17.6.11

CIDEB...continuação

Seguindo a programação do 1º Congresso Internacional de Educação, realizado na cidade de Porto Seguro, na Bahia, nos dias 8 a 11 de junho, postamos agora as atividades realizadas no 3º dia do Congresso - 10/06



Dois blocos de oficinas, além de conferências e palestras levaram conhecimento aos participantes do CIDEB no terceiro dia de congresso.


A conferência “Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável”, de Luiz Augusto Caldas, abriu as atividades do dia, seguida de uma apresentação de dança e da palestra “Como incentivar a parceria entre família e escola”, de Edileide Castro. Depois, seis oficinas encerraram a programação da manhã.


Eixo Temático I - Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável
Conferencista: Luiz Augusto Caldas Pereira (MEC/SETEC)

A partir das relações entre educação, trabalho e desenvolvimento sustentável, pretende-se fomentar debates acerca das políticas formuladas pelos órgãos internacionais reguladores, pelos Estados e pelas instituições representantes de diferentes segmentos sociais e discutir também se essas políticas possibilitam a qualidade social da cidadania.


É preciso compreender a complexa relação entre educação, trabalho e desenvolvimento sustentável e seus aspectos políticos, sociais, econômicos, culturais e ambientais para estimular e definir caminhos menos competitivos e mais solidários.

A busca de um desenvolvimento sustentável requer o entendimento de que a dinâmica da realidade decorre do nexo entre as ações individuais e as coletivas que formam o tecido social de nosso tempo.

Eixo Temático II- Como incentivar a parceria família e escola?
Palestrante: Edileide Castro

 
No mesmo dia ouvimos Fernando Dolabela explanando sobre a Pedagogia Empreendedora: Ensino de Empreendedorismo na Educação Básica.
 
Mais seis oficinas prenderam a atenção dos educadores. A primeira abordou o tema: “Diretrizes para a melhoria do processo educativo”, ministrada pela especialista Janeth Scofield.

Já a última, ministrada pelo doutor João Rocha Filho, tratou do “Currículo escolar e as relações de heterosexismo e homofobia na educação básica: “Heterosexismo é a valorização do homem heterossexual na escola e na sociedade. Trabalhamos com educação, precisamos educar também para a aceitação das diferenças”, disse Rocha Filho.

Uma apresentação de capoeira e maculelê iniciou as atividades da noite, que teve como ponto alto a conferência: “A arte de conviver e do aprender, o caminho do conhecimento”, apresentada por Eduardo Shinyashiki.

Eixo III - A arte de conviver e do aprender, o caminho do conhecimento 
Conferencista: Eduardo Shinyashiki.








0 comentários:

Projeto de Leitura

Powered by emaze
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

© 2009 - 2013 - Blog do FLÁVIO SIMÕES .



Todos os direitos reservados



Hospedagem: http://www.blogspot.com/



Site desenvolvido por Bete Almeida.