9.12.11

Pátria Amada

Premiação e cantatas encerram 11ª edição do Pátria Amada


Coral e Grupo de Dança da escola Flávio Simões

Com a solenidade de premiação dos vencedores, realizada na última terça-feira (6), e as Cantatas de Natal, ocorridas nesta quinta e sexta-feira (8 e 9), a Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna encerrou a 11ª Edição do Concurso do Programa Pátria Amada, desenvolvido entre os alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. Desta vez, a temática abordada no concurso foi as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Educação.Com Ciências e Tecnologia.

Premiação e cantatas encerram 11ª edição do Pátria AmadaAo lado da emoção dos vencedores premiados, crianças e adolescentes de creches e escolas municipais protagonizaram mais um belíssimo espetáculo na manhã de quinta-feira entoando e coreografando canções natalinas para um público formado por educadores, funcionários públicos municipais, pais de alunos e outras pessoas da comunidade, no estacionamento do Centro Administrativo Firmino Alves.

“Estou muito emocionada. Realmente às crianças têm o dom de nos emocionar e com essas canções de Natal, hoje, elas nos transmitiram uma bela mensagem de paz”, opinou a dona de casa Ana Cristina Ferreira que veio ao Centro Administrativo resolver um problema e acabou parando para acompanhar as cantatas. O evento reúne estudantes aproximadamente 400 alunos de 20 escolas e creches municipais. As apresentações serão encerradas nesta sexta-feira, 9.

O secretário da Educação, Gustavo Lisboa enfoca que a proposta do Pátria Amada é promover, a partir da abordagem de temas ligados ao desenvolvimento humano na escola, a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e fraterna. “Essa contribuição do Natal vem no sentido de fortalecer a família, é um momento especial de reflexão sobre as relações pessoais, aos atos cometidos, sobre a conduta social e o que as famílias precisam atentar para que todos vivam em harmonia”, elucida o secretário.

A diretora do departamento de Projetos Integrados da SEC, Fernando Amorim, destaca que as Cantatas do Natal, que acontecem em sua 3ª edição, é a culminância do Projeto Pátria Amada. “Neste sentido, há um envolvimento entre as escolas da rede municipal para que elas preparem, em conjunto com os alunos, apresentações em agradecimento a Deus, falando do amor e da união, pois é das crianças é que nasce o louvor verdadeiro”, expõe Fernanda.

Premiação

Durante a solenidade de premiação dos vencedores, o secretário da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa enfatizou a importância do tema proposto no Pátria Amada diante na nova realidade vivenciada pelas escolas municipais. “Com a política de informatização da Rede Municipal de Ensino, podemos afirmar que a temática serviu para fortalecer a proposta de democratização do uso das TICs implementada pela Secretaria da Educação”, argumentou o secretário.

Lisboa fez um breve relato dos investimentos feitos na aquisição e implementação de novos laboratórios de informática e de outras ferramentas tecnológicas, visando à melhoria da prática docente. Ele citou o exemplo dos retroprojetores multimídias, equipados com softwares livres, que estão em fase de experimentação nas escolas.

“Se comprovada à eficácia e efetiva melhoria da prática docente e do processo de aprendizagem, iremos prover todas as salas da rede municipal com equipamentos semelhantes”, assegurou o secretário da Educação. Ele lembrou que a democratização do acesso e do uso das novas tecnologias é algo que precisa ser encarado como imprescindível na rede pública de ensino.

Na categoria Minha Aula é Um Show, foi premiada como vencedora a professora Laura Maria Nascimento, da Creche Pequeno Lar, que também venceu na categoria Educação com Inovação, com o projeto da professora Gerusa Maria Sousa. A Pré-Escola Henrique Dias também foi vencedora nesta categoria, com o projeto da professora Rita de Cássia Ferreira.

A categoria Desenho Virtual foi vencida pela Escola Municipal Lúcia Oliveira, com o trabalho do aluno Antony Teixeira Valete. Já a de Projeto de Intervenção foi vencida pela Escola do Campo Heribaldo Dantas. O Pátria Amada, em parceria com a Associação Cultural Amigos do Teatro (Acati), premiou ainda os alunos vencedores da categoria Curtas Digitais com os trabalhos: “Irmão Jorge, 100 anos Amado”, das duplas Vitória Motta e Sátila Santos; e o vídeo “Jorge Amado”, ficando o 2º Lugar para Geovanna Pires e Renata de Jesus, também do CAIC; a categoria O homem e o meio ambiente, venceu a jovem Renata de Jesus com o vídeo “O que será de nós?”.



DCS/PMI – Texto: Erivaldo Bomfim -  Fotos: Pedro August

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.