25.9.10

Parábolas na sala de aulas...

O PNEU FURADO


Na véspera de uma prova, 4 alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar. Faltaram a prova e então resolveram dar um "jeitinho". Voltaram ao colégio na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então dirigiram-se ao professor:

- Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova.

O professor, sempre compreensivo:

- Claro, vocês podem fazer a prova hoje a tarde, após o almoço.

E assim foi feito. Os rapazes correram para casa e se racharam de tanto estudar, na medida do possível. Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em uma sala diferente e entregou a prova:

Primeira pergunta, valendo 1 ponto: algo sobre as leis de Newton. Os quatro ficaram contentes pois haviam visto algo sobre o assunto. Pensaram que a prova seria muito fácil e que haviam conseguido se "dar bem".

Segunda pergunta, valendo 9 pontos: "Qual pneu furou?"

Comentários:

Esta é uma lenda da educação já tendo sido atribuída a muitos mestres. Em que nível você considera aceitável a mentira? Até que ponto você acha que devemos ser éticos? Como seria a sua vida, se todos lhe tratassem exatamente como você trata cada um?

Ser honesto, ser ético, ser gente é uma questão de princípios... e os nossos princípios não podem – pelo menos não devem - ser negociáveis. Não espere pelo futuro para ser alguém melhor, seja hoje mesmo, o melhor que puder.

Se ocorrerem em sua vida coisas boas, maravilha! Se as desgraças baterem a sua porta, pelo menos saiba: eu não mereço! Consolo? Não, convicção.

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.