5.6.10

Carlos Correia Oliveira vence concurso do Hino de Itabuna

“Lá na mata, o ouro fruto, o seu brilho atraiu homens bravos, corajosos, a natureza... O desafio! Com o machado, o homem na mata ressoa o grito voraz da vitória! Tabocas!Tabocas!Tabocas... Itabuna tu és agora!”. Esta é a primeira estrofe do Hino Oficial da Cidade de Itabuna, composto por Carlos Antonio Correia de Oliveira e que foi escolhido através de votação pública, cujo resultado foi divulgado na manhã desta sexta-feira (4).


Numa rápida e emocionante solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal, o resultado do concurso foi divulgado pelo secretário municipal da Educação, Gustavo Joaquim Lisboa. O ato contou com a presença de integrantes da comissão organizadora e da comissão julgadora, responsável pela seleção dos três hinos finalistas, além do vencedor e de representantes dos outros autores das canções.



O Hino vencedor foi eleito com percentual de 39,01% dos 2.443 votos válidos. O segundo colocado ficou com 34,22% do total de votos e o terceiro classificado obteve 26,77%. A diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi apenas de 17 votos, cuja composição é de José Vicente Pires. O outro concorrente foi Genésio Ferreira de Sá Júnior. Toda a votação foi através de urna eletrônica, instaladas no Centro Administrativo, no Jequitibá Plaza Shopping/FTC e na Praça Adami.

Ao agradecer o trabalho da comissão julgadora, o secretário Lisboa ressaltou a competência, o comprometimento e a postura democrática dos integrantes. “Temos a certeza de que Itabuna agora tem um Hino que, de fato, representa a grandeza de seu povo”, frisou. Ele adiantou que o Hino Oficial de Itabuna será gravado pela Orquestra Sinfônica da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e apresentado oficialmente durante as comemorações dos 100 anos da cidade, no dia 28 de julho próximo.



“Não fui eu quem venceu, mas sim, o povo de Itabuna que terá sua história perpetuada num Hino que, para as futuras gerações será um marco e orgulho”, disse Carlos Correia. Ele revelou que a inspiração para compor o Hino surgiu a partir de uma carta escrita por Natália Fontes, uma criança que expressava seu amor pela cidade. Também falou na solenidade a professora Lourdes Bertol Rocha, da Uesc, e Aldamiro Leôncio da Silva (Sabará), em nome da comissão julgadora.


Texto: Erivaldo Bomfim - Foto: Waldir Gomes
Direto do site da PMI

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.