19.9.10

O papel da educação nas eleições

É tempo de eleição! E às promessas de mudanças, o pedido do seu voto! Mais uma vez faz-se necessário refletir sobre o papel da educação reflexiva.

Que tipo de homem e de sociedade queremos formar? O que representa o espaço da sala de aula enquanto espaço de aprendizagem? Qual o compromisso que a escola tem com a formação humana, a saúde, a educação do país? É possível fazer política com honestidade? Cabe então uma reflexão sobre este momento de encontro entre aprendizes e professores.

Diante dessa perspectiva, é lamentável que a escola ainda reproduza modelos dentro do espaço de socialização do conhecimento (a sala de aula) e atue como transmissora de conhecimento. É inconcebível que a educação não forneça os instrumentos de luta para que as pessoas transformem sua real condição de existência. Eis a questão!

Povo “instruído” questiona os papéis e as atitudes propostas pelos políticos. Se desenvolvermos uma educação que contribui para a transformação dos homens, possibilitando a reflexão, mudanças podem ocorrer. Chega de alienação como pretendem certas concepções pedagógicas e as políticas públicas da contemporaneidade!

O problema do eleitor brasileiro é a falta de conhecimento político! Faz-se necessário refletir sobre os desvios de verba pública, sobre os interesses pessoais em detrimento de uma população inteira, sobre o perfil de cada candidato e sua história pessoal, sobre a corrupção!

As sociedades democráticas necessitam cada vez mais da participação de pessoas com alto nível de criticidade. Assim, o cidadão é capaz de analisar as consequências de suas ações, pessoais ou coletivas e oferecer critérios racionais para tomada de decisões. Educar para a ação!

A ausência de uma educação como processo formador de hábitos e atitudes no indivíduo desenvolve pessoas egoístas, sem capacidade de refletir. A definição de valores, assim como o desenvolvimento dos aspectos emocionais e sociais é que darão aos indivíduos uma formação mais ética. Se trabalharmos dessa forma as pessoas serão mais críticas e conscientes.

Voto consciente pressupõe educação reflexiva! Pense nisso!

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.