27.8.11

Fórum de discussão do CAD

Dando continuidade às discussões de Revisão PPP/CAD (Ciclo da Adolescência) uma das etapas do Ciclo de Formação Humana, método de organização adotado na rede municipal de Itabuna, estão acontecendo durante toda esta semana reuniões com os representantes da SEC nas escolas do município.

O grupo está trazendo para apreciação e discussão, os itens abordados e discutidos nos GTs pela comissão de  reformulação do CAD, que aconteceram desde o mês de agosto de 2010. O grupo é formado por profissionais de vários setores da escola, a saber: professores, coordenadores e diretores, bem como por representantes da Secretaria de Educação.

A proposta busca rever e solucionar impasses, pendências e também corroborar o que tem se mostrado viável e correto dentro da organização do ensino em ciclos. A educação dentro das escolas precisa de uma reforma, precisa mudar e, atualmente, são levantadas questões que angustiam o professor. E é buscando respostas que o professor discute a proposta do ciclo de formação na cidade de Itabuna.
Educação por ciclos de formação é uma organização do tempo escolar de forma a se adequar melhor às características biológicas e culturais do desenvolvimento de todos os alunos., não significa portanto, dar mais tempo para os mais fracos, mas antes disso, é dar o tempo adequado para todos.
Portanto, a idéia de ciclos confere ao processo de aprender o que é: um trabalho com conteúdos do assim chamado conhecimento formal, simultaneamente ao desenvolvimento de sistemas expressivos e simbólicos a formação.


A concretização dos ciclos de formação exige uma outra compreensão do que seja o processo de ensino-aprendizagem e de como ele se articula com a formação humana. No sistema seriado, a organização do trabalho educativo se dá em torno dos conteúdos disciplinares, dentro de uma lógica linear, seqüencial. É a partir deles que são definidos os graus, as séries, a organização da grade curricular, a avaliação, os critérios para a aprovação e reprovação dos alunos. A organização escolar em ciclos de formação orienta-se pela lógica da formação dos alunos, tendo em vista as várias dimensões que compõem esse processo: dimensões de natureza afetiva, emocional, cultural, simbólica, intelectual, ética, estética entre outras. Ela altera radicalmente a relação que a escola mantém com os conhecimentos construídos historicamente, sem, no entanto, reduzir a sua relevância. Essa perspectiva apóia-se nos avanços teóricos sobre a formação humana e os processos de construção do conhecimento, e questiona de forma radical a concepção transmissivo-linear da escola seriada, da qual resulta uma relação passiva e acrítica do aluno frente ao conhecimento que, por sua vez, acaba perdendo sua vinculação com a realidade social, com o contexto em que se produziu, com sua historicidade. Essa concepção, por exemplo, justifica a organização seriada, com a noção de aprovação-reprovação e de pré-requisitos.


Princípios da proposta de Langevin-Wallon

Segundo Wallon, a educação por ciclo se justifica, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, da política, nacional ou internacional, das ideologias, nacionalidades ou culturas, como na verdade a educação atual ocorre.


Wallon surge então com uma proposta que é a divisão em ciclos, mas ele deixa claro que tal proposta não tem uma argumentação em favor de aumento da aprendizagem, mas sim de uma re-significação do processo de aprender.

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