, a instituição conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo para a promoção dos cursos a distância. Com novas tecnologias, a universidade virtual mantém parceria com três grandes nomes na área de educação superior: UNICAMP, UNESP e USP. Os alunos aprovados no processo seletivo iniciam o curso de pedagogia a distância no dia 1 de março. Conheça o Portal Univesp.

Outros cursos de licenciatura grátis estão sendo oferecidos pelas faculdades públicas, como Matemática, Letras, Ciências Biológicas, Física, História e Química. Os professores inscritos na Plataforma Freire contam com maiores oportunidade para a primeira graduação ou curso de extensão.

Curso Educarede

Acompanhe as inscrições para cursos no Portal Educarede.


Acesse o site abaixo.

http://intercampus.educared.net/course/view.php?id=1244

Eleições e Voto Consciente

urna eletrônica
Introdução


É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a idéia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?

É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo idéias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e idéias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato.

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.


do site http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/eleicoes_voto.htm

Trabalhando as Eleições em Sala de Aula

Por julgar essa uma ótima oportunidade para trabalharmos Cidadania, ai vai algumas dicas:



Sugestão de Passo a Passo:



1- Conversa informal/ Roda de conversa para saber o que os alunos já sabem, estimular a discussão sobre o assunto;


2- Apresentação de vídeos sobre os cargos e funções das Eleições 2010. Uma maravilhosa Educadora, a Profª Sylvia organizou o material perfeitamente em seu Blog Docência em Língua Portuguesa. Disponível em: http://docencialp.blogspot.com/2010/08/videos-consciencia-do-voto.html

3- Temos ainda uma postagem no Blog A Escolha para Presidente da Profª Sheila, com um Webquest para Atividade no Blog. Disponível em: http://aescolhaparapresidente.blogspot.com/

4- Para concluir o trabalho indico trabalhar com um simulador de urna eletrônica para sala de aula. Com ele você e sua turma poderão fazer:
"cadastramento de partidos;


cadastramento de cargos para o legislativo e executivo;

cadastramento de candidatos, seus números e partidos;

cadastramento de slogans de campanha;

cadastramento de fotos dos candidatos;

produção automática de cartazes de campanha para impressão;

produção automática de fichas de pesquisa de intenção de votos;

tabulação e geração automática de gráficos de desempenho;

eleição via urna eletrônica simulando a urna oficial do TRE;

apuração automática com contagem simples ou proporcional de votos."

Disponível para download no Site Jogo Aula em:   http://www.jogoaula.blog.br/modules/news/article.php?storyid=57

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.