3.6.10

Rede Municipal de Ensino debate políticas da Educação Ambiental

A Rede Municipal de Ensino de Itabuna deu mais um importante passo visando a Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Grapiúna, com a realização, na última terça-feira (dia 1º), do Seminário de Educação Ambiental. O evento aconteceu no auditório da FTC, integrando a IV Semana do Meio Ambiente realizada pela Faculdade.

Promovido pelo Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação (SEC), através da Assessoria Técnico-pedagógica da Educação Ambiental, o Seminário reuniu educadores, ambientalistas e especialistas para, a partir do tema “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”, discutirem e iniciarem a formatação dos eixos estruturantes da Educação Ambiental.

Na abertura do Seminário, o secretário municipal da Educação de Itabuna, professor Gustavo Joaquim Lisboa, destacou que para transformar a realidade atual de desrespeito e agressão à natureza, é necessário a mudança de postura e de comportamento, a partir da prática do aluno, do professor e da comunidade.

“Para construirmos uma sociedade que assegure às futuras gerações a sustentabilidade ambiental, além de discutirmos e definirmos metas, é preciso investirmos em formação, darmos subsídios e os recursos para que o professor faça acontecer a Educação Ambiental no contexto escolar e na comunidade”, pontuou Lisboa.

Vanguarda

O secretário da Educação parabenizou os educadores itabunenses que mais uma vez colocam a Educação Grapiúna em posição de vanguarda, com a Construção das Diretrizes da Educação Ambiental. Gustavo lembrou que desde a Conferência Mundial de Estocolmo, na Suécia, em 1972, um dos grandes impasses na busca da sustentabilidade ambiental é a resistência dos líderes das nações desenvolvidas em não assinar protocolos para a modificação dos modos de produção e de consumo, visando à melhoria da qualidade ambiental do planeta.

A solenidade contou ainda com a participação do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Marcelino Oliveira, do vereador Claudivane Leite, do diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, e da assessora técnico-pedagógica da Educação Ambiental, Viviane Kelly Farias. Após os pronunciamentos, o professor Emerson Antonio Rocha de Lucena (Uesc) proferiu a conferência “Política Pública Fundamental para a Construção das Diretrizes Curriculares da Escola Grapiúna”.

Ao final, os educadores foram inscritos em cinco Grupos de Trabalho (GT’s), onde serão discutidos os temas: Panorama Normativo da Educação e Educação Ambiental do Global ao Local; Saberes Curriculares da Educação Ambiental no Ciclo da Formação Humana; Educação Ambiental e Saúde Ambiental; Educação Ambiental e Sustentabilidade; e Educação Ambiental e Diversidade. A construção das diretrizes acontecerá a partir das reuniões ordinárias dos GT’s, que ocorrerão sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, a partir de julho até o mês de dezembro, na Casa do Educador.

Direto do site da PMI

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.