14.7.10

Congresso de Educação do Sul da Bahia aconteceu em Ilhéus

Nos dias 9 e 10 (sexta-feira e sábado) deste mês Ilhéus sediou o Congresso de Educação do Sul da Bahia. O evento teve como público-alvo pais, professores e estudantes e foi considerado um dos mais importantes do interior da Bahia. Na programação, diversas atividades sobre prática educativa, além da reflexão, especialmente nas questões inerentes à parceria entre os pais e a escola. Entre os palestrantes, o destaque ficou por conta da participação do escritor Dr. Augusto Cury, um dos autores mais lidos na atualidade.

O congresso aconteceu no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães e foi realizado pela empresa Ana Nery Empreendimentos Culturais. O evento contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo e da secretaria da Educação de Ilhéus. O primeiro dia foi dedicado a realização de mini-cursos, enquanto que as palestras se concentraram no sábado. Pela parte da manhã de sexta-feira aconteceu o credenciamento dos participantes no local do evento e as primeiras atividades do evento.

O primeiro mini-curso começou a ser ministrado entre às 8h30min e 10h20min, e assim como os demais, aconteceu no auditório Nacib. O foco foi “Música na alfabetização: alegria de canto a canto na sala de aula”, com os pedagogos Patrícia Lira e Mário César. “Dinâmicas e jogos em sala de aula: um desafio à criatividade” foi o tema do mini-curso ministrado pela pedagoga e especialista em Gestão Educacional e Recursos Humanos, Edigleide Rabelo.

O terceiro mini-curso do dia tratou de “Distúrbios da atenção e memorização na infância e adolescência: (TDAH) como lidar com essas questões?”, com a psicopedagoga Sônia Monção e foi  realizado das 12h30h às 14h20min.
Na sequência, o mini-curso Educação Infantil: o prazer de ensinar e aprender com Carla Alencar;
Autoestima e relações humanas no trabalho: sentindo prazer em viver e trabalhar, ministrado pela psicóloga Elzenita Falcão e encerrando o primeiro dia, o mini-curso Avaliação e planejamento escolar: uma articulação necessária  com a psicopedagoga Maéve Melo.
Os trabalhos do sábado, 10/07, iniciaram às 7:30 horas com a conferência Cartas ao professor: um espetáculo para motivar e emocionar com Silvionê Chaves, Professor de Artes, Filósofo e Ator.
A segunda conferência foi Limites, afetividade e adolescência: como conciliar? ministrada por Edileide Castro,  graduada em Pedagogia, formada em Psicanálise Clínica; Especialista em Docência Superior. Atua em Atendimento Clínico; Escritora; Consultora.
Seguiram Educação, valores e família na sociedade pós-moderna com Hamilton Werneck, Pedagogo, pós-graduado em educação e Criatividade e originalidade: valorizando a família que motiva e a escola que inova

com fala de Max Haetinger, Mestre em Educação a Distância.

No turno vespertino aconteceu a última parte do congresso, com apresentação das palestras, iniciando às 14:00 horas com Edileide Castro explanando sobre Como incentivar a parceria família e escola?
Continuando, tivemos Controlar a indisciplina com inteligência: um desafio a pais e professores, com Hamilton Werneck.
Às 18:00 horas teve início Pais brilhantes, professores fascinantes com Augusto Cury, Médico e Escritor. Encerrando os trabalhos desenvolvidos no Congresso, Max Haetinger retornou com A Escola que encanta e transforma vidas.
Um final de semana de encantamento e aprendizagem. Valeu cada momento e cada palavra.


 

0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.