Dando continuidade às discussões de Revisão PPP/CAD (Ciclo da Adolescência) uma das etapas do Ciclo de Formação Humana, método de organização adotado na rede municipal de Itabuna, estão acontecendo durante toda esta semana reuniões com os representantes da SEC nas escolas do município.
O grupo está trazendo para apreciação e discussão, os itens abordados e discutidos nos GTs pela comissão de reformulação do CAD, que aconteceram desde o mês de agosto de 2010. O grupo é formado por profissionais de vários setores da escola, a saber: professores, coordenadores e diretores, bem como por representantes da Secretaria de Educação.
A proposta busca rever e solucionar impasses, pendências e também corroborar o que tem se mostrado viável e correto dentro da organização do ensino em ciclos. A educação dentro das escolas precisa de uma reforma, precisa mudar e, atualmente, são levantadas questões que angustiam o professor. E é buscando respostas que o professor discute a proposta do ciclo de formação na cidade de Itabuna.
Educação por ciclos de formação é uma organização do tempo escolar de forma a se adequar melhor às características biológicas e culturais do desenvolvimento de todos os alunos., não significa portanto, dar mais tempo para os mais fracos, mas antes disso, é dar o tempo adequado para todos.
Portanto, a idéia de ciclos confere ao processo de aprender o que é: um trabalho com conteúdos do assim chamado conhecimento formal, simultaneamente ao desenvolvimento de sistemas expressivos e simbólicos a formação.
Princípios da proposta de Langevin-Wallon
Segundo Wallon, a educação por ciclo se justifica, pelo fato de que a educação deve ser adaptada ao homem e não aos interesses particulares ou transitórios da economia, da política, nacional ou internacional, das ideologias, nacionalidades ou culturas, como na verdade a educação atual ocorre.
Wallon surge então com uma proposta que é a divisão em ciclos, mas ele deixa claro que tal proposta não tem uma argumentação em favor de aumento da aprendizagem, mas sim de uma re-significação do processo de aprender.
0 comentários:
Postar um comentário